24/06/2024 às 08h47min - Atualizada em 24/06/2024 às 18h07min

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero começa nesta terça-feira em Brasília

Evento reúne especialistas globais e destaca práticas sustentáveis e acordos sociais para a gestão de resíduos. A abertura terá palestras de líderes e workshops práticos até 27 de junho.

SNA ASSESSORIA EMPRESARIAL
Cidades Lixo Zero
Paulo H Carvalho / Agência Brasília

 

Crédito: Paulo H Carvalho / Agência Brasília

Legenda: Museu Nacional da República sedia o III Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, reunindo especialistas em gestão de resíduos e sustentabilidade.

 

O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, o maior evento de boas práticas de gestão de resíduos do Brasil, terá início nesta terça-feira, 25 de junho às 10h, no Museu Nacional da República, em Brasília. O congresso, que vai até o dia 27 de junho, reunirá os maiores especialistas mundiais para compartilhar estudos de caso e exemplos práticos de sustentabilidade.

 

A abertura do evento será marcada pela presença de Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero, que ressaltará a importância de um grande acordo social para a gestão correta dos resíduos. Segundo Sabatini, se cada um fizer a sua parte, incluindo todos os atores o encaminhamento adequado dos materiais tornam-se recursos e deixa de ser lixo, voltando para a economia, gerando emprego e renda. “Todos que puderem estar em Brasília não devem perder este evento. Serão mais de 50 palestrantes internacionais e mais de 400 especialistas nacionais apresentando boas práticas de suas cidades, proporcionando um grande aprendizado e muitas oportunidades”, afirmou.

 

Crédito: Ricardo Stuckert PR

Legenda: A educadora ambiental Aline Sousa, que ganhou notoriedade ao passar a faixa presidencial para o presidente Lula, participa do III Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, abordando educação ambiental e conscientização sobre consumo sustentável.

 

Entre os palestrantes de destaque, estarão Aline Souza, dirigente da CentCoop–DF e veterana do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, e Topázio Neto, prefeito de Florianópolis, cidade que tem Lei Lixo Zero com meta de desvio estabelecida para 2030. Aline Souza, que ganhou notoriedade ao passar a faixa presidencial para o presidente Lula, está em seu terceiro mandato como dirigente, falará sobre seu papel na educação ambiental e na conscientização da população sobre consumo sustentável e economia circular. Já Topázio Neto compartilhará as iniciativas que estão transformando Florianópolis na primeira Cidade Lixo Zero do Brasil. A capital catarinense foi recentemente reconhecida pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) como a cidade com o serviço de limpeza urbana mais bem-sucedido do país, destacando-se por seu compromisso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 

Crédito: Câmara Municipal de Florianópolis

Legenda: O prefeito Topázio Neto, de Florianópolis, compartilha as iniciativas que estão transformando a cidade na primeira Cidade Lixo Zero do Brasil durante o III Congresso Internacional Cidades Lixo Zero.

 

Outro destaque da abertura será Alessio Ciacci, especialista italiano em gestão sustentável de resíduos. Conhecido por liderar Capannori na adoção da política Lixo Zero, Ciacci é uma figura notável no cenário internacional por suas contribuições para a sustentabilidade e a economia circular. Sob sua liderança, Capannori se tornou a primeira cidade na Itália a adotar essa política, servindo de modelo para mais de 300 cidades na Itália e outras pelo mundo.

 

Serviço:

III Congresso Internacional Lixo Zero

Acordo Social - Um caminho para transformação de cidades

 

Cursos e Workshops:

Período matutino: 09h às 12h nos dias 26 e 27 de junho

Período vespertino e noturno: 14h às 20h nos dias 25, 26 e 27 de junho

 

Estruturas Principais:

Oca Principal: Acordo Social e Ambiental

Ocas Secundárias: Governança, Social e Econômica

Cada oca secundária possui três salas temáticas por dia com exemplos internacionais, ONGs de boas práticas, educação LZ, compostagem, racismo ambiental e empoderamento feminino, economia verde e humanizadoras, política desperdício zero, catadores, entre outros.

 

Oficinas práticas. 

Oficina: Oficina de Envelopamento de caixas

Data:  26 de Junho 

Horário: 10h às 12h

Organizadora: Ellen Peregrino

Local: Sala 3 - Oca Governança

 

Curso: Compostagem Pedagógica, Comunitária e Municipal para Cidades Lixo Zero

Data:  26 de Junho 

Horário: 9h às 12h

Organizador: CEPAGRO (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo)

Local: Sala 7 - Oca Econômica

 

Curso: Capacitação de Gestores Públicos

Data:  27 de Junho 

Horário: 9h às 12h

Organizador: Recicla Latas

Local: Sala 7 - Oca Econômica

 

Curso: Oficina Representa Lixo Zero

Data:  26 de Junho 

Horário: 9h às 12h

Organizador: Recicla Latas

Local: Sala 9 - Oca Econômica

 

A inscrição para o Congresso Internacional Cidades Lixo Zero é gratuita e será feita através do site www.cidadeslixozero.com.br


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SUELY NEVES DE ASSIS ARAGAO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp