16/06/2024 às 15h56min - Atualizada em 17/06/2024 às 14h05min

Jogos Educativos: inovação na educação ambiental

Arkhê Relações Sustentáveis utiliza estratégia lúdica para engajar e informar crianças sobre questões ambientais

Ana Reimann
Arkhê
Arkhê Relações Sustentáveis
ChatGPT

Você já imaginou utilizar jogos ou brincadeiras como meio de comunicação dinâmica? A Arkhê Relações Sustentáveis desenvolveu uma estratégia inovadora para divulgar informações sobre educação ambiental e engajar diversos públicos: os jogos educativos. Esses materiais se transformaram em ferramentas essenciais para abordar temas importantes de maneira educativa e envolvente.

Augusta Fehrmann Gern, jornalista e idealizadora dos jogos, explica que a criação de jogos personalizados surgiu como uma abordagem educativa interdisciplinar, adaptada especificamente para as realidades das crianças e o ambiente em que vivem.

Inicialmente implementada em 2022 para atender à demanda do Porto Itapoá, essa abordagem visa dinamizar o acesso à informação em programas ambientais voltados para alunos de escolas municipais na Área de Influência Direta do Terminal. A partir de interações com esses públicos e pesquisas sobre os temas relevantes, foram desenvolvidos dois jogos: "Pare, olhe e jogue", focado em questões de trânsito, e "Hora da Pesca", que explora de forma divertida a pesca artesanal.

No jogo "Pare, olhe e jogue", as crianças respondem perguntas sobre sinalização, segurança e respeito em um tabuleiro, avançando casas até alcançar a linha final. Já em "Hora da Pesca", desafiam-se a responder a 100 perguntas sobre a pesca artesanal, promovendo o respeito por essa prática tradicional.

Essas dinâmicas podem ser adaptadas para diferentes temas e contextos, destacando-se pela personalização que as torna exclusivas e eficazes diante das necessidades específicas de cada projeto.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANA PAULA REIMANN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp