14/06/2024 às 14h45min - Atualizada em 14/06/2024 às 18h03min

ABREN participa de discussões sobre bioenergia e bioeletricidade no ENASE 2024

A associação participará, pelo quinto ano consecutivo, das discussões setoriais do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE), que será realizado nos dias 19 e 20 de junho, no Rio de Janeiro.

ABREN
Divulgação ABREN
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) será uma das participantes do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (ENASE) 2024, que acontecerá na próxima semana, entre os dias 19 e 20 de junho, no Rio de Janeiro. O presidente da ABREN, Yuri Schmitke, representará a associação pelo quinto ano consecutivo nos debates setoriais que serão realizados durante o evento.

No dia 20, a partir das 11h45, Schmitke integrará o painel “Bioenergia e Gás Natural – Fontes promissoras para um futuro descarbonizado?”. O debate terá como objetivo a discussão dos caminhos para construir um mercado competitivo para o gás e o potencial do biogás e do biometano, levando em conta os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O presidente da ABREN será um dos palestrantes, que contará ainda com a participação de Maurício Carvalho, CEO da URCA Energia, e Luiz Fernando Jr., Diretor de Novos Negócios e Energia da Ultragaz. O debate será realizado na Arena Eficiência & Tecnologia. Na oportunidade, Schmitke irá abordar o projeto European Union Climate Dialogues (EUCD), implementado pela ABREN no Brasil e financiado pela União Europeia, e que tem como objetivo promover a produção sustentável do biogás e do biometano nos setores da agropecuária e resíduos urbanos no Brasil.

No mesmo dia, a partir das 15h45, o presidente da ABREN irá integrar o fórum “Bioeletricidade e Cogeração: Avanços e Oportunidades”. A bioeletricidade, produzida por meio da gaseificação - na forma de biogás - ou em sua forma tradicional, resultado da combustão da biomassa, tem ganhado significante participação na matriz energética brasileira como uma fonte alternativa e renovável aliada as metas de descarbonização e aponta o papel estratégico do setor sucroenergético como atores protagonistas deste processo.

No painel, Schmitke irá abordar o potencial da bioeletricidade, as maneiras de diversificação, sua relevância estratégica para o país e os incentivos fiscais. O painel será realizado na Plenária ENASE e, além do representante da ABREN, contara com as participações de Eduardo Acquaviva, CEO da Zeg Biogás, Paulo Squariz, Head de Energia da Suzano, e Newton Duarte, Presidente da COGEN, na condição de mediador.

Segundo Yuri Schmitke, “a geração de energia por meio dos resíduos, seja por meio do biogás, biometano ou recuperação energética (combustão) de resíduo sólido urbano, tem uma enorme importância, pois evita as emissões de metano dos setores da agropecuária e resíduos urbanos, que hoje representam 90% das emissões deste potente gás de efeito estufa que é 86 vezes mais potente que o CO2 no horizonte de 20 anos (GWP 20). São setores que devem demandar investimentos na ordem R$ 480 bilhões nos próximos anos e merecem uma atenção especial diante do seu enorme potencial de descarbonização em comparação com outras fontes renováveis”.

O ENASE acontece nos dias 19 e 20 de junho, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro. Neste ano, o evento terá como foco discutir as perspectivas de um mercado em transformação. Além disso, o encontro terá, a partir desta edição, trilhas de conteúdo que estimularão a pluralidade e aprofundarão debates sobre os principais temas do setor elétrico brasileiro, divididos por Modernização e Futuro do Setor, Energia Limpa e Mercado e Consumo.

Sobre a ABREN:
A Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN) é uma entidade nacional, sem fins lucrativos, que tem como missão promover a interlocução entre a iniciativa privada e as instituições públicas, nas esferas nacional e internacional, e em todos os níveis governamentais. A ABREN representa empresas, consultores e fabricantes de equipamentos de recuperação energética, reciclagem e logística reversa de resíduos sólidos, com o objetivo de promover estudos, pesquisas, eventos e buscar por soluções legais e regulatórias para o desenvolvimento de uma indústria sustentável e integrada de tratamento de resíduos sólidos no Brasil. 

A ABREN integra o Global Waste to Energy Research and Technology Council (Global WtERT), instituição de tecnologia e pesquisa proeminente que atua em diversos países, com sede na cidade de Nova York, Estados Unidos, tendo por objetivo promover as melhores práticas de gestão de resíduos por meio da recuperação energética e da reciclagem. O Presidente Executivo da ABREN, Yuri Schmitke, é o atual Vice-Presidente LATAM do Global WtERT e Presidente do WtERT – Brasil. Conheça mais detalhes sobre a ABREN acessando o site, Linkedin, Facebook, Instagram e YouTube da associação.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CARLOS HENRIQUE COELHO MOURA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp