13/06/2024 às 16h29min - Atualizada em 13/06/2024 às 22h01min

Social Digital Commerce realiza levantamento do perfil de consumidor para o Dia dos Namorados

As mulheres estão entre as mais aderentes à data e somam, juntas, de 55% a 60%. Enquanto os homens, representam, em média, de 40% a 45%;

Beatriz Magalhães
Divulgação

A Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Commerce do Brasil, traçou o perfil de compra dos consumidores neste Dia dos Namorados. Celebrado anualmente em 12 de junho, a data impulsiona o comércio brasileiro, uma vez que incentiva a troca de presentes entre os apaixonados como forma de estimular o amor. De acordo com o levantamento, as categorias de jóias, moda, beleza, tecnologia, flores, experiências, livros, decoração, alimentos e artigos personalizados são as preferidas pelos clientes neste período.

Com relação aos compradores, as mulheres estão entre as mais aderentes à data e somam, juntas, de 55% a 60%. Elas priorizam a personalização e a qualidade dos produtos, além de optarem por presentes que possuem um apelo emocional. Inclusive, este público prioriza o e-commerce, principalmente diante da conveniência e variedade de produtos que a modalidade oferece. Ademais, as mulheres são mais seletivas, logo tendem a planejar suas compras com maior antecedência.

Representando, em média, de 40% a 45%, os homens preferem soluções práticas e rápidas. Eles tendem a valorizar a funcionalidade e a utilidade dos presentes, a exemplo de eletrônicos, moda e experiências como ingressos para eventos e atividades ao ar livre. Ademais, costumam concluir o pedido mais próximo a data.

O Sudeste lidera a região de maior consumo no Dia dos Namorados, representando aproximadamente de 40% a 45%, seguido do Nordeste, que integra, em média, de 20% a 25%. Já as regiões Sul, Centro-Oeste e Norte, correspondem a 20%, 15% e 10%, respectivamente.

Embora os namorados (45%) e casados (35%) sejam os principais clientes desta época, os solteiros também costumam aproveitar o Dia dos Namorados para presentear amigos, familiares ou a si mesmos. Correspondendo a 25% do perfil de compradores neste período, eles tendem a gastar menos comparado aos que estão em um relacionamento e priorizam produtos de autocuidado, tecnologia e moda, que frequentemente são adquiridos via e-commerce. 

Vale destacar que os namorados buscam presentes que expressam amor e compromisso, enquanto os casados tendem a investir mais em lembranças significativas e de alta qualidade, isto é, que valorizam a durabilidade e a exclusividade do produto.

Ainda de acordo com o mapeamento realizado pela Social, há um perfil de compras por faixa etária. Neste sentido, os compradores de 25 a 34 anos, que correspondem a 35% destes pedidos, optam por equilibrar qualidade e preço. Já os consumidores de 18 a 24 anos são altamente influenciados pelas redes sociais e pelas tendências do momento, logo preferem presentes modernos, inovadores e personalizados. O público de 35 a 44 anos são mais maduros, por isso valorizam a durabilidade dos produtos. Inclusive, eles tendem a gastar com presentes significativos. E, por último, os clientes 55+ são mais conservadores em suas escolhas, optando por presentes tradicionais e de alta qualidade. 

A Social projeta um crescimento de 300% neste Dia dos Namorados e estima mais 100K de pedidos, se comparado a 2023. “Os produtos que apresentam melhor performance em vendas no e-commerce nesta época do ano são aqueles que combinam apelo emocional, praticidade e a capacidade de proporcionar uma experiência única. Portanto, compreender essas preferências auxiliará na otimização das ofertas e campanhas, que visam maximizar as vendas durante a data especial”, afirma Diogo Olher, cofundador e CGO da empresa.


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LUIZA FIDELIS LUZ
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