12/06/2024 às 17h45min - Atualizada em 12/06/2024 às 22h06min

Projeto Angá promove oficina com contações de histórias indígenas, africanas e populares

A atividade será realizada no sábado (15 de junho), das 9h às 13h, na Biblioteca Sinhá Junqueira, com participação aberta e gratuita ao público em geral

Verbo Nostro
Aline Neli (Divulgação)
Com a proposta de trabalhar a contação de histórias usando como recurso os enredos indígenas, africanos e populares, a Biblioteca Sinhá Junqueira recebe neste sábado (15 de junho, das 9h às 13h, o evento “Oficina de Contação: Histórias Indígenas”, promovido pela 2ª edição do projeto Angá. São 20 vagas gratuitas e abertas ao público em geral, com participação por ordem de chegada. A biblioteca fica na rua Duque de Caxias, 547, no Centro de Ribeirão Preto.

A atividade será conduzida por Aline Nelí, pedagoga, multiartista, pós-graduada em neuropsicopedagogia e metodologia do ensino de artes, além de mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela UFSJ. Aline reúne vasta experiência em projetos educacionais, socioambientais, culturais e artísticos no Brasil e no exterior, sempre promovendo a participação e a criação coletiva de bens materiais, sociais e culturais.

A oficina focará nas técnicas de contação de histórias, destacando as literaturas indígenas, africanas e populares, e integrará diferentes linguagens artísticas e brincadeiras populares. "Quero democratizar o acesso a essas literaturas, que muitas vezes chegam pela forma oral, mas também existem em registros escritos. A ideia é contribuir para a construção da identidade do povo brasileiro e ampliar o repertório cultural", explica Aline.

O objetivo da oficina é valorizar a vivência prática e capacitar os participantes no universo da contação de histórias, uma ferramenta cada vez mais utilizada na formação de leitores e como modalidade artística de entretenimento, reflexão e educação. "Pretendo trabalhar vários elementos que uso nas minhas contações, como músicas e brincadeiras dessas culturas. Vamos aprender músicas do Guarani e da África do Sul, proporcionando um verdadeiro passeio cultural", revela a contadora.

Além das atividades de contação, Aline também realizará dois exercícios de escrita criativa com os participantes. "Queremos consolidar a importância do registro escrito, além da tradição oral, para que a literatura alcance cada vez mais pessoas", destaca.

Com produção executiva da Origem Produções, o projeto Angá oferece oficinas de Artes Cênicas, Circo, Música e Contação de Histórias. A iniciativa conta com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo) e patrocínio da Rodonaves.

Sobre a Origem Produções

Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

SERVIÇO

“Oficina de Contação: Histórias Indígenas” – atividade da 2ª edição do Projeto Angá
Data: 15/06/2024 (sábado)
Horário: 9h às 13h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547, Centro, Ribeirão Preto/SP)
Entrada: Participação aberta e gratuita. 20 vagas por ordem de chegada
Classificação: livre
Mais informações: [email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp