11/06/2024 às 15h52min - Atualizada em 11/06/2024 às 18h01min

Monitoramento remoto é destaque no transporte refrigerado de flores para o Dia dos Namorados

Com o aumento esperado no volume de vendas para a data, a telemetria garante ao consumidor produtos frescos e de qualidade para presentear a pessoa amada

MôNICA PILEGGI
www.thermoking.com.br/la/pt.html
Imagem de Freepik

O Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, é considerado uma das datas mais importantes para o comércio, em especial, o de flores. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas no varejo brasileiro deve registrar uma alta de 5,6%, totalizando R$ 2,59 bilhões. Para o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), a expectativa em todo o país é que o setor registre um aumento entre 10% e 15% na data. 

Além das tradicionais rosas - principalmente as vermelhas - a entidade aponta a elevada procura por orquídeas, begônias, crisântemos e lírios. Nesse cenário, o transporte refrigerado surge como uma importante etapa, sendo essa modalidade de transporte essencial para garantir que os presentes cheguem com frescor e qualidade aos namorados e namoradas em todo o país.

“O transporte de produtos perecíveis e sensíveis à temperatura exige cuidados para evitar perdas de qualidade que podem afetar o valor comercial dos produtos”, destaca Vinilton Souza, gerente de Serviços da Thermo King para América Latina, empresa líder em soluções de controle de temperatura para o transporte.

 

Telemetria no transporte refrigerado

Nesse sentido, as empresas da cadeia do frio estão investindo cada vez mais em tecnologia e melhores práticas operacionais para garantir a integridade dos produtos, como as flores, durante o transporte. Isso inclui desde sistemas de monitoramento de temperatura até veículos especializados. 

Entre as tecnologias adotadas recentemente destaca-se a telemetria, que visa à otimização da frota, além de permitir  a tomada de ações rápidas em casos de variação na temperatura ou eventuais problemas com o equipamento. “Com os dados da telemetria, é possível realizar ações preventivas como, por exemplo, informar ao motorista sobre a necessidade de abastecimento do tanque do equipamento de refrigeração, evitando sua parada por falta de combustível”, destaca Souza. 

Ele complementa que essas unidades inteligentes de refrigeração, por meio da tecnologia embarcada, mantêm a temperatura estabilizada em todo o volume interno do baú, permitindo a entrega de um produto íntegro e com redução significativa dos custos operacionais, em especial o de combustível.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MONICA PILEGGI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp