10/06/2024 às 16h59min - Atualizada em 11/06/2024 às 02h01min

Identidade Sensorial é tendência no ambiente residencial

Por Antonio Roberto Ar*

LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Divulgação
Na era da identidade sensorial ultra perceptual, está cada vez mais presente o conceito da identidade sensorial, que permite criar associações memoráveis entre aromas específicos e experiências únicas. Quantas vezes já aconteceu com você de passar em frente a uma loja no shopping e sentir aquele cheiro único que remete a momentos especiais de sua vida? Ou mesmo passar próximo a uma loja da Kopenhagen e começar a salivar só com a lembrança do aroma do chocolate. E a pipoca então?

Um dos cases mais emblemáticos na história do marketing olfativo é o da empresária Giovanna Kupfer, dona da marca Giovanna. Na década de 1970, ela usou como estratégia para atrair clientes para sua loja no bairro dos Jardins, em São Paulo, lavar a calçada em frente ao seu comércio com uma mistura de água e perfume com uma fragrância doce e memorável, que se tornou marca registrada do seu negócio.

Prova de que esta experiência sensorial é marcante para os consumidores pode ser observada também nas lojas da MMartan e na Le Lis Blanc. O uso do olfato pode ser uma ferramenta poderosa para criar conexões emocionais e memoráveis com os clientes. Agora há uma tendência de as pessoas personalizarem suas casas com fragrâncias de sua preferência, gerando sentimento de familiaridade e conforto. 

A marca Panda, por exemplo, conhecida pelas linhas de limpadores concentrados, expandiu sua gama de produtos ao oferecer fragrâncias como lavanda, citronela, eucalipto, capim-limão e bambu. As donas de casa costumam optar por uma mistura de eucalipto e citronela nos banheiros, criando uma atmosfera refrescante e energética, enquanto lavanda e Bamboo são ideais para as salas de estar, ao promover alegria e bem-estar, enquanto o capim-limão inspira sensação de aconchego e relaxamento nos quartos.

Ao transformar a limpeza em uma experiência mais envolvente e significativa, a presença constante desses aromas pode contribuir para melhorar a qualidade do ar e promover a saúde respiratória. Como resultado vai se tornar referência para os familiares e convidados com a lembrança de um ambiente agradável de identidade única e consistentemente reconhecível.

* É pioneiro do Branding no Brasil - Brand Coach Pessoal e Corporativo - Co-autor do BIOS branding - Co-autor do You.novation - Linkedin
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp