05/06/2024 às 08h47min - Atualizada em 05/06/2024 às 20h00min

NetZero, pioneira do biochar no Brasil, participa da Expocafé em Três Pontas (MG)

Durante o evento, a green tech contará com um espaço no qual atenderá a produtores e ao público em geral para explicar o que é o biochar, seu potencial e o modelo da NetZero para levá-lo em escala

JANAíNA K.
Assessoria de imprensa NetZero
Crédito: Gil Silva / NetZero Divulgação
  • A NetZero, empresa pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, vai participar da Expocafé, que ocorre de 4 a 6 de junho, em Três Pontas (MG).
  • Durante o evento, a green tech contará com um espaço no qual atenderá a produtores e ao público em geral para explicar o que é o biochar, seu potencial e o modelo da NetZero para levá-lo em escala.
  • O biochar é um condicionador do solo que atua como uma espécie de “esponja de carbono”, com inúmeros benefícios agrícolas e ambientais. Na produção de café, o uso pode reduzir em até ⅓ a aplicação dos fertilizantes químicos no solo e, ainda assim, aumentar a produtividade média das culturas.

Rio Casca (MG), junho de 2024 – A NetZero, empresa pioneira na valorização de resíduos agrícolas em biochar, participará da Expocafé, uma das feiras mais tradicionais da cafeicultura nacional, que ocorrerá de 4 a 6 de junho, em Três Pontas, no sul de Minas Gerais. Durante o evento, a green tech contará com um stand no qual apresentará o biochar, um condicionador do solo que atua como uma poderosa “esponja de carbono”, ajudando na retenção de água e nutrientes de terras agrícolas e contribuindo também para reduzir a pegada de carbono do café.

“Durante este importante evento do setor, faremos uma maior aproximação com produtores do sul de Minas, abordando o potencial do biochar na produção de café. Também será uma oportunidade para tirar dúvidas dos cafeicultores da região e explicar como se tornar parceiro da NetZero”, afirma Ricardo de Figueiredo, diretor executivo da NetZero Brasil.

Primeira empresa a registrar biochar no Brasil, a NetZero atua desde abril de 2023 em Lajinha (MG) com uma fábrica de 4000 toneladas por ano. Na unidade, a green tech, em uma parceria com a Coocafé, recolhe as cascas de café de produtores associados e as utiliza como sua matéria-prima. Em troca, o cafeicultor recebe gratuitamente parte do biochar que é feito a partir de suas cascas e compra o restante a um preço subsidiado. 

Além de Lajinha (MG), a NetZero está prestes a inaugurar uma nova fábrica em Brejetuba (ES). Ainda, no começo de fevereiro, foi anunciada a construção de uma unidade em Machado (MG), em parceria com a Nespresso e o trader de café EISA - Empresa Interagrícola S.A., subsidiária da multinacional ECOM no Brasil.

Estudos e relatórios recentes apontam que o biochar é a tecnologia de remoção de carbono mais eficiente disponível atualmente. Essa forma altamente estável de carbono extraído de resíduos de biomassa é uma solução reconhecida pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) por armazenar no solo, por milhares de anos, o carbono inicialmente capturado pelas plantas na atmosfera. Na produção de café, o uso do biochar pode reduzir em até ⅓ a aplicação dos fertilizantes químicos no solo e, ainda assim, aumentar a produtividade média das culturas, ajudando a agricultura a se tornar simultaneamente mais sustentável e produtiva. 

Saiba mais

O quê: Expocafé 2024
Quando: 4 a 6 de junho
Onde: Aeroporto Lêda Mello de Rezende - Av. Aristides Botrel de Figueiredo - Santana - Três Pontas (MG)
Informações: www.expocafeoficial.com.br 

 

SOBRE A NETZERO

A NetZero foi fundada em 2021 por Axel Reinaud, Dr. Jean Jouzel, Aimé Njiakin, Olivier Reinaud e Pedro de Figueiredo. A sua missão é trazer escala para o biochar, uma das poucas soluções climáticas que podem remover duradouramente o carbono da atmosfera, bem como uma das poucas soluções agrícolas que permitem conciliar produtividade e sustentabilidade.

Ao aproveitar o biochar nos trópicos ao longo de um modelo único, a NetZero enfrenta simultaneamente três desafios prementes nos países em desenvolvimento: alterações climáticas, agricultura sustentável e desenvolvimento rural global. A empresa tem dois locais operacionais: uma fábrica-piloto em escala real, em Camarões, e uma fábrica comercial no Brasil. Também está construindo outras fábricas em Brejetuba (ES) e Machado (MG).

A NetZero foi premiada duas vezes na competição XPRIZE Carbon Removal da Fundação Musk. Também recebeu o selo 'Efficient Solution' da Fundação Solar Impulse e é vencedora do prêmio 'Green Tech' dos Tech for Good Awards. Os projetos que desenvolve são certificados pelo padrão internacional de remoção de carbono Puro Standard. O objetivo a médio prazo da NetZero é ter removido mais de 5 milhões de toneladas de CO2 até 2030, melhorando simultaneamente o nível de vida de dezenas de milhares de agricultores.

Leia mais em: www.netzero.green


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Janaína Kalsing
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp