03/06/2024 às 16h09min - Atualizada em 04/06/2024 às 04h05min

Aumento na procura por depilação a laser entre homens impulsiona mercado e se transforma em tendência cultural

Nos últimos 4 anos, o percentual de homens realizando depilação a laser quase dobrou

ASSESSORIA FSB
Depilação Masculina - Espaçolaser

De acordo com a Espaçolaser, a maior rede de depilação a laser do país, a porcentagem de homens que buscam esse serviço em suas lojas dobrou nos últimos quatro anos, passando de 9% em 2019 para mais de 15% em 2023. E a tendência é que esse número cresça cada vez mais, refletindo a mudança que vem acontecendo nas percepções culturais do autocuidado masculino.

Segundo relatos de historiadores, no Egito Antigo, homens e mulheres já utilizavam argila, sândalo e cera quente de abelha para remover os pelos da axila, e mais adiante, a divisão de gênero com relação à depilação apareceu na Grécia Antiga, quando apenas mulheres aderiram ao costume. Contudo, a prática evoluiu consideravelmente e hoje vivenciamos uma nova era, onde os cuidados com a beleza não se limitam apenas às mulheres, conforme mostra o relatório anual da Research and Markets, onde foi identificado que o mercado global de cuidados pessoais masculinos cresceu de US$ 58,06 bilhões, em 2022, para US$ 63,53 bilhões em 2023, demonstrando um aumento de 9,4%.

“Hoje não é mais raro você encontrar um homem realizando sessões de depilação a laser. Esse público já entendeu que a prática também vai além da estética, é uma questão de praticidade para o dia a dia.” afirma Ana Carolina Cury, diretora técnica da Espaçolaser.

Para atletas e esportistas, a depilação a laser também é imprescindível quando se trata de alta performance. Para homens que praticam esportes como ciclismo, natação, atletismo e fisiculturismo, por exemplo, a depilação é parte inerente do processo de preparação, sobretudo porque essas modalidades esportivas exigem menos atrito, alta velocidade e valorização da estética, benefícios que a depilação a laser proporciona aos seus adeptos.

As mulheres são parte importante do processo de trazer os homens à depilação a laser, visto que, na maioria dos casos, é uma parceira, amiga, mãe ou irmã, que acaba fazendo a propaganda do método para os homens de seu convívio, muitas vezes compartilhando experiências positivas e incentivando-os a experimentar o método.

“Costas, peito, abdômen e áreas faciais, como a barba e a faixa da barba são as áreas mais procuradas por homens na hora de fazer a depilação a laser. A virilha também vem ganhando cada vez mais espaço no interesse dos homens, deixando de ser vista como um tabu” relata Diretora Técnica da Espaçolaser.

A depilação masculina oferece diversos benefícios para o homem, como uma aparência mais lisa, macia e suave - que é muito valorizada e bem vista em ambientes corporativos - redução da irritação da pele causada por pelos encravados, facilidades na hora de manutenção da higiene, aumento da autoconfiança, facilitação na prática esportiva, praticidade para o dia a dia, etc. 

O crescente interesse dos homens pela depilação a laser impulsiona o mercado de beleza como um todo, e reflete uma mudança significativa nas percepções culturais do autocuidado masculino. Enraizada em práticas antigas e reforçada pela modernidade, essa evolução coloca em ênfase a importância dos cuidados pessoais para o estilo de vida contemporâneo, que valoriza a estética, o conforto e a praticidade acima de tudo.

 

Sobre a Espaçolaser

A Espaçolaser (MPM Corpóreos S.A. I B3: ESPA3), lidera o setor de depilação a laser no Brasil, destacando-se como a marca mais recomendada pelos consumidores. Com mais de 850 unidades na América Latina, abrangendo todos os estados brasileiros, Argentina, Chile, Paraguai e Colômbia, a empresa é pioneira na democratização do acesso à depilação a laser. Sua tecnologia padrão ouro oferece tratamentos seguros e eficazes, realizando mais de 80 milhões de procedimentos em diversos tipos de pele ao longo de 20 anos de história. Reconhecida como Great Place to Work desde 2019 e signatária da WEP’s (Princípios de Empoderamento das Mulheres) pela ONU Mulheres, a empresa também se orgulha em apoiar o esporte brasileiro. Atualmente patrocina 43 atletas de 11 modalidades diferentes. Em 2021, a Espaçolaser se tornou a primeira empresa de serviços de estética a concluir um IPO na B3, reafirmando seu compromisso com a evolução, governança corporativa e impacto no mercado financeiro. Encerrou 2023 com system-wide-sales atingindo R$ 1,6 bilhão, alta de 7,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, e EBITDA Ajustado de R$ 213 milhões, com forte crescimento de 39,0% em comparação a 2022.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LETICIA DOS SANTOS MAGALHAES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp