03/06/2024 às 12h39min - Atualizada em 04/06/2024 às 04h04min

Greystar consolida atuação no Brasil ao inaugurar empreendimentos e escritório em São Paulo

Primeiro projeto da empresa, o Ayra Pinheiros, foi inaugurado em 2023 e, no início de 2024, a companhia assumiu a operação de aproximadamente 1.900 camas em parceria estratégica com a Cix Capital

EDUARDO BETINARDI
Nelson Kon
A incorporadora e gestora imobiliária global Greystar inaugurou o Ayra Pinheiros no segundo semestre de 2023 e assumiu a operação de cinco ativos do fundo Cix Share Residencial, com aproximadamente 1.900 camas, no início de 2024. Nos próximos meses, a incorporadora vai lançar mais dois grandes empreendimentos da Marca Ayra, operação com participação do fundo canadense CPPIB, com investimento superior a R$ 1,7 bilhão, sendo um deles o projeto mais luxuoso do portifólio do Brasil. Além disso, com a inauguração de seu escritório em São Paulo, a companhia demonstra que chegou para ficar no país.

“Nosso time, que começou com 1 pessoa em 2020, cresceu e já conta com mais de 50 pessoas em 2024. Essa expansão vem acompanhando a nossa jornada, com a inauguração do nosso primeiro empreendimento e a parceria estratégica com a Cix Share por meio da Share by Greystar”, afirma o country Manager da Greystar Brasil, Vitor Costa. “Essa série de eventos fortaleceu o nosso time e casou com a entrega de nosso escritório, com vista para o Ayra Pinheiros, que é uma coroação do compromisso de longo prazo com o Brasil”, ressalta.

A decisão de alçar Costa a gestão no país também demonstra a visão da empresa para o Brasil. Com projetos no Chile – por onde iniciou a sua atuação na América do Sul --, a Greystar optou por ter gestores locais em cada um dos países. “É um desafio magnífico: precisamos conquistar o público brasileiro e esclarecer o conceito de multifamily. Uma vez que sejamos capazes de entregar serviços e produtos de qualidade, o que estamos fazendo, nossa perspectiva de crescimento é muito grande”, afirma Costa.

Com 60% de ocupação em apenas alguns meses desde a inauguração, o Ayra Pinheiros é considerado um sucesso, atingindo seus objetivos sob a perspectiva de estrutura e de formação de uma comunidade entre os seus residentes. “Conseguimos imputar nosso modelo de negócio nele. Foi algo que falamos muito e se tornou uma realidade. Só de entrar no Ayra Pinheiros, é possível perceber o ambiente de comunidade, além de residentes engajados e satisfeitos”, afirma o diretor de Operações da Greystar no Brasil, Cristiano Viola.

Mais credibilidade

Líder no mercado americano, com presença em 227 mercados e operação de mais de 850 mil unidades e movimentação de US$ 320 bilhões no mundo, a Greystar é considerada o maior player global de rental houses do planeta. Apesar disso, desde a sua entrada no país, a empresa buscava aumentar ainda mais a confiança dos parceiros. A percepção do tamanho da equipe envolvida por trás dos projetos – TI, Contabilidade, Marketing – transforma a visão que se tem da companhia no país.

“É muito difícil passar a credibilidade, com uma visão de longo prazo, quando você está tendo reuniões à distância e está com empreendimentos em fase de projeto. Após as inaugurações do Ayra Pinheiros e do nosso escritório próprio, estamos buscando novos negócios com investidores que tenham interesse em diferentes projetos, saindo dessa estrutura de fundos”, explica o diretor de investimentos da Greystar no Brasil, Kim Diego Azevedo. “Ou seja, estamos abertos a novas parcerias e esse encontro cara a cara facilita muito”, destaca.

De acordo com Azevedo, a Greystar ainda enxerga muitas oportunidades em São Paulo antes de focar em uma expansão para outras regiões ou cidades do país. “Há toda uma estrutura e um risco maior nessa expansão. Queremos aproveitar o mercado de São Paulo, que ainda tem muitas possibilidades, para aprendermos e ficarmos ainda melhores no que fazemos”, diz.

O mercado de multifamily e student house no Brasil

Um conceito já difundido nos Estados Unidos e na Europa, a Greystar está buscando esclarecer o conceito de multifamily e student house no Brasil. “Nossa meta é clara: queremos e vamos ser o maior e melhor operador de renda residencial no Brasil em multifamily e student house”, afirma o country manager da Greystar no Brasil. Para isso, a empresa promete desenvolver produtos pensados para o cliente final (o morador) e que, ao mesmo tempo, traga retorno para os investidores.

Para Costa, o desafio da empresa está em solucionar uma equação complexa: agradar o cliente final, garantir que os investidores estejam satisfeitos com os rendimentos e com o produto e que a própria empresa tenha o retorno desejado. “Hoje, temos 6 empreendimentos em operação. No futuro, serão ao menos 13. Quando entregarmos todos os que estão planejados, sairemos de uma administração de 2 mil unidades para 3,7 mil”, explica.

Inicialmente, a Greystar focou nos clientes de alto padrão, mas a empresa não descarta dar o passo seguinte em direção à classe média. “Queremos ser vistos como opção número 1 para a operação de empreendimentos, independentemente do público-alvo”, completa Costa.

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EDUARDO BETINARDI
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