29/05/2024 às 17h26min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h03min

Um dia não estaremos mais aqui: como se preparar?

*Por Sidney Pedrotti, CEO da Guarda Digital

NB PRESS
Guarda Digital

A morte é um dos poucos aspectos universais da experiência humana, uma certeza incontornável que, paradoxalmente, permanece como um dos maiores tabus para as pessoas. Apesar de sua inevitabilidade, muitos preferem não discutir ou mesmo pensar sobre o próprio fim da vida. 

No entanto, confrontar essa realidade não apenas ajuda a viver de maneira mais significativa, como também prepara o caminho para aqueles que ficam para trás.  

Refletir sobre a própria mortalidade não é um exercício mórbido, mas, sim, uma avaliação do legado que se deseja construir. Estar preparado para o dia em que não estivermos mais aqui vai além de um testamento ou um plano funeral. Trata-se de considerar como a própria vida pode impactar as pessoas próximas, os valores que se quer transmitir e as memórias que vão perdurar.  

  

Qual será o legado? 

Quando se pensa na preparação para o fim da vida, as pessoas costumam se concentrar na partilha de bens. No entanto, o verdadeiro valor que vai ficar é, raramente, medido em termos materiais. As histórias compartilhadas, os valores ensinados e as tradições passadas formam a essência de um legado duradouro. Como a pessoa quer ser lembrada? As respostas a esta pergunta podem orientar muitas decisões tomadas hoje em dia.  

  

Comunicação e desejos póstumos 

A comunicação clara sobre os desejos para depois que a pessoa parte é um ato de cuidado com aqueles que se ama. O mercado atual ainda carece de meios para auxiliar nesse assunto tão delicado, mas há ferramentas que oferecem uma maneira de registrar essas preferências, desde instruções sobre a partilha de bens até mensagens póstumas e desejos pessoais. Ao fazer isso, dá-se um passo importante para aliviar a dor de entes queridos com decisões adicionais em um momento já carregado de emoção.  

  

Impacto em vida 

Pensar sobre a própria mortalidade pode ter um efeito transformador em como a pessoa vive. Reconhecer a finitude do tempo na Terra pode incentivar a viver de forma mais plena, priorizar o que realmente importa e não deixar para amanhã o amor e a gratidão que podem ser expressos hoje.  

  

Preparação prática

Além dos aspectos emocionais e espirituais, estar preparado significa também cuidar dos aspectos práticos. Isso inclui ter um testamento atualizado, instruções claras para a partilha de bens e planos para o cuidado de dependentes, incluindo pets. Esse planejamento pode ser uma expressão de amor, reduzindo o peso administrativo e emocional sobre os familiares.  

A morte é uma parte natural da vida. Estar preparado para ela é um presente para si e para as pessoas próximas. Ao enfrentar essa realidade, pode-se focar no que realmente importa: construir um legado de amor, valores e memórias. Encarar a morte não é ceder à tristeza, mas, sim, reconhecer a preciosidade da vida e a importância de viver cada dia com intenção e propósito. Estar preparado para o dia em que não estivermos mais aqui é, talvez, a expressão mais profunda de cuidado e amor.  

 

*Por Sidney Pedrotti, CEO da Guarda Digital, empresa inovadora que oferece soluções abrangentes e sensíveis para auxiliar as famílias durante o difícil processo de luto – e-mail: [email protected]

 

Sobre a Guarda Digital

Fundada em 2023, a Guarda Digital é uma empresa inovadora que oferece soluções abrangentes e sensíveis para auxiliar as famílias durante o difícil processo de luto. Sua abordagem combina tecnologia com sensibilidade humana, proporcionando suporte tanto para questões práticas, legais e financeiras, quanto para aspectos emocionais, como a preservação da memória digital do falecido. A empresa oferece uma plataforma intuitiva e personalizável, permitindo o armazenamento seguro de lembranças on-line, a criação de homenagens personalizadas e o acesso fácil a essas memórias a qualquer momento e de qualquer lugar.  

 

Informações à imprensa

NB Press Comunicação        

Tel.: 55 11 99419-5757 

E-mail: [email protected] 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DEBORAH EVELYN SOSA FECINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp