24/05/2024 às 17h48min - Atualizada em 24/05/2024 às 20h06min

Juçaí patrocina da 3ª edição da Festa da Juçara em Rio Novo do Sul, Espírito Santo

Cidade capixaba que explora possibilidades sustentáveis de uso dos frutos da palmeira-juçara recebe Caminhada esportiva e educativa, no dia 26 de maio

CANAL A COMUNICAçãO
https://jucai.com.br/
Divulgação
Rio Novo do Sul, no Espírito Santo, se prepara para a 3ª edição da Festa da Juçara, celebrando a importância ambiental do fruto da palmeira-juçara. A festividade, que acontecerá entre os dias 31 de maio e 02 de junho, promete atrair milhares de moradores e visitantes, reforçando o papel do município como a capital capixaba da juçara.

A abertura das comemorações será marcada pela Caminhada Rota da Juçara, realizada com patrocínio da Juçaí, marca que produz açaí 100% do fruto da palmeira-juçara. A caminhada esportiva, educativa e sustentável orientada pelo professor de educação física Emerson Matielo Trevizani, acontecerá no domingo, 26 de maio, às 07h.

Com percurso de 9km, os participantes sairão do Centro Poliesportivo em direção à comunidade de São Vicente, caminhando pela “Rota da Juçara”. Ao longo do percurso, ocorrerá a distribuição de mudas de juçara para o plantio em área determinada pela comissão organizadora e em cada ponto explicações sobre a importância da conservação da juçara para a região. No final, será servido um café da manhã, completando a experiência imersiva na Mata Atlântica com um saboroso toque regional.

O evento, patrocinado pelo Juçaí, tem parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e a Prefeitura Municipal de Rio Novo do Sul. Juntos, buscam promover o uso sustentável dos frutos da palmeira-juçara, destacando a relevância econômica e ambiental dessa prática.

Roberto Haag, diretor-geral da Juçaí, reforça a importância de conservar a palmeira-juçara e reafirma o compromisso da empresa com práticas sustentáveis. "O evento tem como objetivo conscientizar sobre a relevância da conservação ambiental e mostrar como podemos ajudar a manter nossos patrimônios naturais para as futuras gerações. No município, existe um grande potencial para despertar o interesse pelo fruto da Juçara".

Sobre a Juçaí:

A Juçaí - açaí feito com 100% do fruto da palmeira-juçara, espécie nativa da Mata Atlântica – nasceu em 2015, com o propósito de conservação de um dos principais biomas brasileiros, através da proteção da palmeira-juçara, que tem uma função chave para o equilíbrio do ecossistema.  A marca usa a polpa do fruto da juçara como principal insumo para o seu processo produtivo e, para extraí-lo, não é preciso derrubar a árvore, mantendo-a de pé. A espécie está ameaçada de extinção devido à extração ilegal do seu palmito, cujo processo de retirada implica necessariamente na derrubada da árvore. A empresa lidera a criação de uma cadeia de valor que, ao gerar relevância econômica à árvore em pé, com o beneficiamento do seu fruto, protege a biodiversidade das florestas e proporciona uma fonte de renda para as comunidades locais. 

No processo de fabricação do Juçaí, a colheita é feita direto da juçara silvestre, de um jeito totalmente sustentável: 33% dos frutos são deixados para garantir a alimentação da fauna. Esta etapa inicial é realizada por um coletor, da própria comunidade local, que se organiza em cooperativas. Esses profissionais têm fortes raízes culturais com a palmeira e são muito importantes para o ecossistema. Eles não utilizam nenhum tipo de fertilizante sintético ou agrotóxico e contam somente com recursos naturais. Depois do despolpamento, as polpas são levadas para a fábrica instalada na região de Penedo (RJ), região de Mata Atlântica em que há grande incidência de palmeiras-juçara. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
REBECA LETIERI GUASTI DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp