20/05/2024 às 14h49min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h01min

Encontro de Motos: 2º ELA nas Ruas em SP terá show de rock, motohabilidade e passeio

Evento na Praça Charles Miller tem objetivo de conscientizar a população sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. Entrada é gratuita

EMERSON LEITE
IRS Comunicação

O Dia Internacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) será celebrado de maneira especial em São Paulo, dia 16 de junho (domingo), a partir das 9h, na praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu. Num dos palcos mais tradicionais da capital paulista, centenas de motociclistas de todo o Brasil vão se unir para a segunda edição do ELA nas Ruas, um encontro com objetivo de conscientizar a população sobre a doença. A entrada é gratuita e a programação reserva show de rock, sorteio de brindes, competição de motohabilidade e um passeio até a ponte Estaiada.

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE: https://bit.ly/3UpdMxp

Organizado pela ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e pela Associação Pró-Cura da ELA, o 2º ELA nas Ruas tem como embaixador o policial civil Zanoni Botelho, instrutor de motohabilidade e competidor internacional com certificação pelo Departamento de Polícia do Texas (EUA) para formação de policiais e outros instrutores.

Conhecido nos meios de segurança pública do Brasil e também dos amantes das duas rodas, Zanoni é o embaixador do evento e será o responsável por organizar o passeio dos motociclistas (com direito à parada na ponte Estaiada para fotografias dos participantes). “Digo sempre que fazer o bem faz bem! Mesmo sendo a primeira edição, no ano passado tivemos uma boa participação de motociclistas e neste ano esperamos que mais pessoas se juntem a nós nesta causa. O evento é aberto também para quem não é motociclista, pois teremos uma série de atividades lá na praça Charles Miller”, destacou Zanoni.

Conscientização - ELA é uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso da pessoa e gera uma paralisia motora irreversível. Não tem causa conhecida é é considerada rara, pois existem aproximadamente 15 mil novos casos por ano registrados no país. Em São Paulo, a Associação Pró-Cura da ELA e a ABrELA (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) são responsáveis por prestar atendimento aos pacientes e familiares.

Fundada em 2013, a Pró-Cura conta com 6 mil associados e um grupo de apoio de mais de 25 mil pessoas. “O Dia Internacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica acontece dia 21 de junho e, desde o ano passado, decidimos realizar este evento para que mais pessoas saibam da doença e juntos possamos lutar pelos direitos dos pacientes”, comentou Lina Pádua, presidente da Pró-Cura da ELA. “Somos muito gratas pela ajuda de todos, principalmente dos motociclistas, que abraçaram a nossa causa”. 

Monaliza Manzatto é advogada e conselheira da ABrELA - entidade com 25 anos que luta em prol da qualidade de vida de pacientes e familiares em todo o Brasil. O irmão dela, Dirceu Manzatto Junior, o Junão, teve o diagnóstico de ELA confirmado em 2017 e não pôde fazer o que mais gostava: rodar com uma Harley Davidson pelas estradas. “Quero que as pessoas saibam que essa doença existe e que, enquanto não houver a cura, que tenham um tratamento adequado. É fundamental transmitir essas informações sobre a doença, sobre os direitos desses pacientes e só com  a divulgação vamos conseguir isso. O tratamento precoce é o que dá qualidade de vida a essas pessoas”.

Apoio - Para que essas ações sejam possíveis, as empresas Softys Professional e 2W Motors Royal Enfield se ofereceram para patrocinar o evento. O apoio é da Motore, Xandão Motor Clean, Beto Motos, Los Condes Kustom, André Borges (Borjão), P. Talk Brasil, Prefeitura de São Paulo, Polícia Civil do Estado de São Paulo, Associação dos Investigadores de Polícia do Estado de São Paulo, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Clube do Porsche, IPA (International Association Police), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e ABIM (Associação Brasileira dos Instrutores de Motociclismo).

O 2º ELA nas Ruas busca, também, mais apoiadores para ajudar nas atividades programadas para o dia 16 de junho. Empresas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo telefone (11) 99619-8355.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EMERSON MOURA LEITE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp