12/05/2024 às 11h41min - Atualizada em 14/05/2024 às 00h04min

Dia das mães e as diferentes configurações familiares

Conheça formas de materna e como cada uma oferece um ambiente de amor e cuidado para os filhos

LA
pixabay

O formato das famílias brasileiras têm passado por significativas mudanças nas últimas décadas e as configurações tradicionais, compostas por mãe, pai e filhos, já não são mais os únicos padrões dominantes. Ao longo dos anos, tem-se observado na sociedade uma diversidade crescente nos arranjos familiares, que incluem uniões homoafetivas, coparentalidade, famílias monoparentais, adoção e famílias reconstituídas, são apenas algumas das novas composições.

De acordo com dados da PNAD as famílias monoparentais com filhos e chefia feminina representam cerca de 14,7% dos arranjos, uma proporção muito mais comum do que aquelas com chefia masculina, que representavam apenas 2,3% em 2022. A pesquisa também revela que, dos 75 milhões de lares no Brasil, 50,8% são chefiados por mulheres. Além disso, as mulheres negras lideram em número, com 21,5 milhões de lares (56,5%). 

Diante deste cenário, conheça famílias compostas por diferentes configurações. 
 

Aline e Alessandra 

Aline, de 26 anos, e Alessandra, de 32 anos, influenciadoras da Black Influence, são um casal de noivas que compartilham uma jornada única há 6 anos. Após 18 meses de relacionamento, decidiram seguir o caminho da fertilização in vitro (FIV),  hoje são mães dos gêmeos Jamal e Jawari. Como mães, mulheres negras, lésbicas e residentes da periferia, elas compartilham através das redes sociais suas experiências e desafios em torno da maternidade dupla, inspirando muitos com sua autenticidade e força.

 

Rachel Maia 

Conhecida por ser a primeira mulher negra a ocupar o cargo de CEO em uma grande empresa no Brasil, Rachel já liderou empresas de renome como Tiffany & Co Joalheria, Pandora e Lacoste Brasil. Na sua vida pessoal, a executiva optou por se tornar mãe solo aos 40 anos e deu à luz a sua primeira filha, Sarah Maria. Após quatro anos de espera no processo de adoção, Rachel adotou seu segundo filho, Pedro Antônio.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAISE ALVES DE CARVALHO SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp