09/05/2024 às 12h58min - Atualizada em 10/05/2024 às 16h06min

Saiba como sua panela velha pode virar um carro novo

Especialista explica como acontece a transformação dos resíduos de aço em novos produtos e destaca a importância da reciclagem para o meio ambiente

Guarulhos Comércio de Sucatas

Com o passar do tempo, panelas de aço enfrentam desgaste devido ao uso constante. Consequentemente, elas perdem sua utilidade original, tornando-se impróprias para uso seguro na cozinha. Nesse momento, é essencial que o descarte seja feito corretamente para possibilitar a reciclagem e transformação desses materiais em novos produtos.

Quando um produto perde sua capacidade de utilização, ele chega ao fim de sua vida útil. E no processo de reciclagem os materiais ganham vida nova. O aço é 100% reciclável e não perde nenhuma de suas propriedades, podendo ser reciclado inúmeras vezes, explica Rafael Barros, vice-presidente do Instituto Nacional da Reciclagem (INESFA), presidente do Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (SINDINESFA) e diretor da Guarulhos Comércio de Sucatas.

Composto essencialmente por uma combinação de ferro e carbono, o aço é amplamente empregado na indústria para fabricar uma variedade de itens utilizados diariamente pela população. Rafael aponta que, nas residências, podemos encontrá-lo também em geladeiras, fogões, estruturas de mesas e cadeiras, molas de colchões, bem como na estrutura das próprias edificações, como vigas de ferro e vergalhões presentes no concreto armado, entre diversos outros produtos.

Em geral, quando pensamos em reciclagem pensamos apenas na reciclagem de embalagens, e o aço estaria presente na lata de leite em pó, de atum ou de tinta, por exemplo. Porém, o aço está presente no nosso dia-a-dia muito mais do que nos damos conta, afirma o diretor da empresa.

Segundo dados do Instituto Aço Brasil, aproximadamente 630 milhões de toneladas de aço são recicladas no mundo a cada ano. Em 2022, o Brasil produziu 34.089 mil toneladas de aço bruto. Nesse total, cerca de 9 mil toneladas (26%) de sucata de ferro e aço reciclada foram utilizadas como matéria-prima na produção.

Especializada na reciclagem de aço e outros materiais, a Guarulhos Comércio de Sucatas processou mais de 150 mil toneladas de insumo de aço reciclado em 2023, retornando-os ao ciclo produtivo. Por meio da reciclagem, materiais como panelas e latas de tinta podem ser transformados em novos produtos, como carros, bicicletas, peças de eletrodomésticos, novas panelas e latas, entre outros. Além disso, a reciclagem de aço contribui diretamente para a preservação ambiental.

Além de evitar o envio de resíduos para os aterros, contribuição já muito conhecida, a reciclagem de aço diminui a necessidade de extração de minério de ferro da natureza para produção de aço novo. E ainda contribui para a descarbonização, já que a produção de aço com matéria prima reciclada gera menos emissões de gases de efeito estufa do que a rota de produção tradicional do aço. A reciclagem de fato constrói um mundo mais sustentável!, ressalta Rafael.


O processo de reciclagem do aço
 

A pessoa que deseja descartar uma panela que não lhe serve mais, um fogão velho ou qualquer outro resíduo de aço que tenha em sua casa, deve separar os materiais recicláveis para coleta seletiva ou destiná-los em pontos de coleta ou ecopontos das prefeituras.Você também pode levar os recicláveis direto às cooperativas, depósitos e pequenos pátios de reciclagem do seu bairro, os conhecidos “ferro velho”. Nós compramos destes pátios e das cooperativas os resíduos que já fizeram parte do seu dia-a-dia, orienta Rafael Barros.

Em 2023, o município de Guarulhos coletou 6.434 mil toneladas de resíduos, incluindo uma variedade de metais como embalagens, chapas de aço, latas e fios de arame. Os resíduos recicláveis coletados pela administração municipal são encaminhados para cooperativas de catadores, onde são separados e direcionados para o reciclador específico. 

A Guarulhos Comércio de Sucatas, por exemplo, coleta e transporta os resíduos de aço para seu pátio de reciclagem, onde ocorre a transformação do resíduo em insumo reciclado. Posteriormente, esses insumos são reciclados e encaminhados às siderúrgicas, onde iniciam um novo ciclo de vida.

O processo de reciclagem é o processo de transformação do resíduo reciclável em matéria prima reciclada. Nós recebemos todos os resíduos de aço e processamos. Separamos por tipo e trituramos, prensamos ou cortamos. Há vários tipos de processamento, para atender a demanda de abastecimento dos fornos das usinas siderúrgicas e fundições“, explica Rafael.

No entanto, o que parece ser um processo simples possui grandes desafios. De acordo com Rafael, a grande maioria dos objetos utilizados no cotidiano são feitos de diversos materiais, e alguns deles são difíceis de serem separados. Cerca de 25% do que a empresa recebe é composto por outros materiais além do aço, como plástico, espuma, têxtil, borracha, alumínio ou cobre.

Em nosso processo de reciclagem, utilizamos tecnologia para separar os materiais não ferrosos e tratamos esses resíduos em nossa Planta de Revalorização, a primeira da América Latina. Nela, separamos os demais materiais e damos a devida destinação dentro da economia circular, valorizando estes resíduos para reciclagem, reutilização ou reaproveitamento energético, afirma.


“A reciclagem é assunto de todos nós!”


Segundo Rafael Barros, a reciclagem do aço e de outros materiais vai além do descarte adequado e da coleta seletiva. Ele enfatiza que se trata também de uma questão comportamental, que demanda a responsabilidade de toda a sociedade.

"A reciclagem é assunto de todos nós! Afinal, todos nós fazemos parte deste ciclo. A responsabilidade da reciclagem é nossa, compartilhada: cidadãos fazendo melhores escolhas e encaminhando corretamente seus resíduos, empresas criando produtos que possam ser recicláveis e investindo na logística reversa, governos impulsionando a atividade e nós, os recicladores, de fato transformando o resíduo em matéria prima!, conclui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp