19/04/2024 às 13h36min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h03min

Projeto “Práxis Decolonial” realiza sua primeira exposição “CUMÉKI4GENTEFIK4?” em ponto de cultura e surpreende públic

As obras foram equipadas com fones de ouvido para proporcionar uma experiência imersiva.

Jéssica Souza
Jo Sant Anna
No último dia 06 de abril, aconteceu o lançamento do projeto “Práxis Decolonial”, uma iniciativa artística que visa explorar e promover um profundo diálogo entre as artes visuais e a experimentação sonora sob uma perspectiva decolonial. O projeto é uma colaboração das artistas visuais, Thaylla Barros, Leen Vandal e do artista musical Julio Rhazec. 

O lançamento aconteceu no Ponto de Cultura Espaço Balaioo com a abertura da exposição “CUMÉKI4GENTEFIK4?”. O público presente pôde conferir de perto sete telas produzidas pelas artistas visuais Thaylla Barros e Leen Vandal, sendo uma delas em colaboração entre ambas.

Para cada tela, as artistas musicais, Natacha Maurer e Julio Rhazec, compuseram uma paisagem sonora, para que os espectadores pudessem ter uma experiência imersiva junto a obra, apreciando além das obras com grandes detalhes e referências, um momento de entrega e reflexão. A paisagem sonora não apenas complementa as obras, mas também se torna parte integrante de uma performance musical conduzida por Julio Rhazec, enriquecendo ainda mais a experiência da exposição.

“O projeto foi pensado justamente para trazer uma nova experiência ao público, uma verdadeira imersão, o clima da exposição, luzes baixas, telas com iluminação focada, e claro os fones, levando o público a realizar uma apreciação individual, e com reflexões internas”, conta o artista Julio Rhazec.

Inspirado nos ensinamentos de intelectuais como Lélia Gonzalez, Oyèrónkẹ́ Oyěwùmí, Silvio Almeida e Ailton Krenak, o projeto Práxis Decolonial, se propõe a desafiar as narrativas convencionais e a incentivar uma reflexão crítica sobre as questões de racismo, sexismo, gênero e sustentabilidade demográfica.

Para a espectadora, Yasmin Souza, a exposição foi surpreendente, 'Nunca participei de uma exposição assim, foi uma experiência incrível, poder olhar cada obra, com uma trilha feita para ela, foi incrível, uma sensação diferente a cada tela, um sentimento único a cada olhar, confesso que tive que ver e rever as telas mais de uma vez, foi lindo, recomendo", conta.  

A exposição “Cuméki4gentefik4?”, terá sua próxima edição no dia 26 de abril, no ‘La Casa’, que está localizado na Avenida Cassiopéia, 126, no bairro Jardim Satélite em São José dos Campos-SP, com entrada gratuita.

Conheça mais sobre o projeto acessando o Instagram: @projetopraxis 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp