12/04/2024 às 18h15min - Atualizada em 15/04/2024 às 00h03min

Novas turmas do programa Fortalecendo Trajetórias têm inscrições abertas

Programa oferece reforço escolar, curso preparatório e acompanhamento pedagógico e social para adolescentes

Ana Luisa Lima
Divulgação IJCA

O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) abriu no último dia 1º as inscrições para as novas turmas da primeira fase do programa Fortalecendo Trajetórias. A iniciativa é destinada a jovens periféricos que buscam um reforço escolar na transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio e que almejam cursar a última etapa do ensino básico em instituições de referência na região atendida pelo instituto. As inscrições devem ser submetidas até o dia 21 de abril através de formulário online. Serão formuladas turmas presenciais e remotas, com aulas inaugurais nos dias 14 e 16 de maio para as modalidades presencial e remota, respectivamente.

Os inscritos devem ter de 13 a 17 anos e estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou o 1º ano do Ensino Médio em escolas públicas de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí ou Maricá. Também devem ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (R$2.118) e, no caso de alunos da modalidade remota, devem ter acesso a internet e equipamento para assistir as aulas, como celular, computador ou tablet.

Em um primeiro momento, 130 jovens serão selecionados para participar do Reforço Escolar de língua portuguesa e matemática ao longo do primeiro semestre de 2024. O objetivo é que esses adolescentes assimilem melhor os conteúdos dados na fase atual de aprendizado e nas anteriores. Posteriormente, 80 jovens desse grupo serão selecionados para seguir para o Curso Preparatório nas mesmas disciplinas ao longo do segundo semestre. A finalidade é prepará-los para as provas dos processos seletivos de instituições de ensino como IFRJ, Pedro II, entre outras.

“A primeira fase do Fortalecendo Trajetórias consiste no Reforço Escolar e no Curso Preparatório, mas o programa não se encerra na transmissão de conteúdo para entrar nessas instituições de referência. Entendemos que a juventude periférica enfrenta muitos desafios para acessar e também para permanecer nos estudos. Concluída a primeira fase, o Instituto JCA parte para o Acompanhamento Social e Pedagógico desses jovens, visando o apoio até que consigam entrar na universidade, se assim desejarem", explica Kenia de Oliveira, analista de projetos sociais do Instituto JCA.

Além das 130 vagas já previstas para início imediato, também será realizado um cadastro de reserva. Os alunos selecionados terão acesso a apostilas, uniformes, plataforma de ensino (na modalidade remota), auxílio passagem (na modalidade presencial), orientação sobre os processos seletivos de escolas públicas de excelência, além de almoço ou lanche (na modalidade presencial, de acordo com o turno das aulas).


Serviço 

Programa Fortalecendo Trajetórias

Inscrições: de 01 a 21 de abril, através do site do Instituto JCA - https://ijca.org.br/

Vagas: 130 para o Reforço Escolar, 80 seguirão para o Curso Preparatório

Início das aulas: 14 de maio para a modalidade presencial e 16 de maio para a modalidade remota

Telefone: (21) 97108-0952 (Whatsapp)

Endereço: Rodovia Amaral Peixoto, 2504, Baldeador – Niterói

 

Sobre o IJCA

O Instituto Jelson da Costa Antunes - IJCA é um investimento social familiar que, desde a fundação em 2004, contribuiu com a inserção de mais de 4 mil jovens de origem popular em espaços profissionais, primeiro emprego, escolas técnicas e de formação superior. Ao longo de sua trajetória também tem apoiado direta e indiretamente mais de 50 mil pessoas nos 18 anos de existência, ao articular e fomentar ações com parceiros do ecossistema socioeducativo, conectando a educação com as formações artísticas, culturais e esportivas. Ele está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, 2504, Baldeador, Niterói. 

Saiba mais sobre o Instituto no site https://ijca.org.br/ ou pelas redes sociais: @instituto.jca no Instagram e no Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp