26/04/2024 às 20h36min - Atualizada em 27/04/2024 às 20h11min

Dia Internacional das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação reforça a importância da capacitação para alcançar a equidade de gênero

Comemorado no dia 27 de abril, a data visa incentivar a inclusão feminina nas áreas TICs, colaborando para uma representatividade mais igualitária nos setores. Entidade filantrópica atua como agente transformador e dará oportunidades para jovens garotas se especializarem na área

Assessoria Comunicação Conectada
Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies
>Imagem de wavebreakmedia_micro no Freepik

No dia 27 de abril, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres nas Tecnologias da Informação e Comunicação, uma data que destaca a importância da presença feminina neste setor. Uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações (UIT) que surgiu há mais de 10 anos, este dia lembra a necessidade de promover a igualdade de gênero em um campo dominado por homens e de reconhecer as contribuições significativas das mulheres na tecnologia. 

De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Serasa Experian, a representação feminina no setor de tecnologia no Brasil é de apenas 0,07% — correspondendo a 69,8 mil profissionais. Este número é surpreendentemente baixo, considerando que 70,8% das mulheres entrevistadas concordam que a tecnologia é a profissão do futuro.

No entanto, apesar desse alto percentual de interesse, apenas 9,4% expressaram ambição de ingressar na área. A pesquisa identificou vários pontos percebidos como obstáculos para ingressar nesse campo, sendo que a maioria está relacionada à falta de habilidades, competências e experiência no âmbito tecnológico, bem como à escassez de recursos educacionais e às dificuldades no processo de aprendizado.

Esses dados destacam a necessidade de mais iniciativas para promover a inclusão de mulheres na tecnologia e a importância de criar um ambiente mais acolhedor e de apoio para as profissionais neste setor. A pesquisa também ressalta a importância de oferecer cursos públicos e projetos gratuitos para fomentar a participação e inclusão das minorias no setor de TI e Informática.

Sylvia Bellio, CEO da itl.tech e autora da série de livros “TI de Salto”, é uma agente transformadora que defende a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na tecnologia. Como a única mulher no conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil, Sylvia é um exemplo de liderança feminina que está fazendo a diferença na área de tecnologia.

“A jornada das mulheres na tecnologia pode ser desafiadora e solitária, lidando com questões como a desigualdade salarial e a Síndrome da Impostora, um fenômeno onde o indivíduo duvida de suas realizações e tem um medo persistente de ser exposto como uma ‘fraude’. Somos frequentemente ensinadas a seremos super-heroínas em todas as áreas da vida, o que pode levar à esta síndrome” afirma Sylvia Bellio, CEO da itl.tech

A executiva enfatiza a importância do apoio entre mulheres para criar espaços seguros de diálogo e empatia mútua. Além disso, ela acredita que a construção de uma rede de apoio forte e leal pode ser uma das principais alternativas para uma vida profissional mais feliz. As conexões realizadas são valiosas e fundamentais para entender que as mulheres não estão sozinhas e podem se ajudar a evoluir, apoiando-se e seguindo em frente juntas.

“Devido à minha experiência no mercado, sei como as iniciativas para apoiar projetos que estimulam o ingresso e permanência de meninas e mulheres na área de tecnologia são extremamente importantes”, explica a especialista. “Embora as mulheres representem mais da metade da população brasileira, elas continuam sendo minoria no mercado de trabalho tecnológico”, ressalta.

Série de livros reúne depoimentos e histórias de mulheres inspiradoras

A série de livros “TI de Salto”, idealizada por Sylvia Bellio, chegou ao seu quarto volume com 28 novas histórias de mulheres inspiradoras que atuam em TI e áreas correlatas. O objetivo da obra é dar visibilidade para essas mulheres, mostrar suas trajetórias de superação e conquistas, e combater a desigualdade de gênero na área.

“Contamos mais de 90 histórias inspiradoras ao longo desses anos, de mulheres que enfrentaram diversas barreiras e superaram desafios, mulheres que já foram jovens sem apoio e nenhum tipo de suporte. Senti que precisávamos fazer mais”, relata Sylvia.

O lançamento do Volume 4 foi marcado por um evento que reuniu grandes executivas e profissionais do setor, como Claudia Muchaluat, presidente da Intel Brasil,  considerada 'CEO do Ano' pelo grupo Gestao RH, e uma das 500 pessoas mais influentes na América Latina pelo Bloomberg Linea e Linkedin 'Top Voice'. Sílvia Fernandes, que possui mais de quinze anos de experiência em empresas como SAP e Google, Simone Okudi, que atua na Academia MCIO e já foi premiada pela IT Mídia como Executiva de TI do Ano para Bens de Consumo, Tara Risser, executiva internacional, presidente da Equinix Américas, entre tantas outras profissionais importantes do setor.

“O intuito do livro é inspirar mulheres que pretendem mudar de área ou até garotas que estão iniciando no mercado de trabalho e vêem na tecnologia a chance para criar uma carreira de sucesso. Quando essas histórias de superação são compartilhadas, mostram para outras mulheres e meninas que também podem realizar os seus sonhos e chegarem mais alto do que imaginam”, conta.

Inauguração de instituto que oferece capacitação de qualidade para meninas

O sucesso da série de livros inspirou a criação do Instituto TI de Salto, que visa capacitar jovens garotas na área de tecnologia e promover a diversidade e inclusão. A renda do livro será revertida para projetos do Instituto. Através de parcerias com empresas e instituições, a entidade filantrópica busca ampliar seu alcance e impactar mais jovens — visando inspirar, incentivar e incluir uma nova geração de mulheres na área de tecnologia.

Entre as propostas do Instituto, estão:

  • Estreitar relações com escolas técnicas, universidades e outras entidades com fins inclusivos complementares ao propósito do instituto;
  • Levar o programa de maneira mais eficaz até às jovens garotas;
  • Proporcionar o aumento de profissionais mulheres em TI;

“Hoje, 9,6 milhões de jovens não trabalham e nem estudam. Esse dado é preocupante e aflige o futuro. O Instituto TI de Salto quer fazer o possível para mudar esse número e vem com a missão de suprir a carência de representatividade feminina no setor de tecnologia e fazer com que mais garotas tenham a oportunidade de se especializarem e ingressarem no mercado de trabalho”, salienta Sylvia.

A entidade também conta com a colaboração de diversos fabricantes e parceiros que apoiaram e patrocinaram as edições dos livros da série. “Contamos com o apoio de nossos parceiros para transformar e impactar positivamente a tecnologia, e também, a vida de milhares de garotas que sonham em ter um futuro brilhante pela frente”, conclui.

Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia

Conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino no universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.


Sobre o Instituto TI de Salto

Com a missão de capacitar jovens meninas, fornecendo-lhes as ferramentas, conhecimento e suporte necessários, por meio da tecnologia e de profissionais que são destaque neste universo, o Instituto TI de Salto deseja torná-las profissionais de sucesso neste campo, promovendo a igualdade de gênero e a inclusão no setor de TI.

A entidade filantrópica quer inspirar, incentivar e incluir uma nova geração de mulheres, para que estas possam quebrar barreiras e construir um futuro mais equitativo e diversificado no universo tecnológico e em outras áreas.

 

Sobre a Itl.tech

Presente no mercado há mais de 20 anos, a empresa é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerado o maior canal de vendas Dell do Brasil. 

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos. A companhia participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp