12/04/2024 às 10h00min - Atualizada em 12/04/2024 às 20h06min

“Brinquedoteca - Vamos Brincar” entrega acervo de brinquedos e livros em Lorena

O projeto, que acontece nos dias 17 e 18 de abril, busca incentivar as crianças a se divertirem sem as telas, com realização de peça teatral e doação de acervo literário

Da redação
Gustavo Napoleon

O projeto “Brinquedoteca - Vamos Brincar” chega às escolas de Lorena/SP nos dias 17 e 18 de abril, por meio da entrega de estruturas de uma brinquedoteca, recheada de brinquedos e livros infantis. Além disso, será realizada uma intervenção teatral.

 

As ações, que acontecem em 18 de abril, também marcam o Dia Nacional do Livro Infantil, data do nascimento de Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças. Dessa forma, é uma celebração para enaltecer a importância da literatura infantil na cultura do Brasil.

 

A peça “Que Bicho é Esse” é uma história em que vários animais explicam o que é reciclagem, cada um na sua língua. Desse modo, a plateia tem que interagir com cada um dos animais para saber qual tipo de resíduo colocar em cada cor de caixa.

 

Assim, a brincadeira é descobrir através das dicas que o contador de história vai revelando, qual é o nome de cada animal e saber em qual cor se faz o descarte de cada material. Azul: papel/papelão; vermelho: plástico; verde: vidro; amarelo: metal; preto: madeira; laranja: resíduos perigosos (como pilhas e baterias); branco: resíduos de hospitais e serviço de saúde; e roxo: lixo radioativo.

 

Além disso, como muitas crianças já têm algum conhecimento sobre as cores de cada material, a ideia de relacionar a adivinhação dos bichos às cores dos materiais recicláveis passa a ser um elemento de motivação à interação com a contação e uma forma de fixar o conhecimento de maneira lúdica.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Brinquedoteca - Vamos Brincar” tem a produção da Walkmar Produções, com patrocínio da Valgroup, apoio da Incentivar produções e Webka e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal Reconstrução e União.

 

“Para a Valgroup, o cuidado com o meio ambiente, com a sociedade e com as boas práticas, sempre com transparência e ética, são base para a construção de um futuro melhor para as novas gerações. Reforçando o compromisso de promover o desenvolvimento social por meio da cultura e educação, temos o orgulho de apoiar este projeto, nas escolas em que serão implementados. Essa ação vai ao encontro do nosso propósito de elevar a qualidade de vida da sociedade”, pontua Eduardo Berkovitz - Diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup.

 

Sobre a Valgroup: Há mais de 45 anos no mercado, a Valgroup se tornou referência na produção, transformação e reciclagem de plástico, com operações no Brasil, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Uruguai, com aproximadamente 6.500 colaboradores atuando em 41 plantas produtivas e 7 plantas logísticas. Uma empresa consolidada, com o propósito de elevar a qualidade de vida da sociedade por meio de soluções inovadoras e sustentáveis, sendo uma das primeiras empresas do Brasil a assinar o Compromisso Global da Nova Economia do Plástico.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Brinquedoteca - Vamos Brincar” em Lorena/SP
 

Datas, horários e locais:

17/04 - 10h00

Instituição: EM Escola Leda Maria

Endereço: RUA DOM CARLOS CARMELO VASCONCELOS MOTTA, 65.

 

17/04 - 14h00

Instituição: EM Governador Mário Covas

Endereço: AV. SETE DE SETEMBRO, 510, BAIRRO DA CRUZ.

 

18/04 - 14h00

Instituição: EM Santa Edwiges

Endereço: RUA ANTÔNIO ESCADA, 250, VILA SANTA EDWIGES.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp