11/04/2024 às 10h36min - Atualizada em 11/04/2024 às 20h03min

Licenciatura em Letras: Português e Inglês EAD conquistam nota máxima no MEC

Nota 5 confirma a excelência dos cursos e qualifica o Senac EAD na prestação de serviços acadêmicos na formação de nível superior

Aline Oliveira
Senac EAD
Divulgação Senac EAD
O curso de graduação de Licenciatura em Letras: português e inglês do Senac EAD acabam de conquistar a nota 5 do Ministério da Educação (MEC). Esse conceito máximo é concedido apenas aos cursos que atendem aos indicadores avaliados pela comissão de reconhecimento de curso designados pelo MEC.

Com esse resultado, os estudantes têm a certeza de que a formação profissional escolhida segue as mais recentes diretrizes curriculares da BNC-Professores (Base Nacional Comum para a Formação de Professores do Ensino Básico) com alto grau de excelência.

 Ou seja, a proposta do curso preza pela construção de conhecimentos, bem como pelo desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes ao longo de sua formação inicial para exercerem sua prática pedagógica de forma eficaz e alinhada às principais demandas da Educação Básica.

Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Carolina Cascino da Cunha Carneiro, Doutora em Educação e Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos EAD, ter obtido a nota máxima no reconhecimento do curso reflete a excelência frente aos indicadores propostos no instrumento de avaliação do MEC.

“O reconhecimento de um curso de ensino superior é muito importante para os estudantes, por garantir que o diploma obtido ao completar o curso seja reconhecido e valorizado no mundo do trabalho, bem como permite a formação continuada dos estudos em programas de pós-graduação”, esclarece.

É válido acrescentar que os requisitos analisados, incluem: qualidade do ensino, suporte ao estudante, infraestrutura tecnológica e pedagógica, qualificação do corpo docente, metodologia de ensino, entre outros.

O curso de Licenciatura em Letras: português e inglês EAD iniciou em abril de 2021 e terá os primeiros concluintes no segundo semestre de 2024. “Podemos destacar no curso a preocupação em preparar professores para os cenários encontrados no território nacional ao abordar, profundamente, as várias modalidades. Entre as principais, podemos citar: a educação no campo, educação especial na perspectiva inclusiva, educação indígena, educação quilombola, educação a distância e educação de jovens e adultos, que colaboram para a qualidade educacional no país, voltada à inclusão dos diferentes atores escolares”, pontua Maria Carolina.

 Os cursos de Licenciatura no Senac EAD

Além da Licenciatura em Letras, Português e Inglês, o ensino à distância do Senac oferece também as graduações: Licenciatura em História, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Pedagogia.

“Todos os interessados em ingressar nos cursos de graduação do Senac EAD terão a oportunidade de desenvolver, no seu processo formativo, o protagonismo, tomando como premissa a reflexão crítica sobre as práticas e o exercício profissional, e, desta forma, potencializando a construção da identidade profissional docente”, explica a coordenadora.

Nos cursos de licenciaturas na modalidade a distância, os estudantes têm a possibilidade de, a partir do terceiro período, antecipar as disciplinas do oitavo período, cursando simultaneamente com o programa de seu período de origem. Conseguindo a aprovação, conclui o curso em menos tempo (ao invés de 4 anos, pode finalizar em 3 anos e meio).

Jeito Senac de Educar

Com metodologia que reforça a importância de unir a teoria à prática, os cursos de Graduação EAD permitem que o estudante combine seus horários e seu local de estudos com outras atividades do seu dia a dia. Dessa maneira, o aluno tem a flexibilidade de horário e comodidade para o aprendizado, estudando onde e quando ele achar melhor.

 
Maria Carolina destaca outros diferenciais dos cursos de licenciatura:
 
  • Professores mestres e doutores, que oferecem acolhimento durante sua jornada;
 
  • Ensino por competências, fundamentado em três pilares: conhecimento, prática e engajamento;
 
  • Prática pedagógica que oferece estágios, atividades complementares, ações extensionistas e práticas de ensino;
 
  • Projetos integradores que auxiliam na integração de diversos conteúdos, bem como no desenvolvimento de competências socioemocionais;
 
  • Aulas semanais ao vivo, com momentos para tirar dúvidas;
 
  • Parcerias com instituições em todo território nacional.

O Senac EAD conta com ambiente virtual de aprendizagem inovador, com interface moderna, dinâmica e acessível. Além disso, possui uma estrutura tecnológica completa com:
 
  • Programa de ambientação antes das aulas começarem;
 
  • Conteúdo elaborado por especialistas do mercado;
 
  • Acesso à biblioteca virtual com mais de 30 mil títulos disponíveis;
 
  • Recursos didáticos digitais produzidos por equipe especializada em EAD;
 
  • Aulas compostas por e-book e recursos audiovisuais diversificados;
 
  • Utilização de obras da série universitária, com selo de qualidade da Editora Senac;
 
  • 350 polos próprios espalhados por todo o Brasil.


Mundo do Trabalho

O profissional licenciado em letras pode atuar na docência para o ensino fundamental, ensino médio, educação profissional, bem como no ensino superior, incluindo os programas de pós-graduação, em escolas públicas e particulares, em diversos tipos de empresas e vários setores na área de línguas e comunicação.

As atribuições podem acontecer dentro e fora da sala de aula e o profissional também pode exercer outras atividades, como:
 
  • Pesquisador e consultor;
 
  • Desenvolvedor de metodologias;
 
  • Revisor de materiais didáticos;
 
  • Gestor, diretor, supervisor no sistema educacional;
 
  • Coordenador, orientador e responsável técnico de projetos e atividades em espaços ou ambientes de educação formal, ou não formal.


“O principal objetivo, nos cursos, é preparar o futuro profissional para atuar no magistério, desenvolvendo potencialidades para a prática em sala de aula, tornando-o apto a organizar e continuamente rever seus procedimentos de forma contextualizada e de acordo com uma reflexão teórica autônoma”, conclui Maria Carolina.

Portanto, no Senac EAD, o interessado tem a segurança de adquirir uma formação de qualidade e com diploma reconhecido em todo território nacional. Para conhecer o portfólio completo dos cursos, acesse o site da instituição.

Sobre o Senac EAD
Com mais de 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp