09/04/2024 às 16h41min - Atualizada em 10/04/2024 às 00h04min

Encontro literário celebra os 500 anos de Camões, em São Paulo

Realizado pela Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, o evento contará com a presença das escritoras Natalia Timerman e Morgana Kretzmann e dos professores Jorge Fernandes da Silveira (UFRJ) e Adma Fadul Muhana (USP)

Mariany Alves Bittencourt
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

No dia 13 de abril (sábado), a partir das 10h30, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano vai celebrar os 500 anos daquele que é considerado maior poeta da língua portuguesa: Luís Vaz de Camões. Realizado na própria Fundação, localizada no bairro do Morumbi, na capital paulista, o encontro literário vai reunir ícones da literatura para discutir a obra de Camões a partir de diferentes perspectivas. Na ocasião, será inaugurada uma exposição sobre o poeta, que estará disponível para visitação até final de maio. 

Esse será o primeiro evento da Série Literária 2024, que busca conectar o público com a sensibilidade das palavras de grandes nomes da literatura mundial. “Para este encontro, tentamos montar a programação de modo a aproximar o público contemporâneo de um autor que muita gente só lê na escola, quando lê, mas que todo mundo já ouviu falar”, afirma o escritor Rodrigo Lacerda, que, junto ao poeta Felipe Franco Munhoz, é responsável pela curadoria da série.  

A abertura do evento será conduzida pelo professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jorge Fernandes da Silveira, que vai realizar uma apresentação geral da vida e da obra de Camões, no painel “Camões, por uns versos seus tão concertados”. O curador Rodrigo Lacerda explica que a ideia é permitir que a plateia comece o dia tendo um arco biográfico básico na cabeça e possa, então, acompanhar melhor as referências às obras.  

Após o almoço, a partir das 14h, a professora da área de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP) Adma Fadul Muhana vai aprofundar um importante aspecto do gênero épico, “o conflito interno entre o elogio da conquista e o reconhecimento das tragédias que causa”, na palestra “Entre a vitória e a derrota, o poeta”.  

Em seguida, as escritoras Natalia Timerman e Morgana Kretzmann conduzem, às 15h30, a terceira parte do encontro, na qual haverá leituras de trechos de Camões. Dentro da proposta “Camões na rua”, que dá nome à parte final do evento, a dupla de ficcionistas traça uma investigação sobre a receptividade da obra do poeta clássico em relação aos leitores de hoje. 

Por mares nunca dantes navegados  

Nascido em Lisboa, no ano de 1524, Luís Vaz de Camões foi um poeta e dramaturgo que se tornou referência basilar do cânone literário mundial. Sua obra atravessou os séculos e permanece viva, consolidando-se tanto na lírica, a exemplo de seus famosos sonetos, como na épica, cuja obra-prima é “Os Lusíadas”, de 1572.  

“Camões é para a língua portuguesa o que Dante é para a italiana, Shakespeare para a inglesa, ou Goethe para a alemã; um autor-base, criador e consolidador de usos linguísticos que estão por aí até hoje”, diz Rodrigo Lacerda. “Além disso, é o autor da maior epopeia escrita na nossa língua”, acrescenta. 

Série Literária “Vamos Falar De...” 

Chegando ao seu terceiro ano, a série literária traz uma novidade: para além de discutir a obra de grandes autores, como nos encontros sobre os 500 anos de Luís de Camões e 80 anos de Paulo Leminski, os eventos vão abordar as literaturas de países e continente – a irlandesa, a russa e a africana. 

“Vamos falar da literatura produzida nesses locais por meio de alguns autores referenciais, como James Joyce, no caso da literatura irlandesa”, explica o pesquisador Érico Vital Brazil, responsável pela elaboração e produção executiva das séries culturais da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. “Assim como nos últimos anos, vamos trazer para as reflexões especialistas renomados nos temas de cada encontro”, afirma Érico. 

SERVIÇO 

Evento: “Vamos falar de... 500 anos de Camões” 

Dia 13/04, das 10h30 às 17h, com intervalo para almoço, das 12h às 14h 

Ingressos pelo site do Sympla

Meia entrada para estudantes e pessoas com mais de 60 anos 

Av. Morumbi, 4077 - São Paulo (SP) 

Reservas pelo telefone: (11) 37420077 

 

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a instituição é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições e várias atividades culturais, focadas na história do nosso país e nas diversas fases que constituem o Brasil – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado. Mais informações: https://www.fundacaooscaramericano.org.br/  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp