08/04/2024 às 14h22min - Atualizada em 09/04/2024 às 04h02min

Espetáculo “Aventura na Floresta” traz reflexões sobre os cuidados com a natureza a São Francisco do Sul

Apresentações gratuitas acontecem nos dias 9, 10 e 11 de abril para crianças de 03 escolas públicas da cidade

Da redação
Divulgação

As apresentações do projeto “Aventura na Floresta” acontecem entre os dias 9, 10 e 11 de abril nas escolas públicas EBM João Germano Machado, Escola Municipal Dr. Franklin de Oliveira e Escola Municipal João Dias, na cidade de São Francisco do Sul (SC). Todas as exibições serão gratuitas.

 

O projeto tem o objetivo de trazer aos alunos uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente. Pensando na acessibilidade e inclusão, o projeto gratuito conta com um monitor para auxiliar o público no espaço e orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações. Além disso, o evento conta com acessibilidade arquitetônica local (rampa, banheiro, etc) e intérprete de libras. O vídeo do evento também será disponibilizado de forma gratuita na internet, no YouTube, com audiodescrição.

 

O espetáculo narra a história de três adolescentes que estão fazendo um passeio pela floresta, e têm a oportunidade de conhecer um pouco sobre a nossa flora e fauna, além de aprender sobre a preservação desse ambiente. Eles conhecem alguns animais como a cobra, o macaco, um gavião e uma onça, que passam esses conceitos de preservação e de sustentabilidade. Eles também têm contato com alguns personagens do nosso folclore ligado às matas, como a mula sem cabeça, o saci e o curupira, e enfrentam algumas das ameaças que a floresta sofre, encontrando caminhos para compreender as consequências do desmatamento e da poluição nesse ecossistema.

 

O grupo se reúne para defender a floresta, e se tornam os grandes disseminadores dessa mensagem em seus grupos, para a preservação da natureza. Ao final, os personagens e o público participante se unem para a proteção de nossas matas e assumem o compromisso de ajudar a propagar essa mensagem tão importante para as nossas crianças, que são o futuro da nação.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área desmatada na Amazônia foi de 9.001 km² entre agosto de 2022 a julho de 2023, o que seria equivalente ao tamanho da República de Chipre. Além disso, o bioma amazônico também sofre com os efeitos do desmatamento ilegal e seca história na região.

 

Em outubro de 2023, o estado amazônico registrou 3,9 mil focos de queimadas, a pior taxa dos últimos 25 anos. Dessa forma, os projetos infantis como o “Aventura na Floresta” são muito importantes para a conscientização das crianças a respeito dos cuidados com a natureza, pois pequenos gestos podem proporcionar uma grande diferença.

 

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Aventura na Floresta” tem a produção da Cia Metrópole de Teatro, apoio da Webka Distribuidora, com patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal. É realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

"Através do patrocínio de iniciativas socioculturais, a ArcelorMittal reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua e, principalmente fomenta atividades que dialogam com seus valores, estimulando ações em áreas como a educação, a cultura, saúde e meio ambiente", afirma Fernanda Valadares, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais da ArcelorMittal em Santa Catarina

 

ArcelorMittal em Santa Catarina

A ArcelorMittal mantém operação em Santa Catarina há mais de 20 anos, através da sua unidade Vega, em São Francisco do Sul, que atua na transformação de aços planos decapados, laminados a frio e revestidos que atendem principalmente os setores automobilístico, de eletrodomésticos e da construção civil, entre outros segmentos. A unidade também se tornou a primeira indústria do aço da Região Sul e uma das primeiras do Brasil a conquistar a certificação internacional ResponsibleSteel™, que estabelece padrões internacionais de processamento e produção responsável do aço, reconhecendo o alto padrão dos processos de produção da unidade e ações realizadas em prol da transformação social, sustentabilidade, diversidade e inclusão em sua região. A ArcelorMittal em SC realiza a maior obra de expansão da sua história, com o incremento de uma nova linha de galvanização e recozimento contínuo que será concluída em 2024. A expansão ampliará sua capacidade produtiva de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço anuais. Desde o início de suas operações em Santa Catarina, a ArcelorMittal já investiu mais de R$24 milhões em ações de Desenvolvimento Comunitário, Educação, Saúde, Cultura e Esporte em São Francisco do Sul, além de atuar por meio de repasse de recursos via Leis de Incentivo fiscal.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Aventura na Floresta” em São Francisco do Sul (SC)
Datas, horários e locais:

 

Data/Hora: 9 de abril, às 9h30 e às 13h15

Escola: EBM João Germano Machado

Endereço: Rua Professora Maria Stella Martins, 542

 

Data/Hora: 10 de abril, às 10h00 e às 13h30

Escola: Escola Municipal Dr. Franklin de Oliveira

Endereço: Rodovia Duque de Caxias, s/n°, Bairro Reta

 

Data/Hora: 11 de abril, às 10h00

Escola: Escola Municipal João Dias

Endereço: Estrada Geral do Forte, 1588, Bairro Forte


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp