06/04/2024 às 12h21min - Atualizada em 07/04/2024 às 00h03min

Diego Ribas, craque do futebol, compara seu esporte e fisiculturismo no Arnold Sports Festival South America 

Campeão brasileiro e da Libertadores, ele fala sobre o jogo mental no esporte no Expo Center Norte

Flavio Perez Guimarães
Savaget Group
Começou nesta sexta-feira (5), no Expo Center Norte Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), o Arnold Sports Festival South America, evento multiesportivo organizado pela Savaget Group. O evento deve receber mais de 100 mil pessoas em três dias.

Neste primeiro dia, um dos nomes convidados do setor de Bem-Estar do encontro foi o craque Diego Ribas, ex-Flamengo e Santos F.C. O talentoso jogador paulista conquistou títulos de expressão pelos dois clubes, além de brilhar nos gramados da Europa em clubes como Atlético de Madrid, Porto, Werder Bremen, Juventus, Wolfsburg e Fenerbahçe.

No Arnold Sports Festival South America, Diego Ribas, que pendurou as chuteiras em 2022, falou sobre gestão de liderança, resiliência e disciplina, itens importantes para qualquer profissional que queira ser bem-sucedido, independentemente da área de atuação. 

Diego, que tem 39 anos, acredita que fisiculturismo, um dos carros-chefe do evento, e futebol têm muita coisa em comum. Atletas das duas modalidades convivem com dor e treinos à exaustão. Para suportar isso, os atletas das duas modalidades precisam ter disciplina e foco.

''Força mental, cuidados físicos, vida saudável e equilíbrio emocional. São algumas qualidades que podem ser comparadas entre as duas modalidades. Eu vejo muito a disciplina do mundo do bodybuilding que nós acompanhamos. São mundos que se conectam'', disse o craque. 

''Falo que temos a dor do crescimento, né? A dor do alto rendimento. Ela faz parte, nós temos que lidar com ela, só crescemos no desconforto. Então é fundamental ter isso. O treinador é muito importante para nos direcionar nessa questão, nos incentivar. Isso é algo que eu vivi no futebol e que trouxe muitos ganhos para a minha vida''.

Diego Ribas passou 12 anos na Europa, vivendo em cinco países. Teve diversos treinadores, com metodologias diferentes. Segundo ele, só sobrevive atletas que têm resiliência, que conseguem conviver com as dificuldades e também com as rejeições. 

Quando jovem, aos 19 anos, alguns treinadores sugeriram que ele não tinha potencial para seguir no futebol. ''Consegui e tive sucesso na Europa. Assim como o Vini Júnior. Ele era uma realidade no Brasil, foi para o Real Madrid e teve muitas dificuldades no começo. E nós vemos que a maioria dos jogadores, diante das dificuldades desses primeiros anos no exterior, retornam ao Brasil. É preciso entender que é um recomeço de carreira, quando você vai para a Europa. E a mentalidade de se reinventar, de evoluir, é fundamental para você permanecer lá. É preciso respeitar culturas e regras. Na Europa não há tantas regalias como no Brasil.

O evento multiesportivo organizado pela Savaget Group contará com mais de 11 mil atletas em 30 modalidades esportivas, com destaque para as competições de bodybuilding no palco oficial.

As competições de fisiculturismo tiveram 100% dos ingressos vendidos e distribuem Pro-Cards para os principais campeonatos da modalidade nos Estados Unidos, honrando o nome do astro e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, idealizador do evento no mundo.

Na torcida por Santos e Flamengo.

O Santos F.C., clube que lançou Diego Ribas para o mundo do futebol, vai disputar a final do Campeonato Paulista de 2024 contra o Palmeiras, nesse domingo (7), no Allianz Parque, em São Paulo (SP). A equipe venceu o primeiro duelo por 1 a 0 na Vila Belmiro, em Santos (SP) por a 1 a 0 e joga pelo empate.

Diego, que vestiu a 10 que foi do Rei Pelé no alvinegro, deseja sorte ao ex-time na partida decisiva, mesmo sabendo do favoritismo do Palmeiras.

''Parabéns ao Santos por estar se reconstruindo, pois passou por dificuldades, até de gestão, e é um clube que merece estar no mais alto nível. E vejo retornando, pouco a pouco, uma equipe super competitiva, desejo tudo de bom nessa final. Vai enfrentar realmente uma grande equipe que está sempre competindo por títulos''.

Já o Flamengo está muito perto de ganhar o Campeonato Carioca com o técnico Tite. A equipe disputa a final nesse sábado (6) contra o Nova Iguaçu, depois de vencer o primeiro jogo por 3 a 0. ''O Flamengo está com a mão na taça. Mas no futebol, tudo pode acontecer. Se o Flamengo mantiver a concentração, vai ser campeão, merecidamente. Fez uma campanha impecável''.

Sobre a Savaget Group:
Idealizada por Ana Paula Leal Graziano, promotora de eventos há mais de trinta anos, a empresa é responsável por organizar alguns dos mais importantes encontros de fitness, nutrição e bem-estar do país.

O Arnold Sports Festival, que completa dez anos em 2024, e o Mr. Olympia Brasil Expo são dois desses eventos de destaque, considerados os maiores eventos multiesportivos da América do Sul, reunindo em feiras e competições uma legião de apaixonados por saúde.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp