26/04/2024 às 13h12min - Atualizada em 26/04/2024 às 16h14min

Ayrton Senna: o legado do fenômeno brasileiro da Fórmula 1

*Willian Pereira Maia

Willian Pereira Maia
Rodrigo Leal

Nascido no dia 21 de março de 1960, em São Paulo, Ayrton Senna da Silva precisou de apenas 24 anos para chegar à principal categoria automobilística do mundo e chegou com um talento inegável. Seus curtos 34 anos de vida foram suficientes para marcar seu nome eternamente no mundo esportivo, com três títulos mundiais nos anos de 1988, 1990 e 1991. Conhecido pelo seu estilo agressivo e com habilidades muito maiores do que os padrões da época, o piloto brasileiro trouxe, além de títulos, a aproximação de um país por uma modalidade esportiva, muito distante da paixão nacional.

No dia 01 de maio, há 30 anos, Senna se acidentou fatalmente no circuito de Ímola, na famosa curva Tamburello, que já havia vitimado alguns outros pilotos com acidentes menos graves, mas bastante assustadores. Ayrton Senna se preocupava com a segurança da pista, não somente pelo histórico, mas também pelo fato de que Rubens Barrichello tinha se acidentado naquela semana e Roland Ratzenberger havia perdido a vida no dia anterior da grande corrida. Mesmo com a preocupação, Senna correu e, infelizmente, não completou a prova.

Devemos agradecer o privilégio de ter o nome de Senna gravado para sempre no esporte brasileiro e, para aqueles que assim como eu, não tiveram a possibilidade de ver uma corrida dele ao vivo, reconhecer o talento e ajudar a manter vivo o legado. História que transcende o esporte e chega ao Instituto Ayrton Senna, fundado em 1994, após o acidente fatal.

O instituto em memória ao esportista já realizou mais de 30 milhões de atendimentos pelo Brasil e tornou real um antigo sonho do piloto. Ayrton Senna foi muito mais do que apenas um grande atleta, foi um exemplo dentro e fora das pistas, deixou um dos maiores legados já vistos no país, e nos enche de orgulho em dizer que nos representou da melhor maneira possível.

Recordar dele neste dia, é manter acesa a chama da sua história que jamais será substituída. Porque Ayrton, Ayrton Senna, é do Brasil!

*Willian Pereira Maia é Especialista em Educação Física Escolar, professor e tutor dos Cursos de Pós-Graduação na Área de Educação Física e Esporte do Centro Universitário Internacional Uninter.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp