03/04/2024 às 14h52min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h02min

Dicas para combater a falta de energia e criar uma rotina saudável

Identificar a origem é o primeiro passo para superar a falta de disposição. Fatores como o estresse, má alimentação e falta de sono adequado podem contribuir para esse problema.

2PRÓ Comunicação
https://www.ciaathletica.com.br/
Divulgação: Cia Athletica

A indisposição para encarar o dia pode afetar nossas atividades e comprometer nosso bem-estar. A falta de energia, que parece impossível de superar, torna os dias mais difíceis e tarefas simples podem parecer grandes desafios.

Se você está familiarizado com essa sensação, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas enfrentam desânimo e falta de vigor físico, mas a boa notícia é que existe uma solução ao alcance de todos: a prática regular de exercícios físicos.

“Identificar a origem é o primeiro passo para superar a falta de disposição. É importante entender as possíveis causas dessa falta de energia. Fatores como estresse, má alimentação, falta de sono adequado e até mesmo questões de saúde podem contribuir para esse problema. Quando ocorre em períodos espaçados e logo vai embora, pode não ser algo problemático, porém, quando essa indisposição é duradoura e acontece com certa frequência, aí sim pode ser algo mais sério.”, afirma Monica Marques, sócia e diretora técnica da Cia Athletica. 

Mas independente da forma, o seu bem-estar é prioridade e, por isso, o ideal para identificar as causas é o acompanhamento com profissionais da saúde. Por isso, ter hábitos saudáveis é fundamental para combater a sensação de falta de energia. Alimentação balanceada, sono de qualidade e hidratação também são medidas importantes.

Com a vida agitada e cheia de momentos imprevisíveis é muito comum que a gente abra mão de uma refeição completa e saudável, ou acabe abdicando do sono necessário para recuperar as energias. Por isso, é importante ter uma rotina a ser seguida, com horários definidos e cardápios planejados. Além disso, vale a pena considerar suplementos vitamínicos, sempre sob orientação médica, no caso de alguma taxa estar desregulada. 

Exercícios para recuperar o pique

A prática regular de exercícios físicos é um dos melhores remédios para quem enfrenta desânimo e falta de vigor. 

“Considere dedicar um tempo do seu dia para prática de atividades físicas, como começar na academia, ou fazer caminhadas na rua. Faça caminhadas curtas, aumentando gradualmente a intensidade. Tente mudar a rota que você costuma fazer e conhecer caminhos novos, o contato com a natureza também contribui para a sensação de bem-estar.”, ressalta Marques.

Além dos exercícios, alguns cuidados adicionais podem impulsionar sua disposição diária. Mas lembre-se de que esses hábitos devem ser mantidos a longo prazo para garantir uma melhora significativa, como qualidade do sono, alimentação balanceada, hidratação adequada, check-up médico e momentos de relaxamento, como leitura, meditação ou hobbies que você aprecie.

Sobre a Companhia Athletica

A Companhia Athletica está presente no mercado há 38 anos e conta com 16 unidades em operação nas 5 regiões do país, tendo se firmado como referência no fitness brasileiro pela seriedade e profissionalismo em seus processos de cuidar das pessoas. É uma academia completa para todas as fases da vida: do bebê ao bisavô, e tem no seu DNA o compromisso de fazer o aluno sair sempre melhor do que entrou.

A primeira unidade foi inaugurada em 1985, em São Paulo. Instalada na Rua Kansas (Brooklin), nascia como primeiro espaço construído especialmente para abrigar uma academia de ginástica no Brasil.

Foi a primeira rede de academias a funcionar aos sábados, domingos e feriados (exceto Natal e Ano Novo), oferecendo também um dos maiores parques aquáticos do Brasil, com 20 piscinas, sendo 10 semiolímpicas. Juntas, as unidades somam mais de 60 mil metros quadrados de área construída de academia, fora estacionamentos.

Sempre em linha com as novas tendências, hoje a rede de academias disponibiliza para os seus alunos uma infraestrutura de primeira: localização privilegiada pela comodidade e segurança, equipamentos de última geração, ambientes exclusivos para diversas modalidades esportivas e todas as idade, professores especialistas e tecnologia a favor da melhor experiência do aluno como o CiaOn: aplicativo de celular que reúne diversas funcionalidades, como a grade de horário das aulas, agendamento de serviços, os treinos elaborados pelos professores e agora também o CIA GO (aulas e treinos virtuais).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp