03/04/2024 às 12h23min - Atualizada em 04/04/2024 às 04h01min

Educação Pública de Lençóis Paulista alcança resultado positivo em 2023

Com patrocínio exclusivo da Lwart Soluções Ambientais e parceria com o poder público, entidade sem fins lucrativos Parceiros da Educação atua para aumentar a qualidade no sistema educacional público.

Felipe Rariz
Lwart

A educação pública na cidade de Lençóis Paulista obteve um resultado positivo em 2023, de acordo com as avaliações realizadas pelo Programa de Redes Municipais, iniciativa da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Parceiros da Educação, que atua de maneira conjunta com o poder público e a iniciativa privada para melhorar a aprendizagem dos alunos nas escolas da rede municipal de educação. De acordo com a metodologia do Programa, os indicadores das avaliações aplicadas medem o desempenho de alunos, professores, coordenadores pedagógicos e diretores e focam no desenvolvimento dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

Na avaliação somativa, um dos aspectos considerados é o Nível de Proficiência dos estudantes. Em Língua Portuguesa, a porcentagem dos alunos classificados como muito bom e bom totaliza 78%, enquanto em Matemática essa soma alcança 74%, abrangendo um total de mais de 4.900 alunos avaliados.

Outro recorte é a Apreciação de Saberes, instrumento de avaliação para professores e coordenadores pedagógicos.  O instrumento tem como objetivo mapear e acompanhar os saberes já construídos pelos profissionais. Envolve, prioritariamente, as competências específicas da dimensão 1. Conhecimento Profissional, indicada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O aspecto positivo diagnosticado na Apreciação de Saberes mostra um avanço em relação ao engajamento dos professores e demais profissionais da educação, com o modelo de atuação proposto pela Parceiros da Educação, o que tem contribuído de forma significativa nos resultados apontados. A ação resultou em uma participação ativa, com 85% de frequência média nas formações oferecidas, refletindo diretamente na qualidade do ensino e no desenvolvimento dos alunos.

Importante salientar que, ao final de 2023, a Rede Municipal de Lençóis Paulista, alcançou o índice de 92% dos alunos alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental I, resultado relevante quando olhado em conjunto com os dados nacionais da educação, que indicam que apenas 43,6% dos alunos estão alfabetizados ao final do mesmo ano escolar no país.

Em Lençóis Paulista, a OSCIP Parceiros da Educação é patrocinada pela Lwart Soluções Ambientais, empresa líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado que tem como um de seus pilares o compromisso com o desenvolvimento social. “Na Lwart acreditamos que a educação possui papel fundamental na promoção da transformação social, que se deseja para todo o país. Os nossos valores, pautados pela responsabilidade social e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, encontram sinergia com a missão da Parceiros da Educação e com o propósito da Secretaria Municipal de Educação, fortalecendo ainda mais nossa dedicação em promover uma educação de qualidade e acessível para todos", afirma Rosana Otsubo, Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da Lwart Soluções Ambientais.

A Parceiros da Educação atua desde 2022 no município, visando melhorar o aproveitamento escolar ao integrar a sua metodologia às metas operacionais pactuadas no planejamento da Secretaria Municipal de Educação e das Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo.

“Desde 2022, a parceria entre a Lwart Soluções Ambientais, a Parceiros da Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Lençóis Paulista tem alcançado resultados significativos, impactando positivamente o aprendizado dos alunos e a comunidade escolar. Os frutos dessa colaboração são visíveis não apenas nos números, mas também na transformação das experiências educacionais dos estudantes e no fortalecimento da comunidade escolar como um todo”, afirma Rafael Machiaverni, Diretor Geral da Parceiros da Educação.

"Temos um trabalho de construção em conjunto. Sempre digo que a parceria funciona como uma forma de auditoria de gestão pedagógica, para que a Rede identifique seus pontos de melhoramento. Nessa trajetória, principalmente durante as formações, reuniões e diálogos, percebemos que essa construção envolve muito mais, e preza pelo estabelecimento de processos pedagógicos. Nos últimos anos, a rede está elaborando o currículo municipal, e o trabalho da Parceiros é muito importante nesse processo. É indispensável que tenhamos papéis claros e a noção de que cada profissional representa um elo para que o trabalho contemple, da melhor maneira, os destinatários finais, que são os alunos, e a parceria viabiliza que estejamos sempre próximos desse ideal."  Railson Rodrigues, Secretário Municipal de Educação.

Sobre Lwart Soluções Ambientais

Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado, e única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II) a partir desse resíduo. Como empresa que tem a transformação em seu DNA e a sustentabilidade como principal pilar, também coleta, destina e transforma diversos tipos de resíduos sólidos comerciais e industriais. A Lwart Soluções Ambientais atende cerca de 80 mil clientes todos os anos, possui uma fábrica para produção de óleo básico de alta performance a partir do óleo lubrificante usado, localizada em Lençóis Paulista (SP), bem como 19 unidades de armazenamento temporário de resíduos espalhadas pelo Brasil. Mais informações em www.lwart.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp