02/04/2024 às 11h38min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h01min

Estudante mineiro participará da 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia, na Finlândia

Bernardo Guimarães Ferreira, aluno do Colégio Santo Agostinho - Nova Lima representará o Estado na competição

Interface Comunicação
Divulgação/Rede Lius

Minas Gerais terá um representante na 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), que este ano será realizada na Finlândia. Bernardo Guimarães Ferreira, estudante da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Agostinho - Nova Lima, foi classificado na seletiva realizada em Belo Horizonte, no mês de fevereiro. Apenas dois estudantes brasileiros se classificaram  para a 32ª IPO, que será realizada de 16 a 19 de maio em Helsinque.

A olimpíada é um evento global que conta com a participação de cerca de cinquenta países e recebe o apoio da UNESCO e da Federação Internacional de Sociedades de Filosofia. A IPO conta com uma rica programação educacional, cultural e social. Para Bernardo, participar da competição abre importantes portas na vida. “Esta experiência vai ser ótima para a minha vida pessoal, acadêmica e profissional. Quero muito conquistar essa medalha e conhecer  Helsinque”, destaca. 

O estudante reforça a importância do apoio do Colégio em sua classificação. “Acho importante essa valorização que a Escola dá para as áreas de conhecimento, não somente a Filosofia, mas também as Ciências Humanas, em geral, que muitas vezes são menosprezadas por terem um peso menor no ENEM. Acho isso muito necessário, não apenas pela formação do aluno, mas da pessoa. Essas áreas da Filosofia e História nos orientam para sermos  cidadãos melhores, tanto a nível político quanto a nível ético”, pontua.

Na seletiva para a IPO, Bernardo escreveu um ensaio filosófico em inglês. “ Na minha redação, introduzi uma obra de metafísica de Aristóteles. Foi uma experiência muito interessante. Pude contar com professores que me apoiaram, orientaram em temas de debate e me ajudaram a construir raciocínio lógico. O apoio de todos os orientadores e meus colegas foi primordial”, conta Bernardo. 

Thúlio Luis Ferreira, professor de filosofia da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), que integra a Rede Lius Agostinanos, acompanhou Bernardo em sua jornada e sente orgulho em ver o desfecho desta história. “Como professor da Rede Lius Agostinianos eu agradeço pela oportunidade de ter contribuído com o processo. Parabenizo o Bernardo, que comprometido e sensível à pergunta por excelência da filosofia, expressada na máxima socrática: “o que é?”, agora nos representa na etapa internacional na Finlândia. Meu desejo é que mais alunos e alunas se matriculem no amor à sabedoria e que possamos produzir mais olimpíadas capazes de promover o interesse filosófico dos jovens, de contribuir para o aperfeiçoamento da reflexão crítica, de encorajar a busca de respostas lúcidas e inovadoras às dores do nosso mundo, cada vez mais complexo”, diz emocionado. 

Simone Carvalho de Faria, líder  institucional de competições acadêmicas da Rede Lius Agostinianos, enfatiza que a classificação de um aluno para uma Olimpíada Internacional é um feito que transcende as fronteiras da sala de aula. “Afinal, isso representa, não apenas o reconhecimento individual, mas também o prestígio da instituição educacional que o aluno representa. Para a Escola, tal conquista é resultado de um compromisso com a excelência acadêmica e da qualidade do ensino de Filosofia oferecido. Demonstra que estamos constantemente promovendo desafios, a excelência educacional, o desenvolvimento intelectual e a valorização do pensamento crítico”, salienta. 

Simone ressalta que para o aluno, uma classificação em uma competição de nível internacional, seja de qualquer componente curricular, pode abrir portas significativas. “Além da experiência cultural e da possibilidade de fazer novas amizades, este reconhecimento não apenas enriquece seu currículo, mas também pode influenciar positivamente em sua trajetória acadêmica futura, seja através de oportunidades de bolsas de estudo, convites para eventos educacionais de renome ou até mesmo facilitando o acesso a instituições de ensino superior prestigiadas”, acentua. 

Sobre o Colégio

O Colégio Santo Agostinho, que integra a Rede Lius Agostinianos, foi fundado, em Belo Horizonte (MG), em 1934, pelos freis agostinianos recém-chegados da Espanha. Já formou gerações de crianças e jovens ao longo de décadas de ensino, sempre primando pela excelência da educação oferecida e pelo trabalho de formação humano-cristã de seus alunos. Prestando serviços da Educação Infantil ao Ensino Médio, atende, atualmente, a cerca de 8,5 mil alunos nas Unidades de Belo Horizonte (nos bairros Santo Agostinho e Gutierrez), Contagem e Nova Lima.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp