02/04/2024 às 12h27min - Atualizada em 02/04/2024 às 20h01min

Descomplica agro aplicará curso de habilidades comportamentais para equipe de lideranças do projeto IABS (DF)

O IABS desenvolve ações de desenvolvimento sustentável, redução de desigualdades e combate às mudanças climáticas, no meio rural brasileiro

Assessoria de Imprensa
Evolutec consultoria
Divulgação Evolutec Consultoria
A segunda turma a receber o treinamento de habilidades comportamentais do projeto Descomplica Agro, oferecido pela Evolutec Consultoria no mês de abril, será o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS). O curso acontecerá nos dias 3 e 4, em Brasíla (DF), na sede da entidade.

Com 21 anos de funcionamento, o IABS atua com ações protagonistas ou em parceria, visando reduzir as desigualdades sociais, mudanças climáticas causadas por degradação no meio ambiente, e ainda, promover cooperações e parcerias com foco na sustentabilidade do país.

O objetivo do curso realizado pelo projeto “Descomplica Agro” é preparar facilitadores (as), responsáveis por ministrarem oficinas de Formação de Lideranças para lideranças de Organizações Socioprodutivas (OSPs), localizadas em cinco estados: Amazônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

De acordo com o diretor de projetos da Evolutec consultoria, Francisco Paredes, a finalidade do treinamento é instruir os participantes sobre os tipos de abordagens que devem ser aplicadas para diferentes públicos, com vivências culturais distintas. “O grupo que atenderemos terá uma missão importante: formar lideranças em cinco estados, de três regiões diferentes, Centro-Oeste, Norte e Sudeste. Portanto, os envolvidos precisam compreender o impacto que causarão, ao transmitirem informações na vida de outras pessoas”, argumenta.

Desse modo, antes de transferir saberes é necessário passar pelo processo de autoconhecimento, avaliando os pontos fortes e os que precisam de melhorias. Com essas respostas e aprendendo a lidar com os próprios sentimentos, o indivíduo sentirá mais segurança para se aperfeiçoar na atividade e ainda, a entregar o melhor resultado técnico, complementa Francisco.

Treinamentos personalizados para diferentes públicos

O projeto “Descomplica Agro” surgiu a partir da experiência profissional da médica veterinária, Bruna Bastos e do engenheiro agrônomo, Francisco Paredes. Com mais de 10 anos de atuação na formação de técnicos de extensão rural, os sócios se depararam com muitas situações de despreparo causado pela falta de habilidade comportamental.

“Não se trata de um ponto negativo no perfil do profissional, já que na etapa de formação, seja na graduação ou em cursos profissionalizantes, o aluno recebe uma série de informações técnicas. As habilidades comportamentais são adquiridas na vivência diária e no trabalho direto que realizará no campo, por isso, é importante preparar os acadêmicos ou aqueles que ainda estão no início da carreira”, reforça.

Com esse entendimento, a proposta do “Descomplica Agro” é ir além do conhecimento técnico, já que informações específicas de cunho agropecuário, são acessíveis de inúmeras formas. “Por outro lado, quando falamos de cursos comportamentais que preparam os profissionais para lidarem com diferentes situações ocorridas no cotidiano, as opções com enfoque na área rural são muito restritas”, esclarece Francisco.

Um exemplo prático e recorrente de uma situação que precisa ser conduzida com habilidade é um cliente que discorda das recomendações do técnico de forma contundente. “Imagine que o profissional está iniciando o trabalho de consultoria e indo ao campo pela primeira vez. Uma recepção como essa pode desestabilizá-lo, a ponto de duvidar dos próprios conhecimentos”, ressalta o diretor.

Comportamentos identificados nos cursos

Questionado sobre o comportamento mais identificado nos treinamentos, Francisco explica que se dividem em dois tipos principais, entre os profissionais e os acadêmicos. “Os acadêmicos que estagiam ou visitam uma propriedade rural apresentam mais insegurança, afinal, não sabem como abordar o produtor ou responsável, durante a visita técnica. Seja para fazer uma pergunta ou para sugerir uma recomendação”, observa.

Por outro lado, os profissionais que já atuam no mercado, demonstram mais determinação no que diz respeito a encontrar um método para conquistar a confiança do produtor ou indicar uma prescrição técnica, acrescenta Franscisco.

“Nos dois casos, trabalhamos com a metodologia do “se conhecer para atender” e do “aprender fazendo”, apresentando inúmeras situações práticas aos alunos. Dessa forma, será possível exercitar as habilidades em sala de aula e encontrar a abordagem na qual se destacam melhor”, conclui.

Sobre o projeto Descomplica Agro

O projeto desenvolvido pela consultoria Evolutec tem objetivo de atender a demanda de empresas e profissionais com atuação no setor agropecuário. O foco principal é compartilhar conhecimentos que contribuam para a melhoria da comunicação dos funcionários ou prestadores de serviços.

Entre os temas trabalhados com as turmas, estão: produção de planejamento inicial, reconhecimento do público atendido (pesquisa e diagnóstico), técnicas de oratória e linguagem corporal adequada.

Contato da equipe de treinamento:
Email: [email protected]
Telefones: Francisco (67) 67 99646-1974 e Bruna (67) 99868-1751
Assessoria de imprensa
E-mail:
[email protected]

(67) 99131-7694

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp