30/03/2024 às 15h49min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h02min

Estrada Real: Sam Fox e Sabrina Oliveira vencem XCC em Itabirito

Experiente atleta australiano e jovem ciclista brasileira ganham no primeiro dia da segunda etapa da temporada de 2024

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/4360298f84/estrada-real-sam-fox-e-sabrina-oliveira-vencem-provas-de-xcc-em-itabirito.html
Alemão Silva

A etapa de Itabirito da Internacional Chaoyang Estrada Real começou nesta sexta-feira (29), com as provas de short tack, o XCC.

No Elite (profissional) masculino, o australiano Sam Fox levou a melhor. Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com Sabrina Oliveira. A competição é organizada pela Avelar Sports e vale pontos para os rankings olímpico e mundial.

Tanto homens quanto mulheres tiveram que correr por 20 minutos e depois dar uma volta de 1,4 km. No masculino, a corrida foi decidida, literalmente, no photochart, com o australiano dando oito voltas em 25m38s640.  Já no feminino, Sabrina atravessou a linha de chegada com sobras, concluindo sete voltas em 27m41s513.

No masculino, Sam Fox liderou durante a primeira volta e viu Caiña Oliveira roubar o primeiro lugar. No entanto, aos poucos, Sam Fox e Ulan Galinski dispararam na frente e ficaram se alternando entre a primeira e a segunda colocação, deixando a corrida incrivelmente emocionante. Ulan entrou na última volta na liderança, mas foi ultrapassado nos metros finais, no photochart.

"O menino da Caloi (Ulan Galinski) foi fantástico. Toda a corrida foi muito boa, sendo definida na reta de chegada. Eu estava pronto para fazer uma grande prova e tive grande suporte da minha equipe, a francesa Lapierre Mavic Unity. O Brasil tem me tratado muito bem", comentou Sam Fox.

Depois de Sam Fox, o pódio teve ainda o próprio Ulan Galinski, com 25m38s640 e Caiña Oliveira, com 26m14s052. Ele também é atleta da Caloi/Henrique Avancini Racing.
Entre as mulheres, a corrida estava sendo marcada por uma alternância pela liderança muito bonita entre Sabrina Oliveira e Hercília Najara. Na segunda metade da prova, a mineira teve um problema com a bike e teve que abandonar a prova, deixando o caminho livre para Sabrina conquistar sua primeira prova no UCI no ano. O pódio foi completado por Letícia Cândido com 27m55s614 e Ana Laura com 27m57s510.

"Antes da largada, eu já estava um pouco apreensiva de como seria. As duas primeiras provas do ano foram mais difíceis e carreguei um pouco da apreensão pro pré prova. Mas assim que largou eu vi que estava bem, me mantive na briga pela liderança e fui aumentando o ritmo, até que fiquei sozinha na ponta. Ali, então começou o trabalho mental de não deixar cair mesmo sem a referência adversária. A vitória foi muito mais que bem recebida. Era uma coisa que eu almejava há muito tempo. Minha primeira vitoria em um XCC na Elite e a primeira vitória UCI do ano", disse Sabrina.

Mais etapa de Itabirito

Além das provas do Elite, a sexta-feira teve outras 26 corridas, incluindo categorias como PCD, amador, veterano e Júnior. A etapa de Itabirito volta neste sábado (30), com provas de XCO, o cross country olímpico. Já no domingo (31), haverá as provas de XCM, a maratona.  A Internacional Estrada Real Chaoyang de 2024 teve sua primeira etapa em Arcos, entre 8 e 10 de março, e será concluída em Ouro Branco, durante 17 a 19 de maio.

Para checar todos os resultados da etapa de Itabirito,  clique aqui

A Estrada Real  
Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A Serra do Ouro Branco é uma importante área de recarga das bacias do rio Paraopeba e rio Doce. Apresenta uma grande quantidade de nascentes e cursos d’água, que, em sua maioria, formam o Lago Soledade. Além disso, fornece toda a água que é consumida pela cidade de Ouro Branco.

Sobre a Avelar Sports:

Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.

Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.

Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.

Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.

Mais Avelar Sports

A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br/, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da Onboard têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp