26/03/2024 às 13h28min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h05min

Livro que propõe a Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas promete impactar na geração de empregos e na diminuição da desigualdade social

Cultura

Micheletto Comunicação
Divulgação
Rosalvi Monteagudo dedica sua vida ao estudo do Cooperativismo há pelo menos 40 anos. E essa dedicação teve reconhecimento internacional quando a autora participou de duas edições do Fórum Social Mundial (2003 e 2005), apresentando a revisão das regras cooperativistas.  Essa pesquisa de anos, resultou em duas obras definitivas e atualizadas sobre o tema. A mais recente teve sua edição concluída em 2023 e terá evento de lançamento dia 06 de abril, sábado, às 18h, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1501, Cerqueira César), sob o título: Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas – Doutrina econômica de cooperação – Parte II.

Para a autora a gestão democrática é um pilar fundamental do Cooperativismo, e o levantamento de interesses, necessidades e reivindicações alinhados aos objetivos comuns da empresa é crucial para garantir a participação e a representatividade de todos os envolvidos. A realização de pesquisas para obter sugestões de produção é uma forma eficiente de envolver os cooperadores no processo decisório. Além disso, a colaboração com a ONU, em ações globais, pode ampliar o impacto das iniciativas, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo. Sua abordagem demonstra um compromisso valioso com a participação e o engajamento dos cooperadores em escala global.

“O Cooperativismo pode e deve ser o braço direito do Estado. Principalmente agora que estamos perante uma evolução da revisão das regras, propondo uma maneira diferente de entender o Cooperativismo, para que ele também se adapte a essa quarta revolução industrial e tecnológica, ou seja, ao mundo digital. Nesse quesito a revisão também contempla a criação de uma iempresa para garantir sua perenidade.  A sua gestão, feita a partir dessas novas regras, impactará na qualidade de vida dos cooperados e no aumento de emprego e sustentabilidade em todos os processos envolvidos para sua plena operação” afirma Rosalvi.     

Um dos papéis mais importantes nessa evolução é o do Comitê Educativo, pois desempenha um papel crucial na organização e no engajamento do quadro social. Pode ser, portanto, uma ferramenta eficaz para promover a conscientização, a educação e a participação ativa dos cooperadores, garantindo que todos compreendam os princípios e valores do cooperativismo e possam contribuir de forma significativa para a vida da cooperativa.  A obra de Rosalvi Monteagudo é inspiradora, possui sete princípios pois está considerando diferentes aspectos da gestão democrática e do controle social para fortalecer a comunidade cooperativa.

Ficha Técnica Livro
Revisão das Regras dos Princípios Cooperativistas – Doutrina econômica de cooperação – Parte II
Autora: Rosalvi Monteagudo
ISBN 978-85 – 366 – 6505 -4
98 páginas
Scortecci Editora
Preço – R$ 35,00
Lançamento:  06 de abril, sábado, 18h
Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1501, Cerqueira César
Obs.: a autora disponibilizará as duas edições da obra na data do evento.

Redes Sociais
Site - https://www.econsolidaria.org/
Facebook - https://www.facebook.com/rosalvimonteagudo.monteagudo/?paipv=0&eav=AfauQ0ZwqHOruCEedXyLW4PiPzQd44M4rtI1ByToIehBgzx1-hg5pUFe5Txe0JLVowI&_rdr
Linkedin - https://www.linkedin.com/in/rosalvi-monteagudo-35107112/
Instagram - https://www.instagram.com/rosalvi_oficial/
Youtube - https://www.youtube.com/channel/UCK6Hs8gfu1V4IgGuMIHaqPQ
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp