22/03/2024 às 10h26min - Atualizada em 22/03/2024 às 20h02min

Era Digital: Dicas para os alunos utilizem o potencial de estudo em casa

Descubra como os alunos podem maximizar o aprendizado em casa com estratégias eficazes e recursos práticos

Julia Vitorazzo
assessoria
A tecnologia é uma poderosa ferramenta para potencializar os estudos, porém é necessário ter cuidado a fim de garantir uma abordagem eficaz, já que a dependência excessiva de dispositivos eletrônicos pode impactar na concentração, no foco e na saúde mental.
Visando auxiliar os estudantes, Camila Coutinho, assessora pedagógica da Rede Pitágoras, sistema de ensino que usa tecnologias que auxiliam no processo educacional, traz algumas recomendações.
Confira:

1 – Pausas e equilíbrio entre telas e interação humana

Segundo a especialista, fazer pausas regulares para descansar os olhos e a mente, reservar períodos sem tecnologia para promover o equilíbrio são fatores-chave para o sucesso nos estudos.
Ela também alerta que nem todas as informações digitais são confiáveis. “É importante desenvolver habilidades críticas de avaliação de fontes para garantir a veracidade e a credibilidade das informações, além de manter um equilíbrio entre a interação digital e a interação humana. É muito importante manter a interação entre colegas, por exemplo, em grupos de estudos e trocas com outras pessoas, o que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da aprendizagem”, destaca.
2 – Ter um ambiente favorável aos estudos
Outro ponto fundamental, segundo Camila Coutinho, é ter um ambiente de estudo organizado, acolhedor e favorável ao aprendizado para manter a concentração e absorver as informações. Antes de começar a estudar, o aluno deve certificar de que está com todos os recursos necessários, para conseguir um bom desempenho nesse período e evitar distrações. Ter ao alcance materiais de referência, como fontes de pesquisas, resumos e fórmulas, economiza tempo. Incluir acessórios confortáveis para tornar o espaço de estudo acolhedor, como almofadas, velas aromáticas, cadeira confortável, plantas, apoio para pés, entre outros recursos, também pode ajudar, sugere a assessora pedagógica.
3 – Criar uma rotina bem organizada
Os principais elementos para o aumento da produtividade do estudante consistem em ter uma rotina organizada, que o ajude a otimizar o tempo, permitindo que se concentre nas tarefas mais importantes, mantendo o foco e a concentração para a consolidação do aprendizado, pois a revisão consistente contribui para a retenção de informações.  Ao estabelecer horários regulares, o cérebro é treinado para se concentrar durante os períodos de estudos, afirma Camila Coutinho.
No mercado, existem diversas ferramentas para auxiliar na organização dos estudos. A escolha entre ferramentas digitais ou físicas dependerá dos recursos disponíveis, preferências individuais e estilo de aprendizado de cada estudante. Planners e agendas, marcadores e etiquetas, quadro branco, blocos de anotações, plataformas de gerenciamento de tarefas, aplicativos de anotações e organização, aplicativos de Mind Mapping, entre outros, são exemplos dessas ferramentas. Segundo Camila, a integração delas pode criar um sistema abrangente e personalizado para a organização, mas, para ter significado no processo de aprendizagem, é preciso testar qual se encaixa melhor no perfil do estudante.  
4 – Fazer um planejamento a médio e longo prazos
Criar estratégias de médio e longo prazos é muito importante para orientar os estudos em direção às metas, porém a flexibilidade é fundamental para adaptar-se aos desafios e oportunidades ao longo do caminho. “Um mural com imagens, citações e metas que inspirem e motivem pode ajudar a manter uma mentalidade positiva e focada”, indica Camila.
Nesse ponto, é importante definir metas específicas para períodos (semanas, meses), que contribuam para os objetivos de longo prazo, criar um cronograma detalhado que inclua horários específicos para diferentes componentes curriculares ou temas a serem estudados e estar aberto a ajustes e mudanças, à medida que a jornada educacional se desenvolva.
5 - Evitar a procrastinação e manter o foco
De acordo com a assessora pedagógica da Rede Pitágoras, desenvolver estratégias alinhadas ao perfil do estudante vai ajudá-lo a manter o foco e alcançar seus objetivos.  “É importante o aluno identificar os momentos em que fica mais propenso à procrastinação e estar disposto a experimentar diferentes abordagens até encontrar o que funciona melhor”, pontua.
6 – Definir recompensas para metas alcançadas
Definir recompensas para si mesmo ao atingir objetivos ou concluir tarefas é uma prática que pode criar uma associação positiva com o estudo, trazendo diversos benefícios psicológicos e motivacionais. Elas não precisam ser extravagantes; até pequenos gestos de autocuidado ou momentos de lazer podem servir. O importante é reconhecer e valorizar o próprio esforço e sucesso.

Rede Pitágoras: O Sistema de Ensino conta com uma metodologia própria e usa tecnologias que potencializam os processos educacionais. Com mais de 57 anos de tradição, está presente em mais de 400 escolas, beneficiando mais de 120 mil alunos, abarcando desde o desenvolvimento de alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio até o desenvolvimento de educadores e lideranças educacionais. O Sistema faz parte da Somos Educação, que recentemente renovou sua identidade visual e incorporou mudanças pedagógicas que acompanham os novos tempos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp