21/03/2024 às 16h53min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h02min

Z Summit atrai milhares de jovens investidores da Geração Z brasileira

Evento conecta a Geração Z a profissionais experientes do mercado financeiro, promovendo aprendizado intergeracional e incentivando jovens a investir desde cedo 

Jéssie Ellen Costa Neves - Redação
Assessoria de Imprensa / Redação
Divulgação

Z Summit atrai milhares de jovens investidores da Geração Z brasileira

 

Evento conecta a Geração Z a profissionais experientes do mercado financeiro, promovendo aprendizado intergeracional e incentivando jovens a investir desde cedo 

 

Realizado em parceria com a Panamby Capital e apoiado pela B3, evento reunirá grandes marcas, como BTG Pactual, Itaú, Opportunity, Ibiuna Investimentos, Genial Investimentos, Santander, Bank of America, UBS, Morgan Stanley, Mirae Asset (Brasil) CCTVM e Apex Capital

 

São Paulo, março de 2024 - A Geração Z é a que mais tende a investir em renda variável, especialmente ações e criptomoedas, pelo fato destes jovens nascidos entre 1995 e 2010 terem tido amplo acesso a informações e tecnologia desde cedo. O dado é do Departamento de Educação Financeira do BTG Pactual. Para Rafael Válio, jovem empreendedor à frente do Z Summit, o maior congresso de investimentos para jovens no Brasil, o fator tempo também ajuda a explicar esse movimento. “A Geração Z, independente de classe social ou faculdade, tem muito tempo de vida pela frente. Logo, devem investir para capturarem retornos compostos a longo prazo que farão o patrimônio deles crescer exponencialmente. Começar com pequenos investimentos desde o primeiro salário fará toda a diferença no futuro”.

 

“Na B3, essa geração já responde por 21% dos investidores pessoa física”, comenta. Além de ações e criptomoedas, também costumam fazer parte da carteira financeira da Geração Z os fundos de investimentos e, em menor proporção, aplicações de renda fixa. Globalmente, de acordo com o Bank of America, até 2030, a renda da Geração Z deve chegar a US$ 33 trilhões e, até 2031, deve superar a renda anual dos Millennials.

 

Um estudo realizado pelo CFA Institute no ano passado apontou que mais da metade dos entrevistados da Geração Z já está investindo e 82% da Geração Z americana de investidores começou a investir antes de completar 21 anos - apenas 31% dos Millennials e 14% da Geração X começaram a investir antes desta idade. O estudo também aponta que 65% dos investidores da Geração Z usam aplicativos de investimento para negociações, enquanto apenas 55% dos Millennials e 38% da Geração X tem este costume. 

 

“Esses dados demonstram que a Geração Z deverá ser muito mais saudável financeiramente no futuro. Na edição de 2023 Z Summit, a maioria dos inscritos interessados em aprender mais sobre investimentos tinha 19 anos, representando 22,13%. Na edição deste ano, a maioria tem 21 anos (20,30%). É interessante destacar que mais da metade dos inscritos de todas as idades já estão investindo e buscam aprofundar o conhecimento sobre a gestão de seu patrimônio. A maioria deles têm suas contas principais em bancos que já nasceram digitais”, explica Válio.

 

O Z Summit 2024 tem como lema “Alavancando nossas vidas desde cedo” e será realizado pelo Z Invest em parceria com a Panamby Capital e apoiado  pela B3. São patrocinadores o BTG Pactual, Itaú, Opportunity, Ibiuna Investimentos, Genial Investimentos, Santander, Bank of America, UBS, Morgan Stanley, Mirae Asset (Brasil) CCTVM, Estímulo, Apex Capital, Rio Bravo e Women Invest, entre outros. As inscrições podem ser realizadas no site oficial e o congresso terá transmissão online para todo o Brasil. Mais de 3 mil inscritos são esperados.

 

O evento será aberto por Roberto Sallouti, CEO do BTG Pactual, que abordará a relação entre o jovem, o tempo e o mercado financeiro. Em seguida, serão abertas as atividades na plenária de investimentos, feira de estandes e salas de workshops, que contarão com palestrantes como Pablo Spyer, CEO do Vai Tourinho; João Manoel de Mello, ex-diretor do BACEN e sócio do Opportunity; Monalisa Guarda, ex-presidente do Barclays; Diney Vargas, sócio-fundador e COO da Apex Capital; Reinaldo Le Grazie, ex-diretor do BACEN e sócio da Panamby Capital; e Vinícius Poit, CEO do Estímulo, fundo de impacto no modelo blended finance.

 

Além da plenária onde acontecem as palestras, salas de workshops e o espaço dos estandes, o Z Summit deste ano vai contar com um lounge voltado para os pais e mães dos jovens. Eles poderão ouvir especialistas do mercado sobre a importância de montar carteiras de investimentos para os filhos desde o momento zero, planejamento para pagar faculdades no exterior, intercâmbio e sucessão patrimonial. A neuropsicóloga Adriana Foz, especialista em jovens, abordará os aspectos emocionais na relação sobre dinheiro com os filhos.


Serviço

Z Summit 2024

Data: sábado, 6 de abril

Horário: 8h30 - 20h30

Local: Amcham Business Center São Paulo - Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio

Inscrição gratuita

 

Informações para a imprensa:
[email protected] 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp