20/03/2024 às 10h20min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h02min

Confira 5 áreas de profissões digitais em alta para o futuro

Especialista em educação analisa oportunidades na era digital e como as profissões devem se moldar a elas

SAS Educação
Unijui
São Paulo, março de 2023 – À medida que a sociedade avança rapidamente em direção a uma era cada vez mais digitalizada, novas profissões emergem, moldando o cenário profissional do futuro. Estamos testemunhando uma revolução nas carreiras, impulsionada pela tecnologia, inovação e mudanças nas necessidades globais. Neste contexto, o especialista do SAS Educação, Adriana Hassin, destaca algumas áreas de profissões que serão protagonistas no mercado de trabalho na próxima década.

Inteligência Artificial (IA)
Com o crescente papel da IA em diversos setores, desde medicina até agronomia, a demanda por especialistas em IA continua a aumentar. Profissionais capazes de desenvolver algoritmos avançados, implementar soluções de aprendizado de máquina e compreender os princípios éticos da inteligência artificial tornam-se peças-chave nas organizações. "Programas de Inteligência Artificial baseiam-se em algoritmos – conjuntos de instruções para atingir determinado objetivo, realizar tarefas a partir de certos dados", destaca Adriana Hassin. "Entretanto, algumas rotinas e atividades, como as de um professor, não conseguem ser resumidas a um algoritmo. Assim, a IA não pode executá-las. O mundo corporativo está à procura de pessoas para aprimorar cada vez mais o algoritmo, não para substituir as profissões, mas para ajudá-los a otimizar o tempo no trabalho do dia a dia”. 

Experiência do Usuário (UX)
É cada vez mais importante a experiência do usuário em produtos e serviços digitais, e os designers de UX estão na linha de frente da criação de interfaces intuitivas e envolventes. Hassin entende que “esses profissionais desempenham um papel crucial na garantia de que a tecnologia seja acessível e fácil de usar para todos. Além disso, para o desenvolvimento de uma cultura digital – uma necessidade do mercado de trabalho e das profissões do século XXI, bem como uma das competências gerais da BNCC –, faz-se necessário que as escolas ensinem aos alunos como utilizar ferramentas novas de forma adequada e ética."

Cibersegurança
Com o aumento das ameaças cibernéticas, os especialistas em cibersegurança tornam-se essenciais para proteger informações sensíveis e garantir a integridade dos sistemas. "Como as ferramentas digitais dependem de humanos, outros conseguem desvendar os algoritmos e criar ameaças. Por isso, há cada vez mais a necessidade de profissionais com a capacidade de analisar criticamente os problemas,” conclui a executiva. “As escolas e os professores têm a oportunidade de desenvolver nos alunos a capacidade de encontrar soluções a partir de perguntas investigativas que estimulem o senso crítico e analítico." A segurança da informação é uma prioridade máxima, e profissionais nesse campo estão na demanda para mitigar riscos e fortalecer as defesas digitais.

Saúde Digital
A telemedicina, registros eletrônicos de saúde e a integração de tecnologias inovadoras na área da saúde estão redefinindo a forma como a assistência médica é prestada. Especialistas em saúde digital desempenham um papel crucial na implementação e otimização dessas tecnologias, melhorando a eficiência e a acessibilidade dos serviços de saúde. Todas essas profissões, e outras, estão em sintonia com o mundo desafiador de hoje, onde novas profissões surgem rapidamente, enquanto as mais clássicas são impactadas pelas novas tecnologias. Por isso, "a educação midiática é crucial durante a formação básica, assegurando o correto filtro e uso de informações online. Profissões futuras ligadas à tecnologia, mundo digital e inteligência artificial também demandam esse suporte. Além de combater fake news, a educação midiática visa capacitar indivíduos a consumir, analisar, produzir e replicar conteúdos verídicos no ambiente digital. Hoje, observamos casos de disseminação de informações falsas por pessoas na internet, impactando milhões. Este sério problema pode ser mitigado por meio da educação,” finaliza a especialista. 

Economia Verde
Pesquisas de mercado indicam que 68% das empresas acreditam que os consumidores estão se tornando mais ativos e conscientes das questões sociais e ambientais.  O investimento na transição verde e na mitigação das mudanças climáticas estão impulsionando a transformação do setor e abrindo novas oportunidades no mercado de trabalho. Espera-se que os efeitos mais fortes de criação líquida de empregos sejam impulsionados por investimentos que facilitem a transição verde das empresas, com mais da metade dos entrevistados esperando que isso aconteça. À medida que os países buscam mais fontes de energia renovável, as funções, incluindo engenheiros de energia renovável e engenheiros de sistemas e instalação de energia solar, estarão em alta demanda. 

Sobre o SAS Plataforma de Educação
O SAS Educação é uma plataforma de educação que há 20 anos oferece soluções educacionais de forma completa e integrada, para diversas escolas parceiras em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços conta com materiais didáticos atualizados anualmente, tecnologia educacional propositiva e engajadora, avaliações digitais e presenciais que geram relatórios diagnósticos para direcionar a aprendizagem, formação de equipe e acompanhamento personalizado com consultores pedagógicos. Ao longo do tempo, as escolas parceiras do SAS vêm formando alunos por todo o Brasil, além de acumular excelentes resultados nos principais exames do país. Um exemplo é que o SAS é anos líder em aprovações no SiSU.
Site: https://saseducacao.com.br/

Facebook: facebook.com/SASEducacao/
Instagram: instagram.com/saseducacao/
Linkedin: linkedin.com/company/saseducacao 

Contato de Imprensa
Camila Bertagni, Lara Costa e Ana Maksoud – [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp