21/03/2024 às 15h04min - Atualizada em 21/03/2024 às 16h02min

Metodologia de ensino que já impactou milhões de brasileiros chega à rede pública de Nonoai

Programa MenteInovadora, responsável por alavancar as habilidades socioemocionais de 7,3 milhões de pessoas, é inserido na grade extracurricular da cidade

Redação
Divulgação - Mind Lab

O ensino público de Nonoai tem uma novidade muito importante para o desenvolvimento dos alunos. A Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Educação, anuncia a chegada da Mind Lab, referência no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que estrutura o Programa MenteInovadora, de metodologia reconhecida internacionalmente e com diversos resultados de sucesso no Brasil. A iniciativa visa impulsionar os índices educacionais dos estudantes do Ensino Fundamental I. As três escolas da rede pública municipal serão beneficiadas pela metodologia, que está no Brasil desde 2009 e já impactou 7,3 milhões de pessoas.

O Programa MenteInovadora tem como objetivo principal desenvolver nos estudantes as habilidades socioemocionais por meio de jogos e abordagens lúdicas no ensino. Para o sucesso do Programa, todos os professores que terão acesso à metodologia passarão por um treinamento fornecido pela própria Mind Lab. Os instrutores capacitam os pedagogos com conteúdos que abordam a importância das competências socioemocionais na infância e na vida adulta, a relação delas com o aprendizado da educação básica e as soft skills que são valorizadas no mercado de trabalho. Além disso, os professores já garantem acesso aos materiais pedagógicos.

Entre os itens, estão materiais didáticos compostos por “Livro da Família”, com orientações para explorar o jogo em casa e ampliar os impactos pessoal, familiar e social no desenvolvimento das crianças; “Livro do Aluno”, com atividades planejadas e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o desenvolvimento de competências que facilitam o aprendizado de conteúdos curriculares; e “Jogoteca”, com tabuleiros e peças de jogos integrados ao livro que estimulam a cultura maker e a autonomia na construção do conhecimento. Os jogos funcionam como recursos pedagógicos que simulam situações do cotidiano inseridos na rotina semanal dos estudantes do 1º ao 9º ano. Além disso, os alunos recebem também uma pasta para organizar todos os itens e contam com uma plataforma digital com jogos e atividades on-line.

O Programa MenteInovadora

Estruturado a partir de um tripé composto por jogos de raciocínio, métodos e o professor como mediador, o Programa é focado em um trabalho com competências cognitivas, emocionais, éticas e sociais usando ferramentas de metacognição que respaldam o aluno na construção ou reconstrução de seus mecanismos de raciocínio e na regulação de suas emoções. Além disso, parte do material explora de modo bastante concreto a aplicação dessas ferramentas cognitivas e socioemocionais aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Os componentes dos jogos são usados para trabalhar conceitos específicos dessas disciplinas por meio de uma abordagem dialogada, integrada e lúdica. Isso favorece o processo de recomposição de aprendizagens, fundamental para os desafios impostos pelo contexto atual.

“O uso da tecnologia e de jogos estimulam alunos e professores a desenvolverem melhores capacidades de trabalho em equipe, cooperação e ação positiva em prol do bem comum. Nosso conteúdo funciona como recurso pedagógico que simula situações do cotidiano e, associado às reflexões provocadas pelos professores e métodos de organização do pensamento, promove o desenvolvimento das funções socioemocionais, cognitivas e executivas dos alunos”, afirma Thiago Zola, Head de Produtos e Serviços da Mind Lab.

Os materiais da Mind Lab já estiveram presentes em mais de 10 mil escolas de 17 estados brasileiros, atingindo instituições educacionais públicas e privadas. Em duas décadas, desde sua fundação, a proposta já ajudou a capacitar 220 mil professores no Brasil. “Estamos muito felizes em promover o acesso dos materiais didáticos e toda a nossa proposta aos alunos de Nonoai e certos de que a nossa metodologia será importante para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da população, com impactos que certamente serão sentidos no desenvolvimento da cidade”, conclui Thiago.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp