19/03/2024 às 12h25min - Atualizada em 20/03/2024 às 00h03min

Time Nado por Tudo, do Instituto Etiene Medeiros, retorna às atividades no 1º Torneio Pernambucano de Natação

Campeonato foi realizado no Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife, mesmo local em que neste sábado (23) os alunos do Projeto Braçadas que Transformam do IEM participam da primeira etapa de uma competição para não federados

Doro Jr.
Wagner Amorim Cavalcanti / Divulgação
O Time Nado por Tudo, do Instituto Etiene Medeiros (IEM), viveu dois dias muito especiais no I Torneio Pernambucano de Natação. Foi o retorno das atividades dos alunos do projeto em competições, agora em 2024. O Nado por Tudo busca utilizar o treinamento em natação como uma ferramenta para impulsionar o crescimento individual e sociocultural dos seus participantes. O time reúne 18 alunos no IEM. E o torneio serviu como preparação para o Troféu Sérgio Silva, marcado para maio, em Fortaleza (CE).

Durante o campeonato, realizado na sexta-feira (15) e no sábado (16), no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, foram entregues os troféus Eficiência 2023 para os atletas que mais pontuaram em suas categorias na temporada passada, em Pernambuco. Dois alunos do IEM receberam o troféu: Maria Elisa dos Santos Nascimento terminou o ano como a mais eficiente na categoria Juvenil I Feminina e Rudá Fortunato Coutinho como segundo mais eficiente na categoria Infantil 2 Masculina.

O objetivo do IEM, ao levar seus alunos aos campeonatos, muito mais do que a disputa em si, é proporcionar a eles novas experiências e valores, com foco no trabalho em equipe e na superação e transformação com o esporte. 

Além de sua abordagem esportiva, o Projeto Nado por Tudo está integrado à educação formal, monitorando o desempenho escolar dos participantes e buscando estabelecer uma conexão próxima com suas famílias. O projeto não apenas foca no aspecto técnico do esporte, mas também reconhece e valoriza as demandas emocionais inerentes à competição.

"Ao enfrentar emoções como alegria, medo, raiva e tristeza em busca de metas específicas, os participantes desenvolvem inteligência emocional, aprendendo a superar frustrações e a gerenciar tanto o sucesso quanto o fracasso de maneira a maximizar seu potencial pessoal", destaca Antônio Coutinho, coordenador técnico do IEM.

Agora, o Projeto Braçadas que Transformam - Neste final de semana, quem entrará na piscina são os alunos do Projeto Braçadas que Transformam do IEM, que reúne 200 participantes nas atividades de 2024 no Instituto. Treze deles estão inscritos em um torneio para não federados, também no Santos Dumont, com um total de quatro etapas ao longo do ano. A primeira será neste sábado (23).

“Mais um desafio que os alunos estarão participando fora do Festival IEM, que o Instituto promove todos os anos. Uma experiência que ficará marcada no dia a dia deles”, afirma a nadadora pernambucana Etiene Medeiros, fundadora do IEM.

O IEM tem como missão ampliar o acesso ao esporte, à educação e à cultura na infância e adolescência. As ações do Instituto são todas gratuitas e realizadas no Santos Dumont. Os alunos do IEM contam com aulas de natação, oficina de habilidades, aulas de diversidade, acompanhamento psicossocial, educação alimentar e nutricional, práticas de meditação e yoga, proporcionando desenvolvimento integral.

IEM, Educação e esporte como ferramentas de transformação social - O IEM reúne um total de 200 alunos, unindo educação e esporte como ferramentas de transformação social. As atividades são realizadas no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, Recife (PE), de terça a sexta-feira e são gratuitas. O IEM busca proporcionar desenvolvimento integral às crianças e jovens que participam do projeto, com foco na natação e no combate às desigualdades de raça, classe e gênero. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e precisam participar de até 75% das atividades mensais do IEM para garantirem permanência no projeto.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp