16/03/2024 às 17h11min - Atualizada em 18/03/2024 às 04h03min

Piloto da McLaren vence Formula E em São Paulo nas curvas finais

Britânico Sam Bird ultrapassa neozelandês Mitch Evans no momento decisivo no Sambódromo do Anhembi

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/435535d74d/piloto-da-mclaren-vence-formula-e-em-sao-paulo-nas-curvas-finais.html
Formula E

A quarta etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foi disputada neste sábado (16), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP). O vencedor foi o britânico Sam Bird (NEOM McLaren), que superou o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) na penúltima curva, após 34 voltas de E-Prix. Foi a primeira conquista da McLaren na categoria dos carros elétricos.

O neozelandês, que havia sido vencedor em 2023, não conseguiu segurar o ataque do piloto da McLaren na corrida, que novamente foi marcada por centenas de ultrapassagens na pista de 2.930 metros e muito calor. Os dez primeiros colocados cruzaram a linha muito próximos. 

O terceiro foi o britânico Oliver Rowland (Nissan), superando de modo surpreendente no fim o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) e o britânico Jack Dennis (Andretti), quarto e quinto colocados, respectivamente. 

Sam Bird, que não vencia desde 2021, em Nova Iorque, soube administrar bem a troca de posições durante toda a corrida na capital paulista. Chegou a ser líder no começo, caiu um pouco e se recuperou numa ultrapassagem que entra para a história de dez anos da Fórmula E.

''Foi uma corrida bastante disputada e com final emocionante! Espero que com esse pódio consiga buscar outros bons resultados na temporada. Tinha um objetivo no início do ano que era ganhar, mas não esperava vencer tão cedo'', contou Sam Bird, que estreia pela NEOM McLaren na temporada.

Os brasileiros Lucas di Grassi (ABT Cupra) e Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) não pontuaram, ficando em 13º e 16º respectivamente. 

A melhor volta do E-Prix paulista foi do holandês Nyck De Vries (Mahindra), mas o piloto não levou ponto extra por não ter terminado no Top 10. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) conquistou a Julius Baer Pole Position ainda na manhã de sábado (16).

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será em Tóquio, no Japão, em 30 de março. A competição dos carros elétricos está em sua décima temporada. A competição ainda terá provas em Misano (Itália), Mônaco, Berlim (Alemanha), Xangai (China), Portland (EUA) e Londres (Inglaterra).

Senna e McLaren

A montadora inglesa McLaren está associada eternamente ao brasileiro Ayrton Senna. Os três títulos do piloto pela equipe de Wolking em seis temporadas colocaram a escuderia entre as favoritas por aqui.

Presente na Fórmula E desde 2023, a McLaren só foi ter sua primeira vitória justamente na cidade e na região onde Ayrton Senna viveu sua infância e adolescência. O maior ídolo do esporte brasileiro é da Zona Norte, mesma região do Sambódromo do Anhembi.

Sam Bird foi perguntando sobre o legado de Senna na zona mista montada anexa à pista. ''Aqui é a casa de Ayrton Senna. E se você pensa em Ayrton, você pensa em McLaren! Então, representar essa marca é muito especial.

Corrida paulistana com muitas ultrapassagens e calor

O público nas arquibancadas da passarela do samba chegou a quase 20 mil pessoas, mesmo com 35 graus na capital paulista, uma das tardes mais quentes nos últimos anos segundo as autoridades locais. O acesso à pista começou logo pela manhã nos treinos livres.

O Metrô foi um dos parceiros da corrida nesta temporada. Vans levavam o público que saia da estação Portuguesa Tietê para o Sambódromo. Nas arquibancadas muito barulho para os 22 pilotos do grid.

Foi a segunda vez que a categoria máxima dos carros elétricos desembarcou no Brasil e a história praticamente se repetiu na pista em relação a 2023. A Fórmula E está garantida em São Paulo (SP) por mais três temporadas.

O líder da Fórmula E continua sendo o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing), com 57 pontos. O alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) é o segundo com 53 pontos e o terceiro é o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) com 39 pontos. O brasileiro Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team) soma 2 pontos e Lucas di Grassi (ABT Cupra) ainda não pontuou. 

Antes da largada foi respeitado um minuto de silêncio em memória de Wilsinho Fittipaldi, ícone do automobilismo brasileiro, que morreu neste ano. O irmão dele, Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1, estava na Fórmula E pelo segundo ano consecutivo.

Emerson foi um dos destaques do evento, aclamado pelo público na arquibancada principal. O ex-piloto elogiou a pista do Sambódromo e a forma como os competidores lidam com a administração dos pneus com tanto calor.

''Estou muito feliz, segundo ano aqui em São Paulo. E novamente muito calor, foi difícil para os pilotos e para os pneus também. Foi necessário muita administração dos pneus, de energia, muita tecnologia e estratégia de competição. pista tem uma reta muito longa, muito rápida. Chega a 280 km/h. É muito veloz. É uma pista difícil fisicamente''.

O E-Prix contou também com a presença do Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1, que esteve no pitlane ao lado dos pilotos acompanhado pelo fundador da categoria, o espanhol Fórmula Agag. O britânico de 93 anos elogiou a competição dos carros elétricos e seu equilíbrio.

''Eu acho que o problema com a Fórmula 1, no momento, é que temos uma pessoa que ganha todas as corridas, e isso não é bom. Então eu espero que não aconteça com a Fórmula E'', disse Bernie Ecclestone, que considera o Brasil como sua segunda casa.

''Sim, o Brasil é definitivamente um pouco o meu país. É a primeira vez que vi a Fórmula E, e parece super, super, super interessante. É bom para São Paulo, é bom para toda a região. É importante também ter a mensagem de sustentabilidade. O mundo está indo nessa direção''. 

O piloto Felipe Massa, que correu duas temporadas na Fórmula E e fez história na F1, esteve presente no Sambódromo do Anhembi e levou os três pilotos de carro elétrico para o pódio. O DJ Bruno Martini encerrou a festa no pódio do Anhembi após a cerimônia dos vencedores com muita música e a canção oficial da categoria lançada neste mês.

Resultados do E-Prix de São Paulo - https://tinyurl.com/resultsSP
1º - Sam Bird (NEOM McLaren)
2º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
3º - Oliver Rowland (Nissan)
4º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche)
5º - Jack Dennis (Andretti)
13º - Lucas di Grassi (ABT Cupra)
16º - Sérgio Sette Câmara (ERT Formula Team)

Classificação completa dos pilotos -- https://tinyurl.com/formulaestandings
1º - Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) - 57 pontos
2º - Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) - 53 pontos
3º - Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) - 39 pontos
4º - Jean-Eric Vergne (DS Penske) - 39 pontos
5º - Jack Dennis (Andretti) - 38 pontos
 

Classificação das equipes - https://tinyurl.com/equipesformulae
1º - Jaguar TCS Racing - 96 pontos
2º - TAG Heuer Porsche - 61 pontos
3º - DS Penske - 57 pontos
4º - NEOM McLaren - 55 pontos
5º - Andretti - 47 pontos 

Sobre a Fórmula E e 'ABB FIA Formula E World Championship':

Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.

O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.

Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

www.FIAFormulaE.com

Informações à imprensa: [email protected]

Sobre a ABB:

A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.

www.abb.com

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp