15/03/2024 às 10h43min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h05min

Dia do Consumidor: 5 dicas de como engajar os clientes

Deborah Fecini
Millene Morete
*Por Yara Machado, CEO da Céu de Prata

O Dia do Consumidor é uma data crucial no calendário do varejo, é conhecida como a "Black Friday" do primeiro semestre. Em 2023, gerou uma receita de R$ 618,7 milhões para o setor varejista brasileiro, conforme estimativas da consultoria Neotrust. Para maximizar as vendas e a experiência do cliente, é necessário estabelecer conexões profundas, além de ter uma equipe de vendas bem treinada, capaz de ouvir atentamente o feedback dos comparadores para refinar os processos e garantir vendas sólidas ao longo do ano.
1 - Construir conexões significativas
Humanizar a marca deve ser uma prioridade desde o início para todas as empresas, pois é reconhecer que os consumidores desejam mais do que produtos; eles querem uma experiência autêntica e envolvente. Ao estabelecer uma conexão emocional com eles, a corporação não apenas constrói uma comunidade fiel, estabelece defensores que estão presentes em todas as ocasiões. Esses defensores compram, mas também se tornam os principais propagadores das promoções e dos valores da marca, contribuindo significativamente para o crescimento e o sucesso em longo prazo.
2 - Capacitar a equipe comercial
Apesar da importância das ofertas e promoções, a qualidade da experiência do comprador está intrinsecamente ligada ao desempenho da equipe comercial. É fundamental que os consultores dominem os detalhes dos produtos e internalizem os valores e propósitos da companhia. Através de um treinamento abrangente e do alinhamento com a missão da empresa, asseguramos que cada interação com o cliente não apenas atenda às necessidades deles, mas deixe uma impressão positiva.
3- Manter uma comunicação consistente
A construção e manutenção do relacionamento com os consumidores engajados é um processo contínuo que demanda persistência e consistência ao longo do tempo. Desde pequenas interações até grandes iniciativas, cada ação realizada pela empresa tem o potencial de envolver o consumidor e fortalecer os laços com a marca. É através de uma troca constante e atenta que podemos cultivar relacionamentos duradouros e significativos com a base de compradores, o que resulta em uma comunidade fiel e comprometida com a empresa.
4 - Integração omnichannel
É essencial adotar uma estratégia integrada em todos os canais de comunicação. Embora cada canal possa ter sua relevância única, é fundamental dar uma atenção especial à comunidade de consumidores engajados. Ao utilizar múltiplos canais de forma eficaz, garantimos que a mensagem da marca seja transmitida de maneira consistente e atrativa, o que resulta em um maior impacto e alcance durante este período crucial para o comércio.
5 - Utilização efetiva de feedback dos clientes
Tanto pesquisas qualitativas quanto quantitativas representam ferramentas inestimáveis para compreender melhor o cliente e identificar áreas de aprimoramento, tanto antes como após o evento. Ao analisar os dados obtidos, é possível desenvolver estratégias internas para otimizar processos e garantir que cada interação seja excepcional.

*Yara Machado é CEO da Céu de Prata, empresa paulistana com foco em vendas de joias on-line – e-mail: [email protected].

Sobre a Céu de Prata
Criada em 2016, a Céu de Prata é uma empresa paulistana com foco em vendas de joias on-line. A marca trabalha com diversas categorias de produtos em todo o território nacional. Com parcerias de peso com grandes revendedoras pela internet e presente em marketplaces como Amazon, Giuliana Flores, Mercado Livre e Shein, a empresa foca em sua estratégia de ampliação geográfica, sem deixar o atendimento humanizado de lado. Mais informações no site: https://www.ceudeprata.com.br/.
 
Informações à imprensa
NB Press Comunicação
Tel.: 55 11 99419-5757
E-mail: [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp