15/03/2024 às 12h51min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h02min

Festival DW! 2024: Casa Docol recebe referências em Design, Arquitetura e Sustentabilidade

A programação faz parte do Festival DW! Semana de Design de São Paulo 2024, com grandes referências do design e da arquitetura

Assessoria
Docol Ozônio (Foto: Divulgação/Docol)

Joinville, março de 2024 — A Casa Docol, espaço-conceito da marca de metais sanitários, inox e louças e sede oficial do evento no distrito Gabriel, receberá nomes renomados da arquitetura e do design durante a programação do DW! Talks.

O evento faz parte do Festival DW! Semana de Design de São Paulo 2024, um dos principais do setor em âmbito nacional, realizado entre os dias 14 e 24 deste mês, em diversos pontos da cidade.

A partir da abertura, que está marcada para quinta-feira (14), a Casa Docol receberá os DW! Talks, uma programação de bate-papos com as referências do segmento, entre eles seu idealizador, Lauro Andrade, o Diretor de Marketing da Docol e Mekal, Anderson Moraes, e o Designer com mais de 20 anos de experiência na Docol, Marcelo Alves.

No mesmo dia, a Casa Docol também receberá o arquiteto, jornalista e crítico de design Marcelo Lima e o superintendente do D&D Shopping, Angelo Derenze, para outro Talk, a partir das 17h. Eles apresentarão os vencedores da primeira edição do concurso Brasil Design Talents que acontecerá, de forma inédita, durante o DW!, contando como foi a idealização deste projeto que seguirá para a Itália em abril, com o apoio da Docol, onde será apresentado no Salão Satélite de Milão.

Já na segunda-feira (18), a Casa Docol tem a presença confirmada da designer Baba Vacaro, dos arquitetos Daniel Mangabeira, Matheus Seco e Caio Costa, da BLOCO Arquitetos, além dos arquitetos João Nitsche e Carlos Fortes, referência em iluminação.

Sob a mediação de Sabrina Hoffmann, Gerente de Marketing de Ativação, Merchandising e Trade MKT da Docol, o tema da conversa será a participação da Docol na Expo Revestir 2024, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, que será realizada de 19 a 22 de março.

Água: um recurso a ser preservado

No Dia Mundial da Água, sexta-feira (22), será realizado o Talk com a CEO da Infinitytech, Virginia Sodré, que possui experiência de mais de 23 anos nos mercados de saneamento e água. Ela é consultora do BID e da ONU, responsável pela criação de normas técnicas da ABNT sobre gestão de água em edificações, pela nova certificação Zero Água do GBC Brasil e pelo e-book “Cidades resilientes e a urgência por projetos Net Zero Water”.

Além disso, participarão da conversa o arquiteto da FGMF, Fernando Forte, e o paisagista e botânico Ricardo Cardim, da Cardim Arquitetura Paisagística, com a mediação de Regina Galvão, jornalista especializada em design e arquitetura. O tema da conversa será sobre os desafios e perspectivas para o desenvolvimento de soluções e práticas sustentáveis, integrando design, paisagismo e estilo de vida, com destaque para a importância da água nos espaços.

“Nosso objetivo é promover uma conversa aberta sobre a proteção e a restauração da nossa principal fonte de inspiração que é a água, assim como o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis em nosso setor”, afirma Anderson Moraes, Diretor de Marketing da Docol. O debate será na Casa Docol, a partir das 11h e as vagas são limitadas.

Reconhecimento internacional

A Docol, recentemente, conquistou mais dois selos iF Design, uma das mais prestigiadas premiações de design do mundo. Na edição 2024, a empresa se consagrou como a mais premiada em design do segmento. Um dos projetos que garantiu o selo, na categoria Products/Kitchen Fittings/Furniture, foi a linha Docol Ozônio, capaz de eliminar 99% das bactérias e 75% dos agrotóxicos da superfície dos alimentos. Já o Floresta Docol, estande projetado em parceria com a BLOCO Arquitetos, para a Expo Revestir do ano passado, também recebeu o reconhecimento, este na categoria Architecture/ Trade Fair Exhibitions.

Inspirados no sucesso do estande premiado, a Docol continua a parceria com a BLOCO Arquitetos, para a edição deste ano. Para isso, o grupo propôs uma abordagem sustentável alinhada com os valores da Docol, destacando o respeito pelo meio ambiente, parte integrante da história e do DNA da marca.

Programação

14 de março (quinta-feira), Casa Docol

10h – Abertura do Distrito Alameda Gabriel (DW!)

O evento abre a programação de conteúdo do Distrito Alameda Gabriel para 13ª Design Weekend São Paulo & Casa Docol, com apresentação do idealizador do DW!, Lauro Andrade, o Designer Marcelo Alves e do Diretor de Marketing da Docol e Mekal, Anderson Moraes.

17h – Brasil Design Talents

Com a presença do arquiteto, jornalista e crítico de design Marcelo Lima e o superintendente do D&D Shopping, Angelo Derenze, a Casa Docol receberá os ganhadores da primeira edição do concurso Brasil Design Talents.

15 de março (sexta-feira), Casa Docol

16h – Expectativas e experiências inéditas Revestir e DW! 2024

Com mediação de Fernando Mungioli, o Talk contará com Lúcia Gurovitz, curadora da DW! e Lucila Zahran Turqueto, sócia-fundadora do site de decoração Casa de Valentina, que apresentarão suas expectativas para a Revestir e DW! 2024, além de uma curadoria de conteúdo inédita desta semana especial.

18 de março (segunda-feira), Casa Docol

11h – Água Inspira Docol: projeto Revestir 2024.

Como uma prévia da Expo Revestir 2024, a Casa Docol receberá a designer Baba Vacaro, os arquitetos Daniel Mangabeira, Matheus Seco e Caio Costa que compõem o BLOCO Arquitetos, além dos arquitetos João Nitsche e Carlos Fortes, com novidades e informações sobre o que esperar da participação da Docol na edição deste ano.

19 de março (terça-feira), Casa Docol

11h – MLC: uma perspectiva inovadora para a construção

Oportunidades de uso do MLC, madeira laminada colada, (Modular, Lean, and Green Construction) pelo mercado e clientes na indústria da construção civil. Através da visão de Hélio Olga da Ita Construtora e Daniel Mangabeira da BLOCO Arquitetos.

20 de março (quarta-feira), Casa Docol

11h – Renascimento urbano: o novo centro de São Paulo

Regenerar é palavra que norteia o processo de renascimento do centro. E compatibilizar arquitetura, financeiro, cultura, política e humano é o grande desafio que move Vitor Penha e Marcelo Falcão, que trazem este olhar do novo Centro de São Paulo. A Docol apoia a iniciativa Seiva (e) Cidade, da Somauma Incorporada, idealizado por Vitor Penha, que irá promover ocupações criativas em cinco endereços do centro de São Paulo. 

17h – Transformando espaços com a luz

A iluminação quando combinada ao paisagismo consegue transformar ambientes e proporcionar experiências com a luz. Júlio César Marques e Marcel Rodrigues Barbosa da Stella Iluminação, contarão um pouco deste processo e a importância da interação da luz em ambientes externos no paisagismo, transformando e valorizando estes espaços.

21 de março (quinta-feira), Casa Docol

11h – Água inspira Bem-estar: salas de banho

As salas de banho tornaram-se espaços de destaque e experiências de bem-estar e conforto no cotidiano das pessoas. As convidadas Ana Neute e Eliana Sanches abordarão sobre este espaço que tem sido explorado, trazendo novo visual e função dentro da casa. Ana contará também, como foi desenvolver uma linha completa de acessórios para salas de banho do Projeto Domos Docol e sua vontade de criar peças que beneficiem os usuários em todos os sentidos.

17h – Design brasileiro e autoral

A Casa Docol recebe o designer Zanini de Zanine e o sócio da Mekal, Christian Kadow que se uniram para explorar o tema "Design brasileiro e autoral". O ano de 2024 marca uma década de parceria entre o Zanine e a marca e durante esta conversa, Zanini compartilhará suas reflexões sobre sua relação com o aço inox ao longo dos anos. Estará exposta na Flagship Mekal, na Alameda Gabriel Monteiro, 1061, uma peça exclusiva desenhada por Zanini e confeccionada sob medida pela Mekal inspirada pelo orixá Ogum, a quem mitos nigerianos atribuem a comunicação da metalurgia do ferro aos homens, com o que estes dominaram a natureza.

22 de março (sexta-feira), Casa Docol

11h – Dia Mundial da Água

Neste dia, estarão presentes a conselheira do GBC Brasil, Virginia Sodré, e os arquitetos Fernando Fortes e Ricardo Cardim. O debate será sobre sustentabilidade e a proteção da água no planeta. No evento, os convidados serão presenteados com um copo assinado pela Nitsche Arquitetos, que se inspirou na sinuosidade dos rios brasileiros para ilustrar a peça. A iniciativa faz parte do movimento global #adoteumcopo que incentiva as pessoas a adotarem copos reutilizáveis, diminuindo o consumo de plástico descartável.

12h – Lançamento do Anuário 2023 do Green Building Council Brasil

A publicação reúne informações, dados e análises sobre o mercado de construção sustentável no país. Ele aborda temas como eficiência energética, uso de materiais sustentáveis, práticas de construção verde e tendências do setor. O anuário destaca projetos exemplares, empresas e profissionais que se destacam na promoção da sustentabilidade na construção civil brasileira. Trata-se de uma importante ferramenta para profissionais do setor, pesquisadores, estudantes e todos interessados em entender e acompanhar o avanço da construção sustentável no país.

Serviço

DW! 13ª Semana de Design de São Paulo - Docol e Mekal
Data: 14 a 24 de março
Local: Casa Docol (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1241 - Jardim América - SP) e Flagship Mekal (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1061 - Jardim América - SP).
Mais informações: https://dwsemanadedesign.com.br/

Sobre a Docol

A Docol é uma indústria brasileira com mais de seis décadas de existência e sede em Joinville. Seu objetivo é transformar o cotidiano por meio do design, proporcionando experiências únicas através da água, com soluções baseadas em inovação e sustentabilidade. Com um quadro de mais de 2.200 colaboradores e um portfólio com mais de 2.900 itens, a empresa atua nas categorias de inox, metais e louças sanitárias. Seus produtos, que acumulam prêmios ao redor do mundo, são exportados para mais de 35 países. A Docol é uma das líderes do segmento no Brasil e a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, contando com 3 plantas industriais.
Para saber mais sobre a marca, acesse: www.docol.com.br

Informações à imprensa
Isabela Nunes: [email protected] — (15) 99776-7998
Graziele Marronato: [email protected] — (11) 95312-3316
Jair Morello: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp