15/03/2024 às 11h09min - Atualizada em 16/03/2024 às 00h02min

Estudante de escola pública de Sergipe, que fazia bicos de servente de pedreiro, conquista 3º lugar em Medicina em Universidade Federal

Aluno do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, Gabriel Cavalcante superou as dificuldades após a morte de seu pai, se tornando o primeiro morador de seu bairro a ingressar no curso em uma Universidade Pública

Amotara Agência de Notícias
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Divulgação

Dedicado a alcançar seus objetivos para o futuro, Gabriel Cavalcante, estudante do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria - escola de Ensino Médio Integral em Aracaju (SE) - conseguiu driblar as adversidades da vida após a morte de seu pai, devido a um acidente de trabalho, e ser aprovado em terceiro lugar em Medicina, entre os cotistas pretos, pardos e indígenas, na Universidade Federal de Sergipe.  

Segundo Gabriel, conciliar o trabalho e os estudos foi a parte mais difícil, mas que, com certeza, valeu a pena. Aos finais de semana, trabalha como servente de pedreiro e realiza outros serviços na construção civil para ajudar no sustento de casa.  

"Precisei trabalhar desde cedo, pois minha família nunca foi abastada, e depois que meu pai faleceu tudo piorou, já que ele era o único provedor da casa. Eu chegava sempre muito cansado e ainda tinha que estudar, mas graças à convivência com meus colegas e professores no Ensino Médio Integral, além das atividades prazerosas como as eletivas, fui muito inspirado a continuar com meu projeto de vida", conta Gabriel.  

Trajetória no Ensino Médio Integral e protagonismo juvenil  

Gabriel estuda na mesma escola desde o ensino fundamental, antes da migração para ensino integral, e sempre foi um aluno brilhante, acumulando ao longo de sua trajetória escolar um histórico excepcional de vitórias. Além de seus resultados em avaliações, o estudante também chamava atenção por seus valores e, principalmente, por seu perfil de liderança e protagonismo, como salienta o professor Cledvaldo Correia.  

"Desde a primeira série do ensino médio, auxiliamos na construção e execução do projeto de vida de Gabriel. Em 2021, trabalhamos a identidade (para que ele pudesse se reconhecer) e os conflitos (externos e internos) que poderiam, de alguma forma, afetá-lo em suas relações e até atrapalhar seu foco nos estudos. Ainda nesse ano, Gabriel se tornou um jovem protagonista em nossa escola e passou a desempenhar ações tão significativas que acabaram despertando o interesse de muitos outros alunos, se tornando referência para seus colegas", explica Cledvaldo.  

Por meio das ferramentas pedagógicas diversificadas do modelo de ensino, como os clubes de protagonismo, as atividades interdisciplinares, as eletivas, entre outras, o jovem pode se destacar e desenvolver ainda mais suas habilidades, ficando mais ciente de seus propósitos e ações. O aluno foi monitor de Matemática, para ajudar aqueles que tinham mais dificuldade; participava do projeto Jovens Protagonistas (JP), ajudando com eventos, na arrumação de merendas etc. "A tutoria, também componente curricular do ensino médio integral, foi fator primordial para dar suporte a Gabriel. Como tutor, pude sentar-me várias vezes com ele e discutir e traçar metas para o futuro", reforça Cledvaldo.  

O estudante, que se diz apaixonado pela área de neurocirurgia, cardiologia e cirurgia geral, inicia suas aulas em maio deste ano e, ainda assim, continuará trabalhando como servente para ajudar sua mãe e seus irmãos.  

Ensino Médio Integral 

Ao apostar no protagonismo juvenil e nos projetos de vida, o Ensino Médio Integral busca se conectar à realidade dos estudantes, focando no desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais. Uma iniciativa moderna e gratuita, cujo objetivo é promover o amadurecimento do indivíduo, a fim de prepará-lo não só para o mercado de trabalho ou para o vestibular, mas também para a vida.  

Os jovens são estimulados a traçarem seus sonhos e os caminhos para alcançá-los e são acompanhados de perto - individualmente e em grupo - para que encontrem as escolhas que melhor se adaptem aos seus objetivos. 

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional, moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do aluno, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 

 


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