13/03/2024 às 22h36min - Atualizada em 15/03/2024 às 00h05min

Transformando conectividade em lucro: promovendo o ecossistema da mobilidade para o mercado

Por Vinícius Boemeke

Imprensa
Divulgação

Cada nova era de conectividade traz consigo demandas distintas e a promessa de proporcionar crescimento escalável para aprimorar a cobertura dos serviços de banda larga. O objetivo é contribuir progressivamente com a mobilidade, automação, gerenciamento de dados e melhor desempenho para criar oportunidades e propostas de valor capazes de atender aos requisitos do consumidor final, resultando em economia de tempo e dinheiro. 

Nesse contexto, a discussão sobre a implementação do 6G ganha destaque nos corredores da Fira Barcelona durante esta edição do MWC. A sexta geração das redes móveis gera expectativas baseadas em IA e características relacionadas a uma maior conectividade, velocidade superior e menor latência. Isso visa aprimorar a infraestrutura de banda larga para fortalecer cidades inteligentes ao redor do mundo, possibilitando diversas funcionalidades e integrações eficientes que podem impulsionar o crescimento econômico e sustentável. 

Por outro lado, enquanto alguns defendem a transição para o 6G, outros questionam se não seria mais importante concentrar esforços no desenvolvimento do potencial ainda não explorado do 5G. Afinal, é crucial considerar que 3,4 bilhões de pessoas ainda não possuem conexão, enquanto nos mercados desenvolvidos, os conectados estão hiperconectados. 

Esse ponto de inflexão levanta dúvidas sobre o atual momento do setor de tecnologia da informação e comunicação: não seria a hora de mudar de marcha e reorientar a abordagem em relação à conectividade, com foco em mais resiliência, segurança e confiabilidade, centralizando principalmente na experiência e jornada do usuário? 

O fato é que, à medida que avançamos em direção à modernização e automatização de redes e processos, a estrutura digital torna-se cada vez mais complexa, trazendo tanto oportunidades quanto desafios. 

 

Os desafios  

O que é necessário para o sucesso da convergência de tecnologias, diversas camadas, chipsets, redes e nuvem para impulsionar a escalabilidade global? 

Atualmente, já podemos contar com dispositivos capazes de buscar conexão, seja em alto mar, seja no espaço. No entanto, persistem zonas descobertas e diversos requisitos de fabricação, regulamentação, impacto, sustentabilidade e segurança, que representam verdadeiras barreiras diante do avanço de sistemas. 

É imperativo um gerenciamento eficiente da conectividade e uma robusta proteção de segurança cibernética para cada um dos elementos, possibilitando a distribuição de dispositivos e operações seguras ao longo de todo o ciclo de vida do serviço e/ou solução. Essa abordagem completa envolve a defesa dos padrões do setor e estratégias de implantação simplificadas com excelência, priorizando a proteção de ponta a ponta e a integridade dos dados, mesmo em áreas remotas. 

 

Oportunidades e a nova Era do 5G 

O advento das redes 5G tem sido um catalisador para a inovação no setor móvel global de uma forma geral. Em 2023, ultrapassou a marca de 640 milhões de conexões, com projeções de crescimento para quase 3 bilhões até 2025, impulsionado pela implantação comercial das tecnologias mais avançadas desta quinta geração de banda larga, o 5G-Advanced. 

Com isso, o potencial das APIs abertas, a capacidade de aplicativos inovadores e a colaboração entre indústrias, integrando todo o ecossistema de telecomunicações e tecnologia, abrem as portas para iniciativas de abertura de rede. Essas iniciativas aumentam a agilidade e ampliam os horizontes de monetização, proporcionando novos fluxos de receita para operadoras móveis, o que é essencial para prosperar neste mercado em constante evolução. 

A próxima fase do processo de padronização do 5G sustentará a adoção antecipada e o planejamento estratégico por parte das operadoras que buscam vantagem competitiva, através de aplicativos mais recentes como o 5G New Calling. 

O segredo para atender às necessidades específicas de diversos setores e empresas, alinhando custos com receitas, reside em dois fatores principais: o foco na proposta de valor do usuário final e o mindset de gestão de riscos para fechar lacunas de vulnerabilidade e exposição a ameaças, integrando-os ao desenho e arquitetura de rede e sistemas. 

Em um cenário em constante transformação, torna-se cada vez mais necessário um gerenciamento eficiente da conectividade e uma forte camada de proteção de segurança cibernética para cada elemento do ecossistema. Isso garante a distribuição de dispositivos e operações seguras durante todo o ciclo de vida do serviço e/ou solução. A nova era do 5G abre oportunidades de monetização e novos fluxos de receita para operadoras móveis. Contudo, é fundamental manter o foco no usuário final para atender às especificidades de diversos setores e empresas. 

 

*Vinícius Boemeke é CEO e Co-Founder da Pulsus. Graduado em Propaganda e Marketing pela ESPM, o executivo possui mais de 10 anos de experiência ajudando empresas de diversos portes e setores a criar e implementar sua estratégia mobile. 

 

Sobre a Pulsus 

Líder na América Latina, a tecnologia da Pulsus permite que as empresas alcancem mais produtividade, eficiência, inteligência competitiva e segurança de dados por meio de uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis ágil, intuitiva. Gerenciando aproximadamente 1 milhão de dispositivos em todo o mundo, as soluções Pulsus permitem que todos os tipos de equipes se beneficiem da configuração e administração remota de dispositivos corporativos de forma rápida, fácil e segura. Saiba mais em: https://pulsus.mobi/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp