13/03/2024 às 13h06min - Atualizada em 14/03/2024 às 00h02min

Fundação Itesp promove nesta quinta-feira (14) 1º Fórum Estadual de Recuperação de Solo em áreas de Assentamentos do Pontal do Paranapanema

O evento acontece das 8h às 17 h, na ETEC Profa Nair Luccas Ribeiro, em Teodoro Sampaio

Redação ITESP
Comunicação ITESP
A Fundação Itesp promove nesta quinta-feira (14) o 1º Fórum Estadual de Recuperação de Solo em áreas de Assentamentos do Pontal do Paranapanema com uso de remineralizadores de solo (pó de rocha) e adubação verde. O evento acontece das 8h às 17 h, na ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro, situada na Av. Ozório Lopes Corado, 1521, em Teodoro Sampaio.  

O fórum contará com palestras, mesa redonda e stands de exposição de produtores. A iniciativa busca proporcionar aos participantes um novo olhar sobre o solo, que é um dos recursos naturais mais preciosos da agricultura, bem como propiciar o reconhecimento dos atributos e estruturas do solo em relação à química, biologia e ecologia e abrir um olhar sobre como estarão os recursos naturais daqui a alguns anos.

Ao logo de todo o dia os participantes terão acesso a várias palestras dos mais variados temas como, por exemplo, “Caracterização da Fertilidade do Solo Regional – Abordagem Sobre Análises e Bioanálises de Solo”; “Uso da Adobação Verde na Recuperação do Solo”; “Regeneração de Solo com Uso de Remineralizadores (pó de rocha)”, bem como ouvirão o relato de vários produtores que já utilizam essas técnicas de forma exitosa.

O evento promovido pelo ITESP conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio, da Coordenação de Assistência Técnica Integrada CATI, dentre outras entidades e parceiros da iniciativa privada.

O diretor executivo da Fundação ITESP, Lucas Bressanin, lembra que investir na recuperação do solo é essencial para a sustentabilidade e produtividade a longo prazo das plantações. “O solo saudável é a base de um ecossistema agrícola robusto, proporcionando os nutrientes necessários para o crescimento das plantas e garantindo a qualidade dos produtos cultivados. Além disso, práticas de recuperação do solo, como a adoção de técnicas de conservação, rotação de culturas e manejo adequado de resíduos, contribuem para a preservação da biodiversidade, a mitigação da erosão e a redução da dependência de insumos químicos. Ao investir na recuperação do solo, os produtores não apenas protegem seu próprio investimento, mas também promovem a saúde do meio ambiente e asseguram a viabilidade de suas operações agrícolas para as gerações futuras”.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp