11/03/2024 às 10h32min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h07min

O Papel Decisivo das Relações Públicas na Proteção da Imagem Corporativa

Por Jessi Kovatch, Co-fundadora e Diretora de Comunicação da KR2 Comunicação

Jessi Kovatch
KR2 Comunicação

Independente do porte, prestígio ou inovação de uma organização, nenhuma está blindada contra crises. Esta verdade, embora reconhecida no âmbito da gestão de crises, frequentemente é subestimada. É crucial entender que a escala de uma crise pode variar consideravelmente, abrangendo desde situações profundamente destrutivas, que ameaçam a essência da empresa, até aquelas que, embora inicialmente pequenas, podem escalar e ganhar proporções preocupantes sob o foco da mídia.

 

O Institute for Crisis Management (ICM) dos Estados Unidos define crise como “uma situação significativa que causa interrupções nos negócios e recebe ampla cobertura da mídia”. O conceito de crise se altera nas diferentes fontes, mas em todos há elementos em comum, sendo o principal deles que esses fenômenos não surgem inesperadamente. Elas podem impactar a percepção dos stakeholders e por isso demandam maior atenção aos detalhes e estruturação de estratégias, já que o mau planejamento pode afetar diretamente  imagem e reputação de marca. 

 

De acordo com pesquisas da McKinsey, nos últimos 10 anos, houve um aumento de aproximadamente 80% no número de incidentes negativos associados a empresas. Esse crescimento exponencial pode ser atribuído a acessibilização da internet que permite ao público encontrar mais informações com maior facilidade. 

 

Nesse contexto, a reputação institucional é de suma importância, dado que traz efeitos diretos nas relações empresariais, tais como a confiança de clientes, parceiros de negócios, a capacidade de atrair investidores e talentos. Uma boa reputação é um ativo valioso e intangível que impulsiona o crescimento e a sustentabilidade da empresa.

 

As Relações Públicas desempenham um papel crucial na gestão de crises, atuando como uma intermediadora entre a empresa e o público. Resumidamente, a eficiência estratégica engloba a identificação e avaliação de crises, comunicação transparente e original, gerenciamento de expectativas e manter a confiança do público. Algumas táticas  como a criação de mensagens-chave, o treinamento de porta-vozes e o monitoramento constante das mídias sociais são essenciais para uma resposta eficaz.

 

Ademais, um plano de gerenciamento de crises eficaz é substancial e inclui  também a identificação de possíveis cenários de crise que podem emergir para adiantar possíveis soluções, definição de protocolos de comunicação, elaboração da mensagem chave em cada situação levantada e realização de treinamentos e simulações.

 

Os benefícios a longo prazo de investir em gestão de crises e Relações Públicas são notórios: preservação da reputação, minimização de danos financeiros, fidelização de clientes e parceiros de negócios, e a construção de uma imagem de empresa responsável e confiável.

 

Os líderes, CEOs e diretores desempenham um papel fundamental na gestão de crises, liderando e comunicando de forma autêntica para inspirar confiança. Eles devem se envolver na resposta à crise, apoiar as equipes de Relações Públicas e comunicar mensagens-chave.

 

Promover uma cultura de comunicação proativa e prevenção de crises requer investimento em treinamento e conscientização em toda a organização. Isso inclui educar os funcionários sobre como reconhecer potenciais crises, comunicar regularmente políticas e procedimentos de crise, e promover transparência e responsabilidade.

 

Também é essencial estar atento a tendências emergentes nas Relações Públicas, como o uso de inteligência artificial na análise de dados de mídias sociais, a crescente importância da responsabilidade social corporativa e as mudanças nas expectativas do público em relação à transparência e autenticidade.

 

Resumidamente, a gestão de crises e a preservação da reputação institucional são fundamentais para o desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios a longo prazo. Não subestime o papel crítico das Relações Públicas nesse contexto. Seja proativo e esteja preparado, porque a próxima crise pode estar a apenas um clique de distância.

 

*Jornalista formada em 2008, Jéssi Kovatch construiu uma sólida carreira dedicada a relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Desde 2009, ela atendeu clientes de diversos segmentos e portes, ajudando-os a escolher as melhores estratégias para se relacionar com meios de comunicação e formadores de opinião, com o objetivo de gerar visibilidade, reputação e credibilidade em seus respectivos mercados. A experiência de Jéssi em gerenciamento de crises é fundamental para fortalecer a reputação e a credibilidade de marcas. Desde 2015, Jéssi Kovatch lidera a KR2 Comunicação, uma agência de assessoria de imprensa e relações públicas fundada por ela e um sócio. A missão da KR2 é oferecer aos clientes uma experiência de atendimento que proporcione resultados claros, como o aumento de awareness e o auxílio na geração de novos negócios. Ao longo de sua carreira, Jéssi atendeu clientes notáveis, como Speedo, Peixe Urbano, STAEDTLER, Grupo Alliar, Electro Medical System (EMS) e outros.


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