10/03/2024 às 09h29min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h03min

Yuka Ando vence edição de 2024 da Maratona Feminina de Nagoya e fatura prêmio de R$ 1,2 milhão

Apesar da vitória, corredora japosena não conseguiu bater marca para participação nos Jogos Olímpicos de Paris. Eunice Chebichii Chumba, do Bahrein, ficou em segundo lugar

Nagoya, Japão
(Foto: Divulgação)
Yuka Ando venceu a Maratona Feminina de Nagoya, realizada neste domingo (10), com o tempo de 2:21:19, e faturou o prêmio recorde de 250 mil dólares (cerca de R$ 1,2 milhão).

Infelizmente, ela não conseguiu alcançar o recorde japonês/asiático de 2:18:59 estabelecido por Honami Maeda em janeiro para garantir a vaga final equipe olímpica que participará dos Jogos de Paris.

"Há muitas pessoas que me ajudaram a chegar até aqui, e agradeço muito. Não posso ir a Paris, mas estou muito feliz por ter vencido", disse Ando, emocionada pela vitória e ao mesmo triste por não ter conseguido a vaga para as Olimpíadas.

Depois de uma largada com frio de 5 graus três atletas japoneses formaram o peotão de elite: Yuka Ando, Ayuko Suzuki e Rika Kaseda. Ao lado delas, estiveram as estrangeiras Gotytom Gebreslase, da Etiópia, e Eunice Chebichii Chumba, do Bahrein, que terminou em segundo lugar.

Cerca de 36km, Gebreslase parou de correr e abandonou a corrida, o que deixou Chumba em primeiro e Ando em segundo, e as dois foram lado a lado até os 39 km. Apoiada pelos torcedores, Ando, tomou a frente no quilômetro final para vencer. Chumba terminou em segundo, enquanto Ayuko Suzuki ficou em terceiro lugar.

No total, 15.421 atletas participaram da prova e todas as finalistas receberem o tradicional símbolo do evento: um pingente exclusive projetado pela joalheria Tiffany & Co. Além disso, a Marathon Expo contou com mais de dez mil visitants ao longo dos três dias de produção e realização da Maratona Feminina de Nagoya.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp