11/03/2024 às 14h29min - Atualizada em 12/03/2024 às 00h03min

Regata Bracuhy no hall das maiores do Brasil

A prova de 2024 será realizada no dia 16 de março, na Baía da Ribeira

Flavio Perez Guimarães
https://onboardsports.pressroom.com.br/435183a886/regata-bracuhy-no-hall-das-maiores-do-brasil.html
Helio Viana

A Regata Bracuhy, em Angra dos Reis (RJ), pode ser apontada como uma das maiores de oceano do Brasil por reunir mais de 700 velejadores e 130 embarcações anualmente. A sexta edição da prova será realizada no dia 16 de março, na Baía da Ribeira.

Ainda caçula no cenário esportivo brasileiro, a Regata Bracuhy sempre atinge número máximo de inscrições antes do prazo e se torna exemplo de organização, um case de sucesso para parceiros e patrocinadores.

Tradicionalmente, regatas de oceano levam por fim de semana de 20 a 40 barcos, com raras exceções. A Semana Internacional de Vela de Ilhabela reúne esse número, mas conta com meio século de história.

Tudo começou em 2017 com um grupo de velejadores do Bracuhy, que se juntou para organizar uma regata de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. A partir de 2020, a regata passou a contar com o apoio da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano.

A edição passada reuniu 130 veleiros. ''Celebramos grande festa, pois esse é o espírito da Regata Bracuhy, muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos'', disse Mara Blumer, uma das organizadoras.

''Os velejadores do Bracuhy e seus colaboradores, todos voluntários, expressam seu sincero agradecimento a cada um dos comandantes e tripulantes que trouxeram seus barcos para enriquecer nossa regata''.

''Agradecemos por fazerem parte de um evento que se tornou uma das maiores celebrações dos nossos mares, tanto em termos de número de barcos quanto de participantes'', concluiu Mara Blumer.

A regata tem quatro mulheres como organizadoras, dividindo as funções técnicas em terra e na raia, bem como as definições esportivas, administrativas, financeiras e atividades sociais. São elas: Mara Blumer, Chris Amaral, Renata Liu e Tereza Zanetti.

Para o campeonato, estão confirmadas nove classes de vela oceânica: APS, Bico de Proa, Clássicos (construção até 1980), Cruzeiro, Multicascos, ORC, RGS e VPRS.

Equipes do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo participam da regata deste ano, que tem largada confirmada para 12h próximo à laje do Sítio, Baia da Ribeira, em Angra dos Reis (RJ). No dia da prova, a primeira largada está marcada para às 12h.

Serão dois percursos em disputa. O primeiro, de 12 milhas, será para todas as categorias das classes APS, Clássicos, RGS, ORC e VPRS. Já o segundo percurso, de oito milhas, engloba todas as categorias das classes Bico de Proa, Cruzeiro e Multicascos. A premiação da regata será realizada no dia 16 de março, nas Ruínas do Engenho Bracuhy, a partir das 19h. Serão premiados os três primeiros colocados de cada classe, e haverá distribuição de prêmios especiais e destaques.

A programação completa da regata, credenciamento e eventos sociais estão publicadas no site:
www.regatabracuhy.com.br.

Programação

15/03/24 – sexta-feira
13h às 18h - Credenciamento na Orla da Marina
19h às 22h - Happy Hour de boas-vindas nas Ruínas do Engenho
16/03/24 - sábado
8h às 12h - Credenciamento na Orla da Marina
10h - Hino nacional e hasteamento da bandeira
12h - Início das regatas
19h às 22h – Festa de premiação nas Ruínas do Engenho
17/03/24 - domingo
12h - Churrascuhy no Bistrô

Sobre a Regata Bracuhy

Em 2017, um grupo de velejadores do Bracuhy se juntou para organizar uma regata, de forma voluntária e sem fins lucrativos. A ideia era trazer o Bracuhy de volta ao cenário da vela de competição. Logo de cara, a organização conseguiu juntar quase 70 veleiros e mais de 300 tripulantes na 1ª Regata JL Marina Bracuhy, que nasceu já fazendo parte do Campeonato de Vela Oceânica organizado pela FARVO – Flotilha Angra dos Reis de Vela Oceânica. E desde então o evento não parou de crescer.

A 5ª Regata, em 2023, reuniu mais de 120 veleiros e 630 tripulantes, sendo que quase 700 pessoas celebraram uma grande festa nas Ruínas do Engenho Bracuhy.

Esse é o espírito da Regata Bracuhy: muito mais do que uma competição, uma confraternização entre amigos e amantes da vela!

Foto: Helio Viana


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp