06/03/2024 às 10h29min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h09min

ARTIGO | Diversificando Canais de Comunicação: O Poder das Estratégias Cross-Media

*Por Bruno Almeida, Fundador e CEO US Media

Regina Rodrigues
Divulgação

Para conquistar diferentes públicos, é preciso contar com o apoio de diferentes elementos. A mensagem é a mesma, mas a maneira como ela é compartilhada precisa ser diversificada. Quando você conta uma história para diversos amigos, a importância de cada detalhe muda de pessoa para pessoa. A mesma coisa acontece na publicidade quando se utiliza o cross-media

Estar presente em diversos canais vai além do planejamento da escolha dos veículos, negociações e orçamentos, é necessário aplicar uma adaptação no conteúdo comunicado, ou seja, o tom de voz, os formatos utilizados, a duração da mensagem, entre outros. 

Quem é heavy user do X, antigo Twitter, costuma ter uma linguagem completamente diferente do público do Instagram, que também possui uma maneira diferente de consumir conteúdo quando olhamos para o TikTok, no qual vídeos curtos com uma linguagem mais próxima da Geração Z fazem sucesso. E estou falando apenas de algumas redes sociais. O cenário é ainda mais amplo quando consideramos todas as possibilidades de mídia on e off.  

A questão aqui não é omitir algum dado ou compartilhá-lo apenas com um cluster, a ideia é passar a mesma mensagem, respeitando os hábitos de consumo de cada grupo impactado, aproximando-os ainda mais às marcas, garantindo que realmente estão sendo impactados. 

Um exemplo de como isso funciona na prática, é como apoiamos clientes da US Media na sua estratégia de publicidade em outros países. Com o objetivo de aproveitar as estratégias do cross-media, aumentamos o ponto de contato das marcas com as suas audiências internacionais para aproximá-las mais aos seus produtos e serviços, uma vez que sentem que a empresa está falando diretamente com elas.  

E as possibilidades são diversas, a depender da estratégia traçada. Podemos contar com OOH ao longo da cidade-alvo, FOOH para gerar um buzz na internet e anúncios específicos para públicos altamente clusterizados, como as possibilidades de publicidade dentro do app do Tinder e na home page do WeTransfer, que unem criatividade e inovação. 

No cenário da publicidade, onde a atenção de públicos diversos está distribuída por uma infinidade de canais, a potência das estratégias cross-media torna-se cada vez mais evidente. Não se trata apenas de estar presente em todos os lugares, mas de adaptar e personalizar a mensagem para ressoar autenticamente com cada público único. O exemplo aqui é claro: ao abraçar metodologias cross-media, as empresas podem efetivamente transcender as limitações de plataformas individuais, garantindo uma narrativa de marca coesa e impactante que ressoa através da diversidade do atual cenário midiático.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp