02/05/2024 às 11h13min - Atualizada em 02/05/2024 às 16h05min

Reduzir custos de marketing é uma boa estratégia para gerar lucro?

A chave está em adotar uma abordagem centrada no cliente, diz especialista.

Karine Mascarenhas de Almeida
https://www.huggy.io/pt-br/
Mkt - Marketing Digital - Estratégia - Lucro - Huggy

No mundo empresarial, encontrar o equilíbrio entre investimento e retorno é algo delicado e que precisa de uma análise minuciosa. Recentemente, o Spotify, gigante do streaming de música, atingiu um marco histórico ao registrar um lucro bruto trimestral superior a 1 bilhão de euros, reduzindo os custos com marketing, algo que realmente é de grande relevância. Porém, por outro lado, a empresa não conseguiu atingir a previsão de usuários ativos mensais, o que acende um alerta: será que cortar os custos em marketing é sempre uma jogada inteligente?

Essa é a questão que paira no ar, e é preciso analisar diversos cenários. Diante dos dados divulgados, é importante entender que essa estratégia pode não ser uma solução mágica para todos os negócios, que cada empresa é única, e a decisão de reduzir investimentos deve ser tomada com base em uma análise cuidadosa baseada em dados específicos.

Comportamento do consumidor

Trazendo para o comportamento do consumidor brasileiro, a abordagem se torna ainda mais curiosa. De acordo com dados recentes do DataReportal, quase 70% das pessoas usam a internet para pesquisar sobre produtos e marcas, isso em um país onde quase 190 milhões de pessoas estão online, representando mais de 86% da população. Um outro dado é o tempo médio diário gasto online: são mais de 9 horas por dia gastos navegando na internet.

"Estes números nos fazem questionar se cortar os gastos com marketing é realmente uma decisão sensata, visto que ações de marketing digital estão cada vez mais presentes de diversas formas dentro da internet", é o que diz o Líder do Time de Marketing da Huggy, Caio Augusto.

Análise de dados como estratégia

Como líder do time de marketing na startup Huggy, Caio Augusto tem a missão de utilizar os recursos disponíveis de forma estratégica para impulsionar a marca e gerar resultados tangíveis. E em um mercado dinâmico, onde a concorrência é acirrada e as expectativas dos clientes estão sempre evoluindo, a capacidade de adaptação e a criatividade são essenciais.

"A internet se tornou um ponto central na vida das pessoas, e estar presente nesse meio é fundamental para qualquer marca. Uma pesquisa recente denominada ‘Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil’, aponta que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento, diante disso, é preciso analisar cuidadosamente cada caso, pois a estratégia que funcionou para o Spotify pode não ser adequada para todas as empresas", completa Caio.

Cliente como centro do negócio

Para Augusto, a chave está em adotar uma abordagem centrada no cliente, onde cada iniciativa de marketing é cuidadosamente planejada e executada com o objetivo de atender às necessidades e aos desejos do público-alvo. Isso significa investir em ações que promovam uma experiência do usuário, desde a descoberta da marca até a conversão e além.

"Na Huggy, acreditamos que o marketing vai além de simplesmente vender um produto ou serviço. Trata-se de construir relacionamentos sólidos com nossos clientes, oferecendo soluções que realmente agreguem valor aos seus negócios", destaca.Portanto, a redução de custos em marketing pode ser uma faca de dois gumes. Enquanto pode resultar em lucros impressionantes para algumas empresas, para outras pode representar uma perda de oportunidades de alcançar e engajar seu público. A chave está em entender o cenário específico de cada negócio e tomar decisões embasadas em dados sólidos.



 
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