02/05/2024 às 16h49min - Atualizada em 02/05/2024 às 20h05min

Dia das Mães: especialistas dão dicas de como preparar negócios PME para uma das datas mais importantes do varejo

Uma forma de atrair novos clientes para as promoções, e manter os antigos, é diversificar as plataformas: vale site, aplicativo e marketplace, dizem as sócias da Jahe Marketing

2PRÓ Comunicação
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São Paulo, maio de 2024 - A data é uma das grandes do calendário, mas a oportunidade também é boa para pequenas e médias empresas. As PMEs faturaram em 2023 R$ 189,5 milhões em vendas digitais no período relacionado ao Dia das Mães. Os dados são da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online atuante na América Latina, e aponta que, entre 2022 e 2023, o crescimento das PMEs nessa data subiu 33%. 

“A celebração do Dia das Mães é uma importante data familiar entre os brasileiros, e não é para menos. Afinal, essas mulheres, muitas vezes as únicas responsáveis pelo sustento e bem-estar de suas famílias, merecem ser homenageadas A data, contudo, também tem grande relevância da porta para fora. Afinal, ela é a segunda principal data comercial do país, atrás apenas do Natal”, comenta Satye Inatomi, uma das sócias da Jahe Marketing. 

Além disso, durante os dias que antecederam a data no ano passado, somente as lojas online comercializaram mais de 3 milhões de itens, quantidade 23,6% superior ao registrado no ano anterior. 

Para a especialista, não há dúvidas que o Dia das Mães precisa estar na programação de marketing e vendas de qualquer negócio B2C. Mas como fazer isso de maneira eficiente e criativa? Confira as dicas das especialistas:

Esteja pronto para a demanda | “Além de garantir o atendimento à demanda corriqueira, pense que o fluxo de clientes pode aumentar rapidamente em épocas como o Dia das Mães. Sua resposta e atendimento devem ser capazes de absorver este novo público”, comenta Thaís Faccin, também sócia da Jahe Marketing. 

Isso porque, nos últimos anos, o Dia das Mães registrou um aumento de fluxo de consumidores entre 20% e 30%. Aliado a isso, o ticket médio de compras cresceu 13%, afirmam os dados da VarejOnline. “Também é importante oferecer opções variadas na hora do pagamento. Débito, crédito e claro, o PIX, têm de constar como opção.”

Promoções e descontos | Para as sócias da Jahe Marketing, se a sua empresa já fez sua automação de marketing, deve ter discriminado quais produtos ou serviços são mais consumidos em relação ao gênero, idade e localização, por exemplo. Isso ajudará a definir estratégias de descontos e promoções, como combos que atraiam a atenção do seu público e de novas consumidoras (ou seus filhos e filhas). 

Invista no seu e-commerce | “O comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 205 bilhões este ano”, comenta Inatomi. Isso equivale a 91 milhões de consumidores. “Fazendo uma conta por cima, é como se quase metade do Brasil estivesse pronto para comprar online este ano. Ou seja, vender online – e vender bem – é urgente!” 

Uma forma de atrair novos clientes para as promoções, e manter os antigos, é diversificar as plataformas: vale site, aplicativo e marketplace. Para quem vende na loja física e também atua online é importante frisar: a estratégia do seu e-commerce deve estar em sintonia com a sua loja física.

“A experiência phygital do consumidor, ou seja, maior e melhor integração entre os canais físico e digital, será um dos pontos fundamentais para a prosperidade neste período e no resto do ano”, afirma Faccin.

Vá até os consumidores | “Não espere até a véspera da data para fazer ações de marketing sobre o Dia das Mães”, alerta a sócia da Jahe Marketing. “Envie e-mail marketing personalizados, faça campanha com promoções e novidades nas redes sociais, envie pushes, faça vídeos curtos para viralizar e mostrar o quanto seus consumidores são importantes!”.

Dessa forma, a empresa mantém um relacionamento próximo com os clientes antigos e chama a atenção dos possíveis novos clientes. 

Marketing de influência | “Outra estratégia para trabalhar nas redes sociais é a parceria com influenciadores digitais. Como o marketing é para as mães, pode dar muito certo falar com o lado emocional de quem também vive a maternidade”, finaliza Inatomi. 

 


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