06/03/2024 às 11h25min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Instituto Vedacit realiza parceria com Instituto Dara para promover moradias saudáveis

Doação de produtos e treinamentos fizeram parte da ação em comunidades carentes do Rio de Janeiro

Paula Ferezin
O Consultor Técnico da Vedacit, Allan Araújo, orienta os participantes do treinamento com relação a aplicação de produtos
O Instituto Vedacit, em parceria com o Instituto Dara, promoveu projeto de impermeabilização para melhorar as condições de vida em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Por meio dessa união, foram realizadas 17 intervenções no ano passado, entre obras corretivas e preventivas, além de doações assistidas, impactando diretamente 16 moradias e a sala de atividades do Instituto Dara.
 
O projeto teve como foco principal a promoção de moradias saudáveis, garantindo condições adequadas de impermeabilização em lajes, paredes e demais estruturas, contribuindo para o bem-estar e saúde das famílias assistidas. Juliana Solai, coordenadora de Sustentabilidade e do Instituto Vedacit, destaca que 35,2% das intervenções foram corretivas, abordando instalações que já apresentavam problemas de infiltrações. Além disso, 52,9% dos participantes receberam doações assistidas de produtos Vedacit, entregues de acordo com o diagnóstico fornecido pela coordenadora de Moradia do Dara, Raquel Menezes.

Foram realizadas obras corretivas, com a impermeabilização de lajes, paredes etc. em casas que já tinham problemas de infiltração; obras preventivas, em habitações que estão sendo construídas; e a doação de material com assistência técnica e orientação sobre a aplicação dos produtos.

O compromisso do Instituto Vedacit incluiu também a realização do "II Workshop com foco em impermeabilização". Todas as famílias beneficiadas foram convidadas a participar do treinamento, realizado na FAU/UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Profissionais envolvidos na manutenção das instalações do Dara também participaram do workshop, que contou com a presença de estudantes de Arquitetura e profissionais de construção.

Na ocasião, Raquel apresentou os resultados do projeto de impermeabilização aos participantes, incluindo a descrição de critérios de seleção das moradias e a discussão em torno dos resultados alcançados. “Esse momento foi importante tanto para os alunos que participaram da execução do projeto quanto para as famílias participantes, uma vez que a ideia é incentivá-las a aplicar corretamente os produtos Vedacit para obter resultados positivos similares”, diz.

“O Instituto Vedacit reafirma seu compromisso com a promoção de moradias saudáveis e o bem-estar das comunidades, por meio de parcerias estratégicas como essa com o Instituto Dara”, ressalta Juliana.

 
Sobre o Instituto Dara
http://www.dara.org.br

O Instituto Dara, uma organização da sociedade civil, investe há 32 anos na promoção da saúde e do desenvolvimento humano por meio da implementação e disseminação de uma abordagem integrada no enfrentamento à pobreza, através da tecnologia social do Plano de Ação Familiar (PAF). Ao longo de vinte e quatro meses, as famílias assistidas recebem acompanhamento intersetorial nas áreas de saúde, educação, cidadania, moradia e geração de renda.

O setor de Moradia baseia-se no conceito de "moradia saudável", em que são previstas ações voltadas para bem-estar e saúde das famílias e para a busca de soluções que resultem em água encanada, paredes e pisos revestidos, instalação elétrica segura, além do telhado e janelas adequadas.

 
Sobre o Instituto Vedacit 
http://www.institutovedacit.org.br 
  
O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos.  
  
Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas - com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios de impacto e soluções para melhorias na habitação das populações de baixa renda. 

 
Sobre a Vedacit
www.vedacit.com.br - 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit eleva a qualidade do setor com soluções utilizadas no dia a dia dos consumidores, de forma prática e eficiente.

São mais de 100 produtos nas linhas de impermeabilizantes, adesivos e selantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto. O desenvolvimento é feito em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas aos clientes finais e às construtoras. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Com 88 anos de atuação, genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Como Empresa B, faz parte de uma comunidade global de empresas que atendem a altos padrões de impacto social e ambiental. A Vedacit foi reconhecida como Top Employer 2022, 2023 e 2024 e recebeu a certificação GPTW 2022, que atesta as melhores empresas para trabalhar no país. Assim, assume um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp