06/03/2024 às 15h32min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Como fazer um cronograma de estudos para o Enem 2024? Confira dicas de especialista

No ano passado, menos da metade dos estudantes brasileiros cursando o Ensino Médio prestaram a prova. Com planejamento, é possível se dar bem no exame e ingressar no Ensino Superior. Confira 10 dicas para ajudar no seu corre

DENISE FREIRE
Gotcha

Menos da metade dos alunos de Ensino Médio da rede pública de escolas do Brasil em 2023 participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), uma das principais vias de acesso ao Ensino Superior. Assim, no ano passado, o número total de candidatos equivale a apenas 46% dos estudantes e, em 2024, o objetivo do Governo Federal é ampliar a participação das pessoas que estão concluindo a etapa escolar.

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o ENEM tem como objetivo avaliar a qualidade do Ensino Médio no país, sendo também utilizado como critério de seleção para ingresso em diversas universidades e instituições de Ensino Superior do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e de modalidades de acesso.

Realizado anualmente durante dois dias no mês de novembro e gratuito para estudantes da rede pública, o Enem ainda não está com  inscrições para a edição 2024, mas o momento para se preparar deve começar o quanto antes. Confira dicas da especialista em educação e carreira da Refuturiza, Ellen Murray, para criar um cronograma de estudos personalizado e eficaz para o ENEM.

 
  1. Defina seus objetivos
 

Estabeleça quais são suas metas específicas para o Enem 2024. Isso pode incluir a pontuação desejada, as áreas em que você precisa melhorar e as universidades ou cursos que você deseja ingressar.

 
  1. Faça um levantamento do conteúdo
 

Analise todas as matérias que serão abordadas no exame, incluindo Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Priorize as áreas que você considera mais desafiadoras ou nas quais precisa melhorar.

 
  1. Estabeleça um cronograma
 

Divida o período de estudo até o Enem em blocos de tempo específicos, considerando suas responsabilidades diárias, como escola, trabalho e outras atividades.

 
  1. Crie um plano de estudo diário ou semanal
 

Determine quantas horas por dia ou por semana você pode dedicar aos estudos e distribua esse tempo de forma equilibrada entre as diferentes matérias. Lembre-se de incluir intervalos regulares para descanso e lazer.

 
  1. Utilize materiais de estudo confiáveis
 

Procure por materiais didáticos, apostilas, videoaulas e exercícios de qualidade que abranjam todo o conteúdo do Enem, que estejam atualizados e sejam desenvolvidos por fontes confiáveis. Além disso, utilize provas anteriores para praticar e se familiarizar com o formato do exame.

Outra dica é treinar fazendo redações sobre temas da atualidade. Por exemplo, em 2023, o tema foi sobre a economia do cuidado realizada pela mulher no Brasil.

 
  1. Revise regularmente
 

Reserve tempo em seu cronograma para revisar o material estudado regularmente. A revisão constante é fundamental para reforçar o aprendizado e garantir que você não se esqueça do que estudou anteriormente.

 
  1. Monitore seu progresso
 

Mantenha um registro do seu progresso, incluindo as áreas em que você teve sucesso e aquelas que ainda precisam de mais atenção. Faça ajustes no seu cronograma conforme necessário para atingir suas metas.

 
  1. Mantenha-se motivado
 

Estabeleça recompensas para si mesmo ao atingir metas específicas e busque apoio de amigos, familiares ou grupos de estudo para se manter motivado.

 
  1. Fique saudável
 

Não se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental durante o processo de estudo. Mantenha uma dieta equilibrada, durma o suficiente e reserve tempo para atividades relaxantes, como exercícios físicos e hobbies.

 
  1. Esteja preparado para ajustes
 

Seu cronograma de estudos pode precisar ser ajustado ao longo do tempo, conforme você identifica o que funciona melhor para você e quais áreas precisam de mais atenção. Esteja aberto a fazer alterações conforme necessário para otimizar seu tempo de estudo.

 

Além das dicas para preparação do cronograma, empresas como a Refuturiza, ecossistema de educação e empregabilidade, oferecem cursos preparatórios para o ENEM que abrangem todas as matérias presentes no exame, com videoaulas, materiais de estudo e exercícios práticos, além do estudante poder acompanhar seu progresso por meio de avaliações e simulados que preparam para a dinâmica do exame, composto por uma prova de redação e quatro provas objetivas, com 45 questões cada: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp