06/03/2024 às 21h00min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h04min

Professores Transformam a Educação em Ribeirão das Neves

Professores Transformam a Educação em Ribeirão das Neves

LUCIMAR S. F. E. SANTO
das autoras
Na cidade de Ribeirão das Neves, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, que conta com 2.872  professoras está determinado a reescrever a história educacional do município. Em um cenário onde 50.128 alunos buscam conhecimento, o índice de 5,7 para os anos iniciais, fase da alfabetização, em uma escala de 01 a 10, conforme o IBED em 2023, inspirou a formação de um grupo de pesquisas acadêmicas denominado Edupa - Educação em pauta.
Diante da necessidade de elevar esse índice, estas educadoras comprometidas decidiram unir esforços para criar um impacto positivo e inovador. A cidade, muitas vezes se destaca nas páginas policiais, agora está no centro de um movimento transformador.
O grupo, liderado por Indianara Cavalcante, lançou dois volumes de um livro  intitulado "Formação Docente". Publicados em 2021 e 2023 pela editora Índica, esses volumes não apenas oferecem conhecimento científico, mas também servem como guias para professoras iniciantes ou em busca de educação continuada.
As pesquisas abrangem temas interdisciplinares e focam especialmente na alfabetização. O sucesso das obras é evidente, com a colaboração de autoras, incluindo a renomada professora Katty Oliveira Silva, residente na cidade de Salvador.
O reconhecimento da iniciativa foi tão expressivo que as reuniões para a produção do terceiro volume já estão em andamento, com previsão de lançamento para outubro. O objetivo é homenagear os professores durante as celebrações do Dia do Professor. Com o terceiro volume, intitulado "Formação Docente – volume III", o grupo pretende encerrar a trilogia e, no próximo ano, direcionar seus esforços para a produção de materiais didáticos.
O impacto positivo dessas pesquisas reflete diretamente na comunidade, indicando um novo horizonte para a educação em Ribeirão das Neves. O sonho de seus 329.794 mil habitantes, conforme dados do IBGE em 2022, é ver a cidade destacada nos rankings educacionais, abandonando sua presença apenas nas páginas policiais. Com o comprometimento desse grupo de pesquisadoras, é possível antever que em breve as páginas de educação dos principais veículos de comunicação do país estarão repletas de conquistas e avanços provenientes desta jornada educacional transformadora.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp